Vida de Vendedor.
A vida de um Homem de Vendas, não é nada fácil. É claro que este "Homem", quer dizer o Profissional e não o gênero. A atividade requer uma série de características, muito peculiares.
Como já descrito aqui, anteriormente, o vendedor não pode e nem deve ser, aquela pessoa que, por falta de oportunidade em uma determinada área, vai ser vendedor.
Vendas é uma ciência complexa, que não permite (embora muitos não saibam), amadores.
O que percebemos, ao longo dos últimos 30 anos, é que mesmo em grandes empresas, o vendedor ainda enfrenta uma série de questões que irão impactar no seu resultado.
Em vendas, as empresas convivem com......
As respostas para essas questões, em sua grande maioria é, NÃO!!!
O Funil de Vendas, não está adequado, a pré-venda não possui qualidade.
Os vendedores, não possuem a rotina de gerar informações de qualidade, para as empresas que trabalham. As empresas, por sua vez, também não as geram e pior, não respeitam as geradas, pelo vendedores.
As empresas atendem todos os clientes, do mesmo modo. Não há estratégia definida, para cada tipo de cliente.
Os gestores, em grande parte, são omissos e não sabem motivar, ou ainda, gerar aspectos motivacionais, para as equipes de vendas.
Como resultado, natural, as metas não são batidas e inicia-se a "caça as bruxas'. Afinal, sempre haverá culpados e estes, são os outros.
Empresas / Vendedores não percebem que:
Há uma concorrência maior; O ciclo de venda está muito longo ; A perda de oportunidade faz o custo se elevar.
Como este vendedor irá manter o equilíbrio?
Irá conseguir, com treinamento, acompanhamento de qualidade. A questão é que pra isso ocorrer, é necessário dar tempo pra este vendedor.
Cobrar, via email as 3 da manhã; não lhe dar férias; não lhe dar tempo para outras atividades, só irá gerar mais stress e menos produtividade.
Empresas que conseguem fazer este trabalho com qualidade, também conseguem resultados melhores.
Não preciso matar o vendedor, pra ele bater a quota. Preciso, na verdade, melhorar a qualidade do que faço!!!
Saiba mais, em:
Ronaldo Salim