Propósito Pessoal X Propósito Profissional
Ao longo da minha trajetória acadêmica, algumas frases se tornariam mantras para amigos da minha geração: “ você tem que ser alguém”, “tem que ser igualzinho ao seu pai”!, poderiam em definitivo afastar estas pessoas dos seus reais talentos e os direcionado a abraçar caminhos que seriam espelhamento de aspirações pessoais de pais, familiares, muitas vezes causando asfixia frente ao real desejo profissional.
Algumas pessoas tem me perguntado sobre a diferença entre Propósito Profissional e Propósito pessoal.
A reflexão que quero trazer diz respeito principalmente á real possibilidade de alinhar Propósito pessoal e Propósito profissional. Afinal...o que é este tal de PROPÓSITO?
Quando ousamos SER quem efetivamente temos que SER, abrimos uma porta para a conexão com nossa missão de vida, com nossa autenticidade. O Propósito está diretamente conectado aos nossos talentos, nossos valores, nossa missão.
Aristóteles dizia: “o propósito da vida é a felicidade, que deve ser alcançada por meio do uso das potencialidades da alma"
Um tema mais recorrente trata a possibilidade de conciliar Propósito pessoal, com propósito profissional. É possível? A resposta é “SIM”!
Quando encontramos a conexão entre nossos valores, paixões e a atividade que realizamos no nosso trabalho, estamos conectando e fortalecendo nosso propósito profissional.
Não é sobre simplesmente seguir uma profissão ou buscar um emprego que pague bem. É sobre criar uma conexão significativa entre quem você é, o que valoriza, e como você contribui para o mundo por meio do seu trabalho. Não é sobre TER...é sobre SER.
Ao alinhar sua carreira com seus anseios individuais, você experimenta um profundo senso de satisfação e realização. Ter um propósito define um caminho claro para sua carreira. Isso ajuda a eliminar a sensação de deriva ou incerteza sobre o que está buscando.
Uma pesquisa da McKinsey de 2020, feita com mais de mil empregados de diferentes empresas dos EUA, buscou entender a relação entre propósito individual e a relação desse com o trabalho e a vida das pessoas.
O propósito individual pode ser entendido como um senso duradouro e amplo, que abrange todas as esferas da vida da pessoa, das coisas que mais são importantes para ela.
Recomendados pelo LinkedIn
As empresas até têm bastante influência sobre os propósitos dos funcionários, mas isso tem um limite e não adianta forçar. Portanto, a empresa precisa entender a fundo os grupos de funcionários e colaboradores para ajudar a otimizar essa sensação de realização advinda do trabalho, em conjunto com os propósitos individuais e coletivos.
Eles descobriram que 89% dos empregados, em todos os níveis, querem ter um propósito na vida. 70% deles respondeu que esse propósito deriva muito do trabalho. Esse é um sinal claro para líderes encorajarem os funcionários a se desenvolverem mais e viverem mais o trabalho (com propósito, é claro).
Ajudar os funcionários a crescer e entender o seu lugar na empresa é essencial para garantir um espaço confortável e seguro, assim como garantir que os ideais de todos estejam sempre alinhados com o propósito da empresa. (Fonte :Traction.to)
Respeitar os Talentos e valores individuais, e alinhar aos valores culturais das empresas ainda é, e sempre será o melhor caminho e diferencial para resultados sólidos e consistentes.
Vamos falar um pouco mais sobre o tema?
Participe da Palestra On Line – Gratuita, dia 14 de Outubro, ás 19h30, onde trarei o tema
“O Caminho é para Dentro”
Faça sua inscrição e garanta sua Vaga: