Qual o papel do Líder na transformação tecnológica?

Qual o papel do Líder na transformação tecnológica?

A transformação acelerada de cada dia!

A cada dia somos bombardeados por uma enxurrada de notícias sobre o surgimento de tecnologias de Inteligência Artificial (AI) dizendo que no futuro vai substituir essa ou aquela profissão, criando um contexto de destruição em massa nas pessoas. O fato é que o sentimento de ansiedade sobre o que virá no dia de amanhã está ocupando um espaço considerável dentro de cada um.

Principalmente quando Ray Kurzweil, cofundador da Singularity University e Diretor de Tecnologia do Google, diz:


"Na década de 2030 a porção predominantemente da nossa inteligência (no planeta) não será biológica".


Os argumentos de Ray são embasados nas convergências de diversas tecnologias com a inteligência artificial e na observação do avanço do poder de processamento dos computadores, seguindo a Lei de Moore, dobrando a cada período de tempo. Trata-se realmente de um ciclo de mudanças aceleradas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Emeritus, 53% dos entrevistados dizem-se preocupados de ficarem para trás ou serem substituídos pela tecnologia, e apontam a necessidade latente de buscarem novas habilidades, ou seja, buscar novos aprendizados que possam ajudá-los a serem flexíveis e atualizados em relação ás tecnologias que surgem no mercado de trabalho.

Esse movimento aponta um custo considerável para incrementar educação e capacitação dentro de um modelo econômico atual. O papel das organizações e dos líderes são fundamentais dentro desta contextualização tão contemporânea.

Qual o papel do Líder?

O líder, como ser humano e ator principal dos movimentos organizacionais dentro da corporação deve assumir o papel de construir uma Cultura de Confiança e desenvolvimento Pessoal nos colaboradores. Com o ecossistema de inovação acelerado criando um ambiente de negócios em rápida transformação, com o incentivo e oferta de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional que contribuem para os colaboradores progredirem e crescerem dentro de sua carreiras.

Outro ponto importante dentro deste contexto, é que o ritmo acelerado de transformação tecnológica levou a lacunas de crescentes de habilidades dentro das organizações, reando e prejudicando diretamente o resultado de crescimento e desenvolvimento das ações planejadas.


O líder deve

  • Dedicar tempo para entender profundamente seus liderados, abordar questões e preocupações dos mesmos e agir com transparência dentro de um plano de desenvolvimento.
  • Construir uma cadência clara de comunicação honesta com o liderado, fornecendo espaço para perguntas individuais e em grupo.
  • Realizar reuniões "1 para 1" eficazes e monitorar o engajamento e preocupações dos colaboradores, identificando éreas de melhorias e rotas de avanço.


O ator principal das transformações tecnológicas ainda continua sendo o ser humano, sem ele, não há criação. Da mesma forma, as organizações são recheadas de processos e diretrizes, que pro sua vez são operadas pelas pessoas. Isso eleva e reforça o senso de importância de focar nas pessoas como sendo os atores como grande diferencial competitivo das mudanças e superações dos resultados empresariais.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem




Luiz Roberto Fava

Consultor | Palestrante | Mentor | Liderança Espiritualizada | LIDERGIA - A energia que emana da lideranca

1 a

Estaremos, finalmente, chegando à uma liderança espiritualizada, Tiago Barbosa? Estariam os líderes preparados para tocar a alma e o coração dos seus liderados? Estariam os líderes conscientes de que cada ser humano é único e possuidor de corpo, mente e alma?

Roberto TARDELLI

Continuous Improvement | Operational Excellence

1 a

Sensacional, Tiagão… Esse é o caminho!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tiago Barbosa

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos