Por que a parceria entre Brasil e EUA é importante para você?
Desde 2015, a política brasileira de criar novas parcerias e expandir as já existentes tem sido um importante caminho para que os exportadores agrícolas tenham mais oportunidades de comércio no mercado internacional. Entre eles, um dos acordos mais esperados e finalmente concretizado foi sem dúvidas com os EUA, com abertura do mercado de carne bovina in natura. A importância desse acordo agrega valor comercial e à imagem do Brasil perante os demais países, isso porque os Estados Unidos são muito exigentes em relação a carne importada, o que simboliza uma espécie de selo de qualidade à carne brasileira.
Mercado Alvo
As grandes expectativas em relação ao mercado americano não são sem motivo, afinal, as importações de carne pelos EUA cresceram 67% no período de 2011 a 2015, que o coloca na liderança do ranking mundial de produção e consumo de carne. Isso já seria um grande indicador do potencial de mercado para os pecuaristas brasileiros. Além disso, no mix de produtos exportados pelo Brasil para o mercado norte americano, temos o suco de laranja que também é um dos destaques nas exportações, manga e produtos florestais como celulose, madeira e papel.
Expectativas
Como vemos, os índices do consumo americano aos nossos produtos agrícolas geram impacto no comércio como um todo. Logicamente, há muito para se alcançar nessa relação bilateral, porém, a preparação para atender um mercado tão exigente quanto os EUA precisa ser algo claro na gestão dos pecuaristas e exportadores.
No caso específico da carne bovina, alguns frigoríficos já foram autorizados a começar os embarques, e expectativa é que essa oportunidade de negócio seja aproveitada pela maior parte dos exportadores brasileiros. De acordo com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), espera-se que as exportações tenham um incremento de US$ 900 milhões/ano com o novo mercado. Sendo assim, é hora de se preparar para exportar!
***
Paulo H. B Farias é CEO fundador da Log America Consultoria e Agronegócios e Agroamerica Trade. Engenheiro Agronomo especialista em ADM Rural e Planejamento de Projetos. Siga-o no Facebook e Twitter.