Quando o Influenciador não influencia muita coisa

Quando o Influenciador não influencia muita coisa

Esses dias eu vi o caso da Arii no Buzzfeed, uma garota influencer, com mais de 2,6 milhões de seguidores que não conseguiu vender 36 camisetas. Tudo aconteceu porque ela fez parceria com uma empresa e para que a produção se tonasse viável e sair para a produção, eram necessários 36 peças. Ela não atingiu o minimo necessário e a parceria foi cancelada. Mas como isso aconteceu?

A cultura dos influenciadores está em seu ápice, principalmente para o instagram. Tanto que a plataforma do Facebook tem falado sobre tirar os likes pela saúde mental - apesar da minha pulga atrás da orelha de que na verdade essas mudanças envolvem muito mais cobrar impulsionamentos e ganhar dinheiro com IG já que o modelo do FB está se esgotando e as pessoas saindo da rede social.

Mas como um influenciador não consegue influenciar? Na minha dissertação de mestrado eu falei muito sobre cultura participativa, poder de fã e a importância do engajamento e aqui estas regras valem a décima potencia: o usuário com mais poder de mobilizar e criar comunidades no Instagram são os que podem cobrar mais.

No caso da Arii, a primeira coisa que fiz foi jogar os dados dela no IG Audit: 64,3% dos seguidores são reais (ou em bom português 35,7% de bots) o que causa um efeito em cadeia no engajamento: ela deveria ter mais que o dobro dos comentários e um engajamento maior.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Depois fui procurar saber como foi a promoção (ela apagou inclusive o post do print lá de cima) e não falou sobre os produtos, fez stories, vídeos ou outra coisa para divulgar as camisetas. Ela se escorou na própria imagem para vender camisetas que nem tem muito a ver com a timeline que ela mantém.

O que dá para entender desta discussão: as pessoas querem se identificar com os influenciadores e participar de comunidades que tenham comportamentos e pensamentos próximos a elas. Arii falhou em 1) divulgar um produto e "menosprezou" todo o apoio que o marketing digital daria apesar de 2) os produtos não terem muito a ver com ela e que consequentemente não vendia seu lifestyle e 3) apesar de ter mais de um milhão de seguidores reais, não vendeu 36 camisetas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Karen Araujo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos