Quando a escolha pela família vem antes da carreira e está tudo certo!

Quando a escolha pela família vem antes da carreira e está tudo certo!

Qual deve ser meu foco, na carreira ou na família? Não existe uma única resposta ou uma resposta certa. A vida é dinâmica, feita de escolhas e cada uma tem sua história a ser contada. E aqui está o segredo, a forma como você irá escrever o livro da sua vida baseado nas escolhas feitas no seu dia a dia.

Dentro desta reflexão, quero compartilhar minha própria história. Sou uma mulher de 52 anos que, lá atrás, escolheu a família como sua prioridade de vida. Me casei aos 20 anos de idade e fui morar na Itália. Pela profissão do meu marido na época, atleta de alto rendimento, tínhamos uma vida bastante movimentada. Eram 8 meses na Itália e 4 meses no Brasil. Além desta divisão entre Brasil e Itália, existiam ainda as mudanças de cidade. Impossível pensar em qualquer possibilidade de trabalho. Minha escolha foi investir nos estudos. Todo este período foi dedicado à minha capacitação, paixão que começou lá em 1991 e continua até os dias de hoje. E falo com toda a certeza, estes anos de Itália fizeram toda a diferença na minha carreira atual.

Voltamos para o Brasil, tive meus dois filhos e somente aos 30 anos de idade, fui começar a pensar na minha carreira, ainda tendo como foco minha família. Uma coisa era certa, não queria ter um emprego onde eu tivesse de entrar às 9h da manhã e sair às 18h. Liberdade sempre foi um valor importante para mim. E o único caminho seria empreender. Ter meu próprio negócio permitiria eu ter tempo e qualidade de vida com os meus filhos.

Para decidir qual seria minha oferta para o mercado, eu fiz um mergulho no meu DNA. Entender como minha jornada de vida, minhas experiências, associadas à minha capacitação, poderiam ser algo interessante e único para o mercado. Entender o que me fazia singular no mercado. E foi este o início do caminho da minha trajetória dentro da área de Gestão de Imagem e Carreira. Minha vivência de anos no esporte, entendendo as dores e dificuldades que os atletas possuem na gestão de suas carreiras e, principalmente, na transição de carreira, fizeram com que eu criasse um produto direcionado para este mercado. Dentro desta estratégia, eu não só poderia fazer a diferença com um produto muito bem desenhado para atender as necessidades dos atletas, como também eu tinha uma rede de relacionamento importante que facilitaria entrar neste segmento. A entrada no esporte foi a porta de entrada para entrar em outros segmentos, como o corporativo e o trabalho com profissionais liberais.

Eu acredito que, quando falamos em carreira, precisamos olhar para o nosso DNA e descobrir onde está nossa singularidade. Será por meio dela que poderemos ser uma boa oferta para o mercado. E esta singularidade é construída dia a dia, na nossa jornada pessoal, profissional e acadêmica. Muitas vezes, nos atemos apenas às experiências profissionais e estudos, e podemos perder talvez aquilo que possa ser mais singular em nossas carreiras e, consequentemente, nos produtos e serviços que podemos oferecer.

Mas o mais importante é saber que nossa vida é como uma colcha de retalhos. Cada vivência, cada experiência, cada formação, cada sofrimento, cada perda vai gerar um pequeno retalho que vai sendo colocado nesta colcha. Esta colcha pode ser criada e costurada aos 30, aos 40, aos 50, aos 60, ou seja, em qualquer idade, independente da escolha que fizer e do momento em que fizer. A vida é dinâmica e cheia de possibilidades. O importante é você saber onde e como poderá fazer a diferença.

Priorizar entre carreira e família é pessoal e pode variar ao longo da vida. O que importa é encontrar o equilíbrio entre essas duas áreas, priorizando aquilo que te faz feliz e realizado. Lembre-se de que suas escolhas e experiências moldam sua trajetória, e é sempre possível aprender com elas e evoluir. A vida é uma jornada de autoconhecimento e crescimento, e o caminho para o sucesso, seja ele pessoal ou profissional, passa por entender suas próprias singularidades e como elas podem contribuir para o mundo ao seu redor.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Até a próxima, Patrícia Dalpra.

Raquel Ciccone

Bacharel em Direito e pós graduada em Políticas Públicas e Controle Externo

1 a

A sua história é incentivadora! 😍 Já passei por tantos processos, todos agregadores, aprendi muito. 👊 Mas hoje se eu tivesse que escolher, faria igual a você. Bjs

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos