Qual o seu proposito?

Qual o seu proposito?

Muita gente fala em propósito, mas há claramente muita confusão quanto ao significado dessa palavra. Mas Propósito é um desígnio ou objetivo transformador que nasce antes de nós.

Quer um exemplo?

No meu caso, tudo começou com uma historia. De modo resumido, há certa altura na segunda metade do último século passado, uma mulher recém-casada foi conversar com uma senhora mais velha e confidenciou que não queria ter filhos por temer pela violência e pelo mundo em que essas crianças viriam a viver.

Ao ouvir aquilo, a tal senhora mais velha respirou profundo, olhou-a nos olhos e disse que justamente por conta do estado em que o mundo estava é que pessoas como ela precisariam ter filhos, pois os filhos dela é que teriam de ser referência neste mundo.

Tratava-se de minha própria mãe.

Há muita coisa errada no mundo. Há muitas questões que podem e devem ser melhoradas. E praticamente não existem referências ou pessoas nas quais possamos nos espelhar. Dado que todos precisam de referências e de modelos, o que fazer então? Devemos desistir?

A resposta é um categórico “não”!

Ao invés, acredito que devemos seguir nosso propósito individual e sermos nós as referências que buscaríamos em outros. Sejamos nós os modelos em que as pessoas se espelham. E se o que fazemos determina quem somos, sejamos aqueles que promovem as mudança que queremos, que fazem exatamente o que esperaríamos dos demais, que constroem valor e que são de fato referência para tudo aquilo que genuinamente acreditam.

Há alguns dias, tive mais uma experiência com gente dizendo que algo que propus seria loucura ou impossível, mas em conjunto com alguns poucos que resolveram acreditar, tornamos o impossível em realidade. E tanto foi incrível ver o resultando, quanto me senti reenergizado com respeito ao que genuinamente acredito a despeito daqueles ávidos por classificar tudo o que é desafiador como impossível.

Mas e quanto às nossas empresas?

As empresas também podem ser movidas por propósito. Aliás, não são poucas entre as que mais têm se destacado que possuem um Propósito Transformador Massivo (MTP). Este termo captura a essência do conceito, que é ter uma missão ou propósito grandioso e ambicioso que visa gerar uma mudança significativa e abrangente, seja em uma organização, indústria, ou até mesmo na sociedade como um todo. 

E no caso de onde trabalho, nosso propósito é o de “alimentar o futuro de modo sustentável e acessível”. Em outras palavras, nós genuinamente tanto acreditamos, quanto focamos na melhoria da produtividade dos alimentos no campo, como no cuidado com o meio ambiente. E exatamente a partir desse nosso MTP que definimos nossos investimentos em novas tecnologias e no desenvolvimento e aquisição de novas competências para nosso próprio time.

Mas por que fazemos o que fazemos?

De modo breve, nossa tese centra-se no fato de que no último século a expectativa de vida saltou de 35 para 75 anos no mundo, com a população passando de 2 bilhões para 8 bilhões de pessoas. Por conta disso, a preocupação com a produção de alimentos e a sustentabilidade, que pode ser traduzida também como o cuidado com este planeta, passaram à ser uma necessidade e um problema central a ser endereçado por todos em nível mundial.

Nosso MTP, portanto, se conecta não somente com aquilo que nos move e veio antes de nós, como também é referência para nossas decisões estratégicas e nos dá certeza de que haverá um enorme espaço para seguirmos crescendo e avançando em termos de geração de valor a despeito de habilidades e recursos que momentaneamente ainda possamos não ter em mãos.

Muita gente foca no “como” ao invés de “em quê” e no “por quê”, levando em consideração os recursos e competências estabelecidos antes de focar nos problemas que realmente gostaria de resolver. Mas se focarmos no segundo, e isso ainda tiver a ver com nosso propósito como organização ou indivíduos, tudo passará a fazer muitíssimo mais sentido.

Há muito por ser feito. São muitas as oportunidades. Mas se pudermos focar naquilo que nos move, a despeito do que temos ou do que parecemos ser, iremos e levaremos outros muito além. E não faltará energia para essa jornada que tanto nos retroalimenta com ainda mais satisfação, como mostra para todos, tanto quanto para nós mesmos, quem genuinamente somos.

Mas voltando ao começo: qual o seu propósito?

Bruno Frossard

 

#propósito #mudança #sustentabilidade #inovação #ideias #insights

Eduardo Roberto Romitti

Inteligência empresarial na Conecta Suite

10 m

👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos