Qual o seu Mercado Alvo?
Se acompanharmos os índices da balança comercial de 2016, podemos notar resultados promissores e que reforçam a importância das exportações agrícolas para alto desempenho no mercado. Só o setor do agronegócio alcançou US$57,7 bilhões de dólares de janeiro a outubro desse ano e com isso, tanto para os exportadores experientes quanto para os que pretendem iniciar as atividades no mercado internacional, esses números otimizam as expectativas para 2017.
Outro fator relevante, foram os novos mercados firmados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) neste ano, principalmente para o setor de carnes. Com isso, pode-se notar que o agronegócio vive um momento estratégico no mercado externo.
Dentro de cenário, todas essas iniciativas precisam se converter em negócios e é aí que entra o posicionamento dos exportadores. Precisamos ampliar a classe de exportadores agrícola para conseguir reforçar a competitividade dos produtos e valorizar ao mesmo tempo imagem deles, e assim, atrair mais investimentos para o setor. Para que você tenha uma visão mais objetiva do que estamos falando, saiba quais os mercados que podemos alcançar com os nossos produtos brasileiros:
A exportação é um processo de negociação, e para alcançar os melhores resultados, é preciso entender que tipo de mercado está lidando. Embora alguns requisitos sejam semelhantes nesse tipo de comércio, há alguns que podem ser mais específicos em determinados países, desde a produção até a forma de envio. No setor de carnes por exemplo, que tem se destacado nesse ano, alguns países tem uma forma própria abate e isso também interfere na negociação.
É importante que os exportadores pensem estrategicamente, ou seja, consigam interligar as informações de mercado, as tendências e como montar um plano de logística que reduza custos, otimize prazos e atenda a necessidade do cliente. Temos muitos fatores favoráveis à exportação, e por isso, precisamos usar dessas oportunidades para consolidar a qualidade dos nossos produtos agrícolas no mercado internacional, caso contrário, será só mais uma boa fase para o agronegócio brasileiro.
***
Paulo H. B Farias é CEO fundador da Log America Consultoria e Agronegócios e Agroamerica Trade. Engenheiro Agronomo especialista em ADM Rural e Planejamento de Projetos. Siga-o no Facebook e Twitter.
Especialista Seguro Garantia na GemAway Seguros | Desenvolvimento Estratégico de Negócios, Gestão de Seguros
6 mPaulo, thanks for sharing!