Qual a diferença entre mentoria e coaching?
Até um pouco antes do Covid 19 surgir, muito se falava em coaching e pouco em mentoria, apenar do termo já existir e ter profissionais no mercado atuando na área. Com a pandemia, vimos ambos os termos criarem espaço e visibilidade nas conversas, redes sociais e dia a dia das pessoas.
Com mais pessoas repensando suas carreiras e procurando profissionais para auxiliar nessa fase, diversos profissionais passaram a se denominar Coaches ou Mentores, ou até mesmo ambos, muito mais por modismo do que de fato por terem conhecimento sobre a diferença entre os dois processos.
Vamos então compreender o que diferencia a mentoria de coaching, de que maneira esses mercados têm crescido e como cada um deles pode ser benéfico para o crescimento da sua carreira.
O que é o coaching?
O significado de coaching, por mais que hoje já esteja mais presente no mercado, ainda gera questionamentos entre as pessoas sobre o que realmente é.
Coaching vem da palavra coach, a qual é usada no idioma inglês para referir-se a técnico ou treinador. Portanto, o profissional de Coaching nada mais é do que uma pessoa que auxilia alguém ou mesmo um time a potencializarem suas habilidades para terem melhor performance.
Geralmente, o coach segue um método no qual faz diversas perguntas à pessoa que está atendendo para fazer com que ela mesma chegue às respostas ou ao caminho a qual seguirá. Hoje já podemos encontrar no mercado coaching especializado em carreira, saúde, emagrecimento, beleza, imagem, entre outros. O coaching de carreira, por exemplo, vai desenhar junto com o cliente um plano de carreira, e a partir dos questionamentos, das ferramentas que ele utiliza, vai direcioná-lo a partir das reflexões, mas é basicamente o próprio cliente que dá a resposta.
O mercado de coaching no Brasil e no mundo
Se compararmos os números de 2020 com os de 2016, tivemos um aumento de 174% de coaches no Brasil.
Nosso país, assim como outros da América Latina, representa 6,7% do crescimento mundial de 21% no mesmo período segundo a pesquisa da International Coach Federation (ICF) feita pela consultoria PwC.
O Coaching teve esse alto crescimento principalmente porque para atuar como coach não há necessidade de certificação e nem mesmo de ter vasta experiência na área em que vai atuar. Por um lado é bom pois gera a possibilidade de qualquer profissional começar, mas também aumenta o número de coaches que não agregam na vida de seus clientes. Esse último fato fez com que a cultura do cancelamento atingisse esse mercado, perdendo um pouco da credibilidade que tinha até então.
O que é mentoria?
É um processo realizado por um profissional com muita experiência em determinado assunto. Diferentemente do coach, o mentor diz ao cliente sua opinião e qual é o melhor caminho para que tenha êxito e resultados positivos. Por quê? Porque ele já alcançou o sucesso daquela forma, então vai recomendar ações que funcionam na teoria e na prática para que o mentorado também tenha sucesso.
Porém, de nada adianta o mentor ter uma bagagem enorme, com resultados expressivos, se o mentorado não fizer a parte dele. Assim como também de nada adianta o mentor ter bagagem mas não saber aplicar e transmitir seu conhecimento. Por isso, a mentoria só é efetiva quando há uma relação mútua entre os dois e se houver confiança.
Tanto quem quer atuar nesse mercado quanto quem está em busca desse processo, precisa ter em mente que a mentoria é algo mais incisivo que o coaching. Na maioria das vezes o mentor traz à tona verdades que o mentorado não quer ver ou acreditar e mostra que como lidar com elas para que os obstáculos e desafios do caminho sejam superados.
Principais diferenças entre mentoria e coaching
Para ficar mais claro para você, resumimos as principais diferenças entre a mentoria e o coaching:
Mentoria
Coaching
Por que a mentoria pode ser uma opção na sua carreira?
Se você é um profissional que já tem um histórico de carreira, com bons resultados, conhecimento para compartilhar e vontade de ver outros profissionais tendo tanto sucesso quanto você, ser um mentor pode ser uma opção para elevar sua carreira e fortalecer seu nome no mercado. Vamos lhe explicar o porquê.
A mentoria tem sido uma das três principais opções de método de entrega de aprendizagem dentro das empresas, segundo o relatório feito pelo Chief Learning Office Business Intelligence Board.
76% optam por processos de mentoria ou coaching para essa entrega de aprendizagem – Fonte: Chief Learning Officer
Além de estar entre as preferências como método de entrega de aprendizagem, o processo de mentoria tem sido o segundo, com 71%, a ser escolhido para auxiliar no desenvolvimento de lideranças no mercado. O motivo baseia-se justamente no fato de que o mentor, por meio de um método estruturado, olha para o todo e, por já ter tido sucesso em sua carreira, serve de inspiração para seus mentorados.
Recomendados pelo LinkedIn
Mentoria é o segundo método mais procurado para o desenvolvimento de lideranças – Fonte: Chief Learning Officer
Como criar um legado dando mentoria?
O cenário atual e os dados acessíveis refletem o quanto sua carreira pode crescer nesse mercado. Contudo, você também precisa fazer sua parte. Antes de mergulhar no universo da mentoria e começar a divulgar nas redes sociais, é necessário saber de que forma você pode agregar às pessoas por meio da sua mentoria e como o seu método será estruturado.
Ter isso em mente é fundamental para que você crie um legado e ajuda outros profissionais a construírem o deles.
A mesma pesquisa que mostrou que a mentoria é o segundo método mais procurado para desenvolver liderança, evidenciou que quem procura possui uma expectativa de aumento nos 12 a 18 meses seguintes.
Mentoria tem sido uma opção para quem procura uma perspectiva de aumento – Fonte: Chief Learning Officer
No nosso processo de formação de mentores, já auxiliamos profissionais de diversas áreas a entender o que eles podem oferecer e como podem criar suas próprias mentorias.
A partir do momento que você se torna mentor, abre a possibilidade de aumentar a sua rede de contatos na área na qual atua e dependendo do foco e da estrutura do seu método de mentoria, você pode não apenas auxiliar profissionais da mesma área como de outras.
Se você tem a vontade de fazer a diferença, compartilhando seu conhecimento e experiência para que outros profissionais tenham sucesso e o seu nome seja referência no mercado, ser um mentor pode ser um excelente caminho para sua carreira.
Quer saber mais sobre a nossa Formação de Mentores? Clique aqui.
Este artigo foi publicado originalmente no site da Mentoring Academy com participação dos três mentores:
Victor Aguiar
Mentor de carreira, parapsicólogo e hipnoterapeuta Omni International/Brasil. Victor formou-se em Administração pela PUC/SP, é especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP.
Juliana Fernandez
Mentora de conteúdo, empresária e responsável por seis projetos internacionais na Europa e África. Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em SEO (Search Engine Optimization). Vencedora do Prêmio Connect Five.
Ricardo Dalbosco
Mentor de construção e fortalecimento de marca pessoal para profissionais no Brasil, Europa e África com mais de 5000 horas de mentoria nacional e internacional. É formado como Mentor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É referência em nível nacional a respeito de estratégias no LinkedIn para captação de grandes leads.
----------
Sou Victor Aguiar e meu propósito é colaborar no desenvolvimento das pessoas. Quer saber mais? Veja meu site, ou meu canal no YouTube, ou ainda, meu Instagram.
Top Voice | Palestrante de Alta Performance Pessoal e Profissional | Embaixadora e Estrategista de marcas | Personal Branding | Marketing | Comunicação | Posicione sua marca para ter influência e vender mais
3 aExcelente artigo Victor Aguiar!
LinkedIn Top Voice e Creator | Mentora | Liberdade Profissional | Marketing Digital | Jornalista | Mestre em Design | Criadora de Conteúdo para Marcas | Colunista EA Magazine e Meer
3 aShow Victor Aguiar! Precisamos esclarecer cada vez mais a diferença entre as duas carreiras e trabalhos.
Engenheira | Consultora de Imagem | Estratégia de Imagem Pessoal | Comunicação | Corporativo | Master Coach | Palestrante
3 aVictor Aguiar Parabéns pelo excelente artigo! Muito esclarecedor os pontos que você nos trouxe! Já passei pelos dois processos e fiz a formação em Coaching e realmente há muita confusão no uso desses termos. Abs
Treinador de Campeões | Pesquisador da Mente Humana | Aprimoramento de Performance | Liderança e gestão de pessoas
3 aMuito bom!
Gerente Geral na Cresol Cooperativa
3 aIguais! Tenho dúvidas da efetividade que esses dois, digamos assim, serviços tão explorados tem.