Qual a importância da inovação nos modelos de negócio?

Qual a importância da inovação nos modelos de negócio?

Muito se diz sobre inovação e tecnologia nos diversos setores, como indústrias, empresas financeiras, entre outros. E quando esse é o assunto, a nossa mente, quase instantaneamente, atrela isso ao surgimento de alguma nova tecnologia capaz de revolucionar processos. Mas quero propor uma reflexão. 

E se a inovação não estiver relacionada com o processo em si? Não podemos deixar de considerar a transformação dos modelos de negócios. 

Com as mudanças diárias e o impacto tecnológico, pensar na reestruturação do modelo de negócio tornou-se uma premissa básica no âmbito empresarial. Isso porque a tecnologia é um produto já consolidado e que impacta diretamente no dia a dia de uma companhia. Não usá-la como aliada pode ser um caminho sem volta. E é o modelo de negócio que define o valor e o sucesso de uma empresa.

Leve em consideração alguns aplicativos que passaram a fazer parte da sua rotina nos últimos anos. Uber e Netflix são bons exemplos. Pautadas no uso da tecnologia, essas são empresas que têm objetivos de negócio distintos, mas uma construção comum. Digo isso porque, embora cada aplicativo tenha uma funcionalidade, ambos se encontram nos quesitos praticidade e independência. E revolucionaram seus respectivos mercados. 

Mas a realidade de grandes organizações é um pouco diferente disso, principalmente porque já possuem uma estrutura tradicional. Por isso, é importante usar a tecnologia como aliada e considerar dois principais pontos: transformação e reinterpretação das demandas da sociedade. A partir disso você terá a base necessária para reformular e reorganizar seu modelo de negócio de uma maneira sólida e estruturada. 

A inovação nessa área, no entanto, não para por aí. É importante consolidar seu negócio e atrelar diferenciais no processo. Uma análise da Harvard Business Review avaliou diversos modelos de negócios e identificou características em comum: serviços e/ou produtos personalizados; ecossistema colaborativo; organização ágil e adaptável. 

A pesquisa ressalta, ainda, que as tendências tecnológicas desses modelos de negócio estão relacionadas às demandas do mercado. Ou seja, o desempenho desses modelos está vinculado à inovação, mas a construção em si não depende exclusivamente da tecnologia. Depende de uma série de outros fatores: procura, demanda, oferta e produto.  

Pense no processo como um todo. Desde a concepção até a implantação do seu serviço. Reestruturar o seu modelo de negócio é um processo que pode levar tempo, mas que trará incontáveis ganhos para a empresa. Acompanhar as tendências do mercado e buscar inspirações, inclusive em outros segmentos, pode fazer toda a diferença. É a inovação do seu modelo de negócio que trará vantagem competitiva. Pense nisso.

Ruy Rede

CEO E EXECUTIVO SENIOR NAS ÁREAS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS,ADMINISTRATIVA, INOVAÇÃO E PLANEJAMENTO

4 a

Mais um texto instigante! Poucos tem coragem da dar este passo. A provocação para mudança muitas vezes vem dos que estão arriscando para conseguir um lugar no mercado. Empresas tradicionais precisam estar atentas aos sinais, quando aparecem, Seja pelo cliente, fornecedor ou de um funcionario ( como mencionado em seu texto sobre liderança).

Meu sonho é trabalhar no banco Alfa, minha esposa foi funcionária do antigo Real, comandado pelo Dr. Aluízio de Andrade Farias

Bruno Ferreira

Wealth Management | Consultor Patrimonial at Portfel

4 a

Tecnologia sem uma cultura digital é como 'progresso sem ordem'. Excelente texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos