Quando as coisas não ocorrem como gostaríamos

Quando as coisas não ocorrem como gostaríamos

Frustração: segundo o Dicionário Online de Português, esta palavra fala sobre o estado do indivíduo que não satisfez um desejo ou tendência. Em suma, as coisas não saíram como a pessoa esperava. Essa sensação pode acontecer em vários momentos da nossa vida e por diversos motivos... O que você faz quando as coisas não saem do jeito que você espera?

Aceitar o emocional

A frustração costuma ser um sentimento que se confunde com a vergonha e humilhação. Isso acontece quando não conseguimos trabalhar o nosso orgulho e a vaidade toma conta da nossa reação. A primeira reação é tentar esconder a nossa falha. Mas, errar é humano. E sentir coisas ruins sobre si próprio quando algo falha não é tão condenável assim. Sinta, mas saiba que isso tem tempo pra acabar e você deverá agir depois. Não tem nada de errado em aceitar nossos próprios sentimentos, só não podemos deixar que eles nos dominem.

Reconhecer o erro

No que você falhou? Era possível fazer de outra maneira? Mais importante ainda: é possível voltar atrás e fazer novamente? Você se sentirá feliz com o resultado? Gostamos de reforçar sempre a diferença entre vaidade e determinação. O primeiro sentimento cega e faz com que nos tornemos pessoas obsessivas. Já o segundo é o motor que precisamos para ir atrás dos nossos sonhos. A frustração pode servir para rever nossas ações e conseguirmos aquilo que queremos. Porém…

...reconhecer o momento é importante

Avaliarmos a nós mesmos é um processo natural e permanente. Inclusive, reconhecer quando o erro NÃO está na gente ou quando simplesmente não era o momento também faz parte desse processo. Em algumas situações, não importa o quanto você tente: não era pra ser, não foi, não era o momento ou simplesmente não aconteceu… Sem misticismo, sem motivos maiores. Não aconteceu e ponto. E nada do que pudéssemos fazer mudaria isso. Nessas horas, não jogue a culpa em você. Veja a situação com o distanciamento necessário para não sofrer a toa. Você não foi culpado e tudo bem.

Lidar com o nosso melhor e o nosso pior

Todo ser humano é feito de luz e sombras, tem momentos bons e ruins, sentimentos nobres e outros não tão dignos assim. Reconhecer o caráter transitório de nós mesmos nos faz lembrar que estamos sempre em evolução. Tudo o que passamos é uma forma de prova para um momento seguinte, no qual, já teremos a maturidade adquirida. Nem sempre as coisas saem como nós queremos e o que podemos tirar da situação (e já é muito) é maturidade. É um caminho às vezes doloroso mas necessário para todos que desejam realmente melhorar enquanto pessoa. Quando temos noção do nosso melhor e do nosso pior valorizamos mais as pequenas aprendizagens e reconhecemos até as dores como parte de uma aprendizagem maior. A nossa consciência é nossa morada e estar em paz com ela nos dá força para todas as adversidades.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos