Qual o real impacto de 100.000 seguidores para o seu negócio?
Ah, os tão sonhados seguidores.
O apelo egocentrista das mídias sociais é tão poderoso que já criou até profissões, como os influenciadores digitais e os youtubers.
Tal apelo é tão forte que faz com que cada profissional, empreendedor e empresa se sinta na obrigação de ter o seu séquito de seguidores fiéis cada vez maior.
Afinal, como vão me valorizar no mercado se eu não tenho um grupo grande de adoradores?
Pensando nisso foram desenvolvidas plataformas que, em troca de uma mensalidade, realizam automaticamente o trabalho de seguir e deixar de seguir pessoas, fazendo assim, com que o rebanho sempre cresça. Existem ferramentas que até mesmo fazem comentários automáticos e interagem com esse contingente para você, afinal quem é que dá conta de socializar com mais de 10.000 pessoas sozinho?
(A Hubspot fez um teste com uma ferramenta dessas e compartilhou os resultados aqui. É bem intetessante.)
Seguindo a mesma tendência, a onda de cursos online de todo e qualquer assunto, criou cursos que ensinam como chegar aos 10.000, aos 50.000 e até mesmo aos 400.000 seguidores.
Tais cursos, como todos movidos por fórmulas prontas (como se o Marketing fosse uma ciência exata) prometem um passo-a-passo para atingir o tão desejado número de influenciados.
Mas a verdade é que os seguidores são exatamente isso: números. E só.
Calma, eu explico meu ponto de vista.
É claro que é legal olhar para o seu perfil no Instagram e ver como existem milhares de pessoas dispostas a te seguir. Faz bem ao ego. Você se sente importante. Mas a diferença que esse número faz ao faturamento da sua empresa depende muito do seu ramo de atuação. E na maioria dos casos essa diferença é zero.
Existem casos e casos, é claro.
Se você é um profissional que depende da fama e da aceitação social do máximo de pessoas para gerar negócios, é óbvio que os seguidores são importantes. Além dos já mencionados influenciadores e youtubers, as mídias sociais e os seguidores são fundamentais para artistas, celebridades, palestrantes, consultores, políticos, dentre outros.
Mas se o seu negócio não gira por causa da promoção social, eu recomendaria que você focasse suas energias e dinheiro no elemento mais básico de qualquer negócio: um bom serviço.
Observe esses exemplos rápidos:
- Trabalho com executivos da área da saúde. Eles não possuem um perfil no Instagram recheado de fotos bonitas. Não possuem uma equipe ou agência contratada para interagir e medir os engajamentos de cada post. Eles, no máximo, compartilham algumas experiências e eventos aqui no Linked-In. Ainda assim, são profissionais extremamente respeitados e reconhecidos no ramo, capazes de gerar negócios altamente lucrativos com diversas empresas. Ir a um evento com eles é ter uma lição do bom e velho networking.
- Atendo um cliente que é produtor de café. Quando contrataram minha empresa o objetivo era padronizar a comunicação visual, já que a empresa vinha crescendo e nunca teve esse apoio de marketing. Ainda assim, eles tinham mais de 5 mil seguidores no Instagram e mais outros 3 no Facebook. São amplamente reconhecidos no ramo. Estar com eles em um evento de café é perceber como é importante ter um bom produto.
- Realizei uma tatuagem há alguns meses. Fui num estúdio perto de casa, um local já estabelecido lá há mais de 30 anos. O tatuador, extremamente simpático e profissional, trabalha lá há 8. Nunca fez qualquer promoção ou trabalho específico, mas possui mais de 6 mil seguidores no Instagram.
- Tenho um contato aqui no Linked-In bastante próximo. Ele não possui perfil no Instagram, nem no Facebook. Nunca produziu conteúdo para angariar uma audiência. Ainda assim possui mais de 1.500 seguidores no Linked-In.
O que esses casos todos tem em comum?
São exemplos de profissionais que fazem um bom trabalho.
Se você é bom no que faz, não precisa correr atrás de Seguidores
Se o seu negócio não depende de fama, deixe os seguidores de lado.
Primeiro por que eles não são responsáveis por te trazer negócios. Quem fará isso são seus clientes bem atendidos.
Segundo por que seguidores (virtuais ou não) virão naturalmente quando conhecerem o seu bom trabalho. Um punhado desses seguidores realmente interessados é infinitamente mais importante do que milhões de perfis que só fazem volume.
Foque em fazer um bom trabalho e o reconhecimento certamente virá, seja na forma de seguidores ou, melhor ainda: na forma de bons negócios ou bons feedbacks dos seus clientes ou diretores.
---
Conheça nosso trabalho: http://design.andarilho.rocks
Assine nosso canal no Youtube