Quando a situação tem 2 lados, como fazer? Análise do Campo de Força, tema sugestão da seguidora Luana Lourenço
Muitas vezes nos vemos diante de uma situação que nos obriga a decidir por um de dois caminhos. Ao invés de continuar seguindo nosso caminho em direção aos nossos objetivos, ficamos paralisados, sem tomar nenhuma decisão.
Como a transformação acontece na ação, estar paralisado enquanto você pensa, pode ser um problema.
Este artigo falará sobre esse campo da dúvida que nos paralisa entre duas coisas e vai dar uma técnica de coaching para sair dessa situação.
Agora eu quero que você imagine que você está indo por uma estrada. Visualize você seguindo por uma estrada, até o momento em que encontra uma bifurcação, e você se vê obrigado a, se quiser seguir, escolher entre o caminho da direita e o caminho da esquerda.
Na vida também é assim: ela exige que você escolha. Que você decida. Que você desça do muro e se arrisque. Que você vote “sim” ou “não” e não se abstenha. Que você decida.
Quando você para de avançar, você fica paralisado, olhando para a placa que informa que a partir de agora, você precisa decidir se vai por aqui ou por ali.
Neste momento, você começa a reunir informações sobre ambos os caminhos que você pode optar. É um momento de pesquisa: onde tem mais fluxo, onde tem mais pedras, onde há mais curvas, qual foi a experiência anterior de outras pessoas que já percorreram o caminho, etc.
Tudo tem dois lados.
Quando você toma um dos lados, a primeira coisa que acontece é uma perda. Consciente ou inconscientemente, você deixa de ir por um dos dois caminhos e perde tudo o que poderia ter acontecido se fosse pelo outro.
É importante, portanto, que tenhamos consciência de que ambos os caminhos têm seus ônus e bônus.
Em geral, o medo que sentimos nesse momento não é o de ir pelo caminho certo e de tomar o risco do caminho que escolhemos. O medo é o de perder alguma coisa, algo que você não sabe se existe.
Portanto, ao tomar uma decisão, o primeiro passo é estarmos firmes do caminho que escolhemos. O risco existe de ambos os lados, por isso o mais importante é estar firme na sua decisão.
Quando você tem essa consciência, você aumenta a clareza sobre o que quer e diminui aquela sensação de insegurança por ter perdido alguma coisa. A vida exige que você se decida e seja firme.
Qual dos riscos você prefere analisar nesse momento? O risco de ganhar ou o risco de perder?
O lado positivo de fazer essa escolha é que a partir do momento que você decide qual dos caminhos você quer seguir, você se torna livre!
Você se torna livre para seguir o caminho que você já escolheu. Você já queimou os barcos, já queimou as pontes e agora precisa seguir, sem olhar para trás.
Acontece que nesses momentos em que você está nessa indecisão, existe uma situação chamada “Campo de Força”, que pode te ajudar a tomar a sua decisão e seguir, ou então, ficar paralisado e impedido de decidir.
Vamos falar mais sobre isso?
É uma lei da física: existem algumas forças que são propulsoras, que te impulsionam e te motivam a seguir. E existem as forças opostas, que te fazem voltar atrás e te motivam a deixar de seguir.
Quando as duas forças têm a mesma intensidade, você fica paralisado. Uma puxa para cá, a outra puxa para lá. É pura ciência.
A paralisa acontece até que uma das duas forças ganhe. Até que a força propulsora ou a força contrária ganhem mais potencialidade do que a outra, você fica parado, apenas gastando energia, como em um cabo de guerra.
Essa paralisia é chamada por muitos de medo, de procrastinação, de preguiça, ou o nome que você quiser dar.
Cientificamente, o que está acontecendo na verdade, é que você tem algo dentro de si que quer andar, quer ir, quer fazer acontecer. E ao mesmo tempo, uma voz interior lhe diz para ter cautela.
Resta a você decidir qual das duas forças é a que merece ganhar mais poder.
Lembre-se de que a transformação acontece na ação e de que você é o responsável pela sua vida, pela sua felicidade e pelo seu próprio caminho.
Sempre existirão as forças impulsionadoras e as forças contrárias. O mundo é feito de dois polos: a cara e a coroa, a luz e a sombra, o in e o yang, o quente e o frio, o positivo e o negativo.
O que importa é decidir, nas situações práticas da vida, qual das duas forças você vai deixar ganhar.
Só você pode decidir. Só você vai saber qual dos dois caminhos é o seu caminho. A vida é um campo de escolhas.
O melhor caminho é o que você escolheu!
>>>> Se você quer aprender a colocar em ação na sua vida esses aprendizados, melhorando e desenvolvendo suas habilidades de tomar decisões e fazer escolhas certas, experimente fazer coaching comigo para aplicar esta e outras técnicas de forma profissional, na sua vida prática. Vale muito a pena. Envie um email para luciana@canvasconsultoria.com.br e se informe.
* * * * * *
Esse foi o assunto de mais um PERISCOPE. Para assistir os próximos, é muito simples:
Instale o aplicativo PERISCOPE no seu celular. É gratuito. Depois, clique na LUPA que aparece em "pessoas" e escreva @lu_figueiredo_. Toque em "COACH LUCIANA FIGUEIREDO" e aperte em SEGUIR. Assim, você receberá uma notificação no seu celular sempre que eu estiver ao vivo. Se você perder, ainda tem 24 horas para assistir a reprise. Depois disso, o vídeo desaparece.
Nossas lives acontecem todas as 4ªs feiras, as 08h30 da manhã, não perca!
Luciana Figueiredo
Coach de Carreira e de Vida
Curta a minha fanpage: www.facebook.com/canvasconsultoria
Conheça o meu trabalho: www.canvasconsultoria.com.br
Agende uma sessão experimental: luciana@canvasconsultoria.com.br