Qual a diferença entre mentoria e coaching?
Victor Aguiar - Mentor de carreira, parapsicólogo e hipnoterapeuta Omni International/Brasil

Qual a diferença entre mentoria e coaching?

Até um pouco antes do Covid 19 surgir, muito se falava em coaching e pouco em mentoria, apenar do termo já existir e ter profissionais no mercado atuando na área. Com a pandemia, vimos ambos os termos criarem espaço e visibilidade nas conversas, redes sociais e dia a dia das pessoas. 

Com mais pessoas repensando suas carreiras e procurando profissionais para auxiliar nessa fase, diversos profissionais passaram a se denominar Coaches ou Mentores, ou até mesmo ambos, muito mais por modismo do que de fato por terem conhecimento sobre a diferença entre os dois processos.

Vamos então compreender o que diferencia a mentoria de coaching, de que maneira esses mercados têm crescido e como cada um deles pode ser benéfico para o crescimento da sua carreira.

O que é o coaching?

O significado de coaching, por mais que hoje já esteja mais presente no mercado, ainda gera questionamentos entre as pessoas sobre o que realmente é. 

Coaching vem da palavra coach, a qual é usada no idioma inglês para referir-se a técnico ou treinador. Portanto, o profissional de Coaching nada mais é do que uma pessoa que auxilia alguém ou mesmo um time a potencializarem suas habilidades para terem melhor performance

Geralmente, o coach segue um método no qual faz diversas perguntas à pessoa que está atendendo para fazer com que ela mesma chegue às respostas ou ao caminho a qual seguirá. Hoje já podemos encontrar no mercado coaching especializado em carreira, saúde, emagrecimento, beleza, imagem, entre outros. O coaching de carreira, por exemplo, vai desenhar junto com o cliente um plano de carreira, e a partir dos questionamentos, das ferramentas que ele utiliza, vai direcioná-lo a partir das reflexões, mas é basicamente o próprio cliente que dá a resposta. 

Conheça nossa Formação de Mentores VIP e como desenvolver um novo caminho na sua carreira

O mercado de coaching no Brasil e no mundo

Se compararmos os números de 2020 com os de 2016, tivemos um aumento de 174% de coaches no Brasil.

Nosso país, assim como outros da América Latina, representa 6,7% do crescimento mundial de 21% no mesmo período segundo a pesquisa da International Coach Federation (ICF) feita pela consultoria PwC.

O Coaching teve esse alto crescimento principalmente porque para atuar como coach não há necessidade de certificação e nem mesmo de ter vasta experiência na área em que vai atuar. Por um lado é bom pois gera a possibilidade de qualquer profissional começar, mas também aumenta o número de coaches que não agregam na vida de seus clientes. Esse último fato fez com que a cultura do cancelamento atingisse esse mercado, perdendo um pouco da credibilidade que tinha até então.

Saiba como criar credibilidade e autoridade na sua marca pessoal nas redes sociais

O que é mentoria?

É um processo realizado por um profissional com muita experiência em determinado assunto. Diferentemente do coach, o mentor diz ao cliente sua opinião e qual é o melhor caminho para que tenha êxito e resultados positivos. Por quê? Porque ele já alcançou o sucesso daquela forma, então vai recomendar ações que funcionam na teoria e na prática para que o mentorado também tenha sucesso.

Porém, de nada adianta o mentor ter uma bagagem enorme, com resultados expressivos, se o mentorado não fizer a parte dele. Assim como também de nada adianta o mentor ter bagagem mas não saber aplicar e transmitir seu conhecimento. Por isso, a mentoria só é efetiva quando há uma relação mútua entre os dois e se houver confiança.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tanto quem quer atuar nesse mercado quanto quem está em busca desse processo, precisa ter em mente que a mentoria é algo mais incisivo que o coaching. Na maioria das vezes o mentor traz à tona verdades que o mentorado não quer ver ou acreditar e mostra que como lidar com elas para que os obstáculos e desafios do caminho sejam superados.

Principais diferenças entre mentoria e coaching

Para ficar mais claro para você, resumimos as principais diferenças entre a mentoria e o coaching:

Mentoria

  • Médio a longo prazo
  • Mentor é um exemplo de sucesso
  • Auxilia na melhoria de performance
  • Direciona o caminho a ser seguido baseado em experiência e muito conhecimento
  • Processo mais incisivo

Coaching

  • Curto prazo
  • Não precisa ter vasta experiência na área
  • Trabalha uma área específica
  • Dá autonomia para que a pessoa escolha o caminho que quer seguir
  • Processo menos incisivo

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por que a mentoria pode ser uma opção na sua carreira?

Se você é um profissional que já tem um histórico de carreira, com bons resultados, conhecimento para compartilhar e vontade de ver outros profissionais tendo tanto sucesso quanto você, ser um mentor pode ser uma opção para elevar sua carreira e fortalecer seu nome no mercado. Vamos lhe explicar o porquê.

A mentoria tem sido uma das três principais opções de método de entrega de aprendizagem dentro das empresas, segundo o relatório feito pelo Chief Learning Office Business Intelligence Board.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

76% optam por processos de mentoria ou coaching para essa entrega de aprendizagem – Fonte: Chief Learning Officer

Além de estar entre as preferências como método de entrega de aprendizagem, o processo de mentoria tem sido o segundo, com 71%, a ser escolhido para auxiliar no desenvolvimento de lideranças no mercado. O motivo baseia-se justamente no fato de que o mentor, por meio de um método estruturado, olha para o todo e, por já ter tido sucesso em sua carreira, serve de inspiração para seus mentorados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mentoria é o segundo método mais procurado para o desenvolvimento de lideranças – Fonte: Chief Learning Officer

Clique aqui para descobrir qual a relação entre o processo de mentoria e hipnoterapia

Como criar um legado dando mentoria?

O cenário atual e os dados acessíveis refletem o quanto sua carreira pode crescer nesse mercado. Contudo, você também precisa fazer sua parte. Antes de mergulhar no universo da mentoria e começar a divulgar nas redes sociais, é necessário saber de que forma você pode agregar às pessoas por meio da sua mentoria e como o seu método será estruturado.

Ter isso em mente é fundamental para que você crie um legado e ajuda outros profissionais a construírem o deles.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A mesma pesquisa que mostrou que a mentoria é o segundo método mais procurado para desenvolver liderança, evidenciou que quem procura possui uma expectativa de aumento nos 12 a 18 meses seguintes.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mentoria tem sido uma opção para quem procura uma perspectiva de aumento – Fonte: Chief Learning Officer

No nosso processo de formação de mentores, já auxiliamos profissionais de diversas áreas a entender o que eles podem oferecer e como podem criar suas próprias mentorias. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A partir do momento que você se torna mentor, abre a possibilidade de aumentar a sua rede de contatos na área na qual atua e dependendo do foco e da estrutura do seu método de mentoria, você pode não apenas auxiliar profissionais da mesma área como de outras.

Se você tem a vontade de fazer a diferença, compartilhando seu conhecimento e experiência para que outros profissionais tenham sucesso e o seu nome seja referência no mercado, ser um mentor pode ser um excelente caminho para sua carreira.

Quer saber mais sobre a nossa Formação de Mentores? Clique aqui.

Este artigo foi publicado originalmente no site da Mentoring Academy com participação dos três mentores:

Victor Aguiar

Mentor de carreira, parapsicólogo e hipnoterapeuta Omni International/Brasil. Victor formou-se em Administração pela PUC/SP, é especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP.

Clique aqui para me seguir no Instagram

Juliana Fernandez

Mentora de conteúdo, empresária e responsável por seis projetos internacionais na Europa e África. Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em SEO (Search Engine Optimization). Vencedora do Prêmio Connect Five.

Clique aqui para seguir o perfil dela

Ricardo Dalbosco

Mentor de construção e fortalecimento de marca pessoal para profissionais no Brasil, Europa e África com mais de 5000 horas de mentoria nacional e internacional. É formado como Mentor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É referência em nível nacional a respeito de estratégias no LinkedIn para captação de grandes leads.

Clique aqui para seguir o perfil dele

----------

Sou Victor Aguiar e meu propósito é colaborar no desenvolvimento das pessoas. Quer saber mais? Veja meu site, ou meu canal no YouTube, ou ainda, meu Instagram.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem



Andry Pedroso, MSc

Top Voice | Palestrante de Alta Performance Pessoal e Profissional | Embaixadora e Estrategista de marcas | Personal Branding | Marketing | Comunicação | Posicione sua marca para ter influência e vender mais

3 a

Excelente artigo Victor Aguiar!

Ju Fernandez (Soulju)

LinkedIn Top Voice e Creator | Mentora | Liberdade Profissional | Marketing Digital | Jornalista | Mestre em Design | Criadora de Conteúdo para Marcas | Colunista EA Magazine e Meer

3 a

Show Victor Aguiar! Precisamos esclarecer cada vez mais a diferença entre as duas carreiras e trabalhos.

Fabiolla de Paula

Engenheira | Consultora de Imagem | Estratégia de Imagem Pessoal | Comunicação | Corporativo | Master Coach | Palestrante

3 a

Victor Aguiar Parabéns pelo excelente artigo! Muito esclarecedor os pontos que você nos trouxe! Já passei pelos dois processos e fiz a formação em Coaching e realmente há muita confusão no uso desses termos. Abs

ADILSON MEDEIROS

Treinador de Campeões | Pesquisador da Mente Humana | Aprimoramento de Performance | Liderança e gestão de pessoas

3 a

Muito bom!

JOSUÉ ISMAEL FERREIRA

Gerente Geral na Cresol Cooperativa

3 a

Iguais! Tenho dúvidas da efetividade que esses dois, digamos assim, serviços tão explorados tem.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos