Qual o seu propósito na vida e o que isso influencia no seu trabalho?

Qual o seu propósito na vida e o que isso influencia no seu trabalho?

Cada vez mais falamos e pensamos sobre propósito. Em linhas gerais, trata-se daquilo que nos move e nos define: nossos valores primordiais, que balizam as nossas ambições e permeiam os caminhos que escolhemos para alcançá-las.

São inúmeras as definições existentes, mas eu, particularmente, gosto muito da abordagem feita pela Endeavor Brasil:

“Ter um propósito claro na vida é saber onde se quer chegar – e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória, que certamente não será fácil.
É somente ao descobrir o seu propósito que você poderá realmente oferecer algo ao mercado, diferenciando-se daqueles que apenas querem alguma coisa dele.
Ter um propósito é ter algo a entregar de fato.”

Não há dúvidas sobre a importância de termos um propósito bem definido, que nos direcione pessoal e profissionalmente. No entanto, muitas vezes não pensamos na existência de sinergia entre esse propósito e os valores da empresa para a qual trabalhamos. E, quando existe divergência, é inevitável que tenhamos a insatisfação e a má produtividade como consequência. Afinal, como ser feliz fazendo todos os dias algo que vai contra ao que acreditamos? Como se realizar passando por cima das nossas crenças mais verdadeiras?

Isso é comprovado por estudo feito, em novembro de 2018, pela plataforma Love Mondays. De acordo com a pesquisa, que envolveu 4.492 dos seus usuários, 70% das pessoas empregadas atualmente desejam mudar de trabalho. E, para 29,6% dessas pessoas, a principal motivação para a troca é o desejo de encontrarem uma oportunidade mais conectada com seu propósito de vida.

Isso significa que as empresas precisam estar atentas a esse tipo de aderência na hora de escolher um candidato no processo seletivo. Assim como as pessoas em busca de emprego têm que considerar esse atributo como condição essencial para aceitar ou não uma vaga. Com certeza, dessa forma, todos sairão ganhando: trabalhando com aquilo que acreditam, reforçando as suas crenças, ajudando a consolidar os valores da empresa e, sobretudo, gerando resultados satisfatórios, sem perder de vista o quesito felicidade.

E você, sabe qual é o seu propósito? Já analisou se ele é compatível com a instituição em que você trabalha? Essa é uma reflexão importante, oportuna e que pode trazer muitas respostas esclarecedoras. Questione-se!






Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos