As qualidades fundamentais que um "Excelente Vendedor" tem que ter...
Empatia
Definitivamente, a primeira característica presente em todo grande vendedor é a empatia. A capacidade de sentir, ou ao menos, se esforçar para sentir o que o outro sente, para que, dessa forma, o contato com o cliente seja ainda mais forte. Além disso, o vendedor deve, acima de tudo, ser capaz de despertar a empatia do cliente. Quando isso acontece, o consumidor passa feedbacks mais valiosos, que podem ser revertidos em argumentos para a conclusão da venda.
Impulso do ego
Em qualquer departamento, o setor de recursos humanos ficaria com um pé atrás ao ver um candidato com o ego inflado. Nas vendas, por outro lado, essa é uma característica esperada. Afinal, é preciso de uma autoconfiança fora do comum para se tornar um verdadeiro destaque na área, portanto, o vendedor é aquele que se sente realizado quando vê os seus números dispararem, como qualquer craque de futebol se sente realizado ao falar de cada gol feito.
Satisfação
O trabalho do vendedor não é em nada semelhante ao de qualquer outro “burocrata”. Muitos profissionais insatisfeitos conseguem realizar tarefas mecânicas com relativo sucesso. O vendedor, por outro lado, deve gostar do que faz, pois seus resultados dependem das suas qualificações e do seu empenho... esse é o verdadeiro diferencial entre o profissional que sempre bate metas e aquele que está satisfeito com o salário-base e trata as vendas como um trabalho burocrático.
Ambição
Por ambição, não entenda apenas o padrão de vida. O profissional com ambição é aquele que não só busca o numero, mas também procura amadurecer internamente, se capacitando. O vendedor ambicioso é aquele que quer descobrir cada vez mais sobre o seu segmento para se destacar.