Qual o melhor caminho pra vencer?
O domingo de Super Bowl é sempre muito aguardado para quem acompanha o esporte estado-unidense. Muitas vezes, é o domingo mais aguardado para os amantes da bola oval. É sempre esperado um "jogaço" entre as duas equipes, já que teoricamente são as melhores equipes da temporada. Bem, mas o que faz um time chegar onde o Los Angeles Rams e o Cincinnati Bengals chegaram esse ano?
União, disciplina, treinamento, ajustes táticos, algumas zebras e até sorte. Todos esses fatores são respostas corretas. Porém, esses dois times que vão disputar o título nesse 13 de fevereiro traçaram estratégias bem diferentes para chegar até a final.
Primeiramente, os Rams. Eles jogam em casa (Los Angeles) e são favoritos nas casas de aposta neste momento, pagando apenas 50 centavos para cada real apostado. Os Rams deram o famoso All-in. Para quem não joga Poker, All-in significa "apostar tudo". Os Cabritos de Los Angeles então fizeram trocas caras com outros times, dando suas escolhas futuras de Draft* em trocas de jogadores já renomados e mais experientes. Conseguiram montar um time realmente completo e conciso. Quase sem falhas e sem buracos. Porém, com uma pequena ressalva de que seus jogadores talvez não tenham tanto entrosamento, já que chegaram há pouco tempo no time. Esses homens vão ter de se provar lendas no próximo domingo.
*Draft é o sistema de recrutamento da NFL (liga principal de futebol americano dos Estados Unidos), em que todos os times, ordenados inversamente a sua classificação na temporada anterior, escolhem os jogadores universitários para jogar em sua equipe. Dessa forma, quanto pior for o desempenho de um time num ano, melhores vão ser os jogadores universitários que esse time escolhe no Draft do ano seguinte.
Recomendados pelo LinkedIn
Os Bengals, por sua vez, foram uma surpresa, não a toa que as casas de aposta pagam R$ 1,65 para cada real apostado. Eles vêm de algumas vitórias consideradas "zebras", surpreendendo a maioria dos fãs, que no início da temporada, provavelmente não achavam que eles poderiam chegar tão longe. O time vive na flor da emoção, vive uma intensa felicidade, como representada nessa foto acima, de baixa resolução. Certamente é um time que vai fazer bastante barulho também nas próximas temporadas. Isso porque o time conseguiu fazer boas escolhas nos últimos Drafts, e vêm embalado com um time extremamente jovem e com imenso potencial. Porém, potencial não é garantia de desempenho. Esses meninos vão ter que se provar homens no próximo domingo.
Então, voltando à pergunta que intitula esse artigo, qual o melhor caminho pra vencer?
Para mim, é jogar da melhor maneira possível com as cartas você tem na mão. Quero dizer que, se sua equipe está envelhecendo, é bastante experiente e você tem espaço na sua folha salarial, invista no agora, vá atrás de qualidade. Claro, deixando algumas peças jovens no seu time para aprender com os experientes. Porém, se você pode ir atrás de pessoas jovens e com imenso potencial, com vontade de aprender e de vencer, é exatamente isso que você deve fazer. Claro que também é importante criar um vínculo com esses jovens, para que eles sempre queiram continuar na sua equipe. Nesse último parágrafo eu não falei só de futebol americano.