Todo mundo resolveu atacar o meu mercado, e agora? (escassez vs abundância)

Todo mundo resolveu atacar o meu mercado, e agora? (escassez vs abundância)

Várias pessoas que hoje estão na faixa etária que eu me encontro, ou mesmo várias empresas que por muitos anos detinham o mercado no seu nicho, hoje tem percebido que o mercado e os retornos financeiros não são mais os mesmos. O que está acontecendo?

Eu criei lá atrás algo novo, diferente, escolhi uma especialidade nobre, entregava um serviço diferenciado, mas hoje não parece ser mais suficiente. Profissionais mais jovens e bons de redes sociais parecem estar atraindo mais novos clientes do que eu... Deixa eu te explicar o motivo: tua área, teu nicho, tua especialidade ou solução que já foi inovadora e escassa, hoje se tornou comum e abundante, simples assim. 

Feita a constatação, descoberto o motivo, vamos conhecer as razões pela quais eu me encontro nesta situação:

Automatismo. 

Talvez eu tenha entrado no automático, e tenha perdido a capacidade de enxergar o novo, ou até de me conectar autenticamente com meus clientes. Nosso cérebro é extremamente eficaz para economizar energia, e quando eu faço a mesma coisa, o mesmo raciocínio, de forma repetida, ele cria caminhos mais curtos que automatizam o processo a nível cerebral. Pronto, tarefa aprendida, zona do conforto estabelecida, mais rapidez de execução, que nos ajuda no dia a dia, mas o prejuízo invisível, não tendo novidade, não criamos novas conexões cerebrais, paramos de aprender e evoluir, estagnamos. E eu achando que quanto mais tempo de formado melhor eu fico, mais experiente, ledo engano. Não tem a ver com tempo em que executa as mesmas tarefas, mas a evolução depende do esforço da impermanência, de estar sempre aprendendo e executando coisas novas, de manter a criatividade de forma dinâmica. Tarefa complicada que exige o exercício diário e consciente de se manter conectado e fugir do automatismo, da robotização. 

Conservadorismo

Ao invés de procurar ver e aprender com o que a concorrência esta fazendo, em especial os mais jovens, e o que acontece em outras áreas, eu fico criticando com um negativismo emocional, que antigamente as coisas eram melhores, a medicina dava mais retorno, os clientes eram mais fiéis, etc... Deixa eu te contar uma coisa, aproveitando que eu prefiro ser muito mais um otimista racional que um pessimista emocional: o mundo hoje é melhor como nunca foi, temos menos guerras, menos gente passando fome, mais informação, mais acesso, etc... Porém, as coisas não tem como ser melhores se você seguir fazendo as mesmas coisas que não estão mais dando o retorno de antes. Pare de insistir nas velhas fórmulas de sucesso. Ah, e pare de se iludir, os clientes não eram fiéis, eles não tinham opção. A era da escassez de profissionais de saúde acabou faz tempo, nas grandes cidades no Brasil temos 2 a 2,5 médicos para cada mil habitantes, igual aos números de países ricos e nanicos. 

Abundância 

Vivemos uma era de abundância de informações, de acesso, de tecnologia, de número de médicos, de especialistas em grandes cidades, e quando existe abundância, a concorrência fica mais acirrada, e o mercado mais difuso. Entenda logo, que dói menos! É isso, tu não é mais a “única bolachinha do pacote”, o único especialista na área, a concorrência é on-line e até internacional, é transversal, vem de outras áreas. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como sobreviver a estes tempos e seguir significativo no mercado ? A palavra é reinvenção, evolução constante, e mente aberta ao novo - mindset de crescimento. Não se sentir confortável quando tudo está ótimo. E eis o grande desafio: iniciar o movimento de forma consciente antes que as crises aconteçam. 

Teu mercado deixou de ser escasso, tu te tornou comum, uma commodity? Está na hora de inovar, criar coisas novas, buscar mercados e oportunidades onde existem ainda oportunidades - leia-se: buscar se situar num mercado de escassez novamente.

Meu mercado esgotou? Não consigo enxergar oportunidade de me tornar escasso e valorizado de novo? A palavra de ordem é inovação, seja aprendendo uma nova técnica cirúrgica, passando a operar através da robótica, adquirindo novos aparelhos de diagnóstico ou tratamento, ou está na hora de pivotar para outro nicho, fazer algo que ninguém está fazendo e voltar a se tornar significativo no mercado. Coragem, faça o movimento enquanto há tempo e as pessoas ainda lembram de você. 

Lorena Antunes, MD,MBA

Medical Affairs Director /Pediatric Intensivist/Career Mentor - Wise Doctor

2 a

Quem não evolui e se reinventa, fica para trás rapidamente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos