Professor Iniciante: Dúvidas Frequentes
Em meus processos de Mentoria sempre procuro entender quais são as principais dificuldades e angústias que acompanham o professor em seu início de jornada em sala de aula.
Percebo a frequência de algumas dúvidas e decidi terminar esta série apresentando algumas delas:
Como eu posso organizar meu tempo para conseguir contemplar todas as atividades neste início de carreira?
Com planejamento. Programe todas as atividades mandatórias do dia, semana e mês e faça check lists para cumpri-las. Evite acúmulos de tarefas para que isso não atrapalhe sua conclusão de correções de provas, trabalhos e entregas administrativas da sua instituição de ensino.
O que eu posso fazer em minhas horas livres para melhorar minha confiança e segurança para enfrentar uma sala de aula?
Muitas coisas, mas principalmente: relaxar a mente com atividades que não envolvam necessariamente o trabalho, conversar com outros profissionais da área para dividir suas angústias e seguir estudando de acordo com suas possibilidades para dominar os temas que você precisa transmitir em sala de aula.
Quando eu paro de ficar nervoso na sala de aula?
Cada um tem o seu tempo, isso é um fato. Mas preciso aqui citar Michael Huberman, pesquisador suíço que investigou o que chamou de ciclo vital dos professores. Ele aponta algumas fases/etapas deste ciclo, sendo que a primeira é, justamente, o início da carreira. Segundo Huberman, essa fase compreende os 3 primeiros anos de docência e se caracteriza por períodos de “sobrevivência” e “descoberta”. É uma fase que pode ser chamada de “choque de realidade” e faz com que o professor manifeste preocupação consigo mesmo e descompasso entre os seus ideais e a realidade do cotidiano escolar. O que eu afirmo: o nervosismo passa e, muitas vezes, nem se percebe.
Você, educador em início de carreira que me segue, possui alguma dúvida?
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I - Alfabetização
3 aNo início do meu trabalho como professora regente foi angustiante. Eram muitos detalhes para se ajustar. A partir do 2 trimestre, quando superei o período de adaptação começou a se tornar prazeroso.