Quanto mais diversão, melhor!

Quanto mais diversão, melhor!

O título dessa primeira edição de Entretenimento e Negócios não é por acaso.

A diversão faz parte da nossa vida e por isso, marcas utilizam cada vez mais recursos voltados para o entretenimento com o objetivo de atrair e engajar seus consumidores.

Além disso, franquias de entretenimento, os produtos licenciados e o mercado geek movimentam bilhões de reais (ou dólares, se pensarmos globalmente) todos os anos.

Só em 2021, o Brasil registou um faturamento de R$ 21,5 bilhões nas vendas de produtos relacionados ao universo geek, de acordo com dados da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).

Por isso, nasceu a newsletter Entretenimento e Negócios, um espaço onde abordarei assuntos ligados ao mundo do #entretenimento e como eles se relacionam com o dia a dia dos #negócios.

“Tá, Castrinho, mas por que resolveu falar sobre esse tema por aqui?”

A resposta é simples: trabalho com entretenimento ligado ao mundo dos negócios há mais de 20 anos.

Quem me acompanha há mais tempo, sabe que eu comecei a criar conteúdo para a internet lá no final da década de 1990, quando criei um site para falar sobre RPG e quadrinhos.

Em 2001 lancei, junto com outro sócio, um portal de entretenimento, focado quase que exclusivamente em baladas, festas e eventos. Através desse portal, nós realizávamos festas em diversas casas noturnas e clubes do interior de SP, com muitas marcas relacionadas em cada um deles.

Um tempo depois, em 2005, passei a integrar a equipe criativa da HotButtered (HB), marca que desenvolve produtos para o segmento surf e street wear. Criamos diversos projetos e campanhas envolvendo atletas de diferentes esportes, como o surf, skate, fórmula Indy e motocross. 

De lá pra cá, tive a oportunidade de trabalhar com diversas marcas que tem o entretenimento como foco de seus negócios.

O Rock in Rio foi uma delas e é justamente por causa disso, que a Entretenimento e Negócios estreia essa semana.

Na próxima sexta-feira (02), começa a mais nova edição de um dos principais festivais de música do mundo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tive a oportunidade de trabalhar com o Rock in Rio em 2011, na volta de evento ao Brasil, após muitos anos.

Como redator, meu primeiro trabalho para o evento foi justamente relacionado aos seus patrocinadores, como Itaú, Lacta, Halls, Trident, Claro e muitos outros.

Também já tive o prazer de atuar junto com o time de planejamento do Omelete e da CCXP em 2019 e realizar alguns projetos de redes sociais com a Galápagos Jogos.

Hoje, trabalho muito com #storytelling e #brandedcontent, formas de comunicação que se encaixam perfeitamente com muitas campanhas e marcas relacionadas ao mundo do entretenimento.

Então, semanalmente temos um encontro aqui na Entretenimento e Negócios, para bater um papo e trocar algumas figurinhas sobre o assunto.

Ah, por falar em figurinha, devo trazer um texto em breve falando sobre esse assunto! 😊

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos