Quando a escola é democrática
“Quando a Escola é Democrática” é um livro sobre autonomia. Um verdadeiro tratado sobre como um educador pode favorecer o processo de autonomia de crianças e jovens.
Suas autoras, com base em pesquisas investigativas sobre o ambiente escolar e sua total influência sobre o desenvolvimento dos alunos acerca de relacionamento e resolução de conflitos interpessoais, apresentam um estudo pautado na teoria construtivista sobre o processo de elaboração e aplicação de regras em escolas.
O desenvolvimento da autonomia, no livro, é apresentado por meio de procedimentos efetivos que garantem a introdução de um democracia escolar (ainda que imperfeita e não totalitária).
O professor leitor se identifica com as situações cotidianas e com o formato de criação de regras utilizados para exemplificar os conceitos e analisar a formação moral dos alunos.
Estabelece-se um convite para uma profunda e necessária reflexão: será que, a despeito do professor ter vontade de estabelecer um sistema democrático em sala de aula, talvez o processo utilizado não favoreça a submissão e a manutenção da obediência acima de tudo?
É possível promover uma autoanálise ampla sobre o fato de que, mesmo adotando uma postura libertária e aberta para o debate, alguns métodos não acabam por chancelar o autoritarismo próprio do ambiente escolar. Na contrapartida, ocorre um estímulo sobre o valor da tentativa de permitir que os alunos expressem seus sentimentos tão somente pelo fato de perceberem o esforço dos profissionais de uma instituição de ensino somente quando tentam estabelecer uma democracia.
Este livro é necessário, reflexivo e impactante. E é exatamente por tudo isso que indico ele a todos os professores e gestores escolares que me acompanham e sentem essa vontade de transformar e estar em constante transformação – suas, de seus alunos, das escolas que atuam e da sociedade!
Qual livro você me indica para leitura?