Quanto tempo, o tempo tem?

Quanto tempo, o tempo tem?

Todos sabemos que o tempo anda demasiado depressa, a vida corre rápido e, é um fato, por mais que se tente, ninguém consegue parar o relógio…

Com alguma naturalidade reclamamos a falta de tempo para fazer isto, pouco tempo para fazer aquilo…o relógio que parece correr a uma velocidade louca, os compromissos quase sobrepostos…um desafio alucinante!

A falta de tempo, serve muitas vezes de desculpa para não fazermos algo, estar com alguém ou irmos a algum lugar, ou simplesmente para não planear. Como dizia Einstein, “Falta de tempo é desculpa daqueles, que perdem tempo por falta de métodos”.

Este é um pensamento recorrente que se apodera de nós e no qual passamos a acreditar, sem reservas. Acaba por ser, um pouco, como a história do copo, para uns está meio cheio e para outros meio vazio. Tudo depende da nossa forma de ver, olhar, sentir, pensar!

Atualmente, a maior parte de nós, tem excesso de tarefas e , regra geral, prazos curtos para cumpri-las. A somar a tudo isto, acresce o peso da maternidade ou paternidade, que exige de nós mais tempo, que muitos acreditam não ter e portanto, tudo se resume a um ideal de um dia poder vir a fazer, pode ir a….poder ser mais… um sem número de estares e lugares que nunca chegarão, se não existir uma mudança.

Quero que saibam, que é possível termos mais tempo para nós, para os nossos filhos, se fizermos uma boa gestão do mesmo. Acreditem, com a implementação de algumas estratégias é possível “aumentar o dia” e a produtividade, reduzindo o cansanço e o stress e consequentemente aumentar a predisposição mental para desfrutar de momentos positivos, fazer exercício, estar com os filhos, passear, ler um bom livro, dançar, não fazer rigorosamente nada, enfim…fazer aquilo que gostamos e que realmente é importante na vida.

Deixo-vos algumas dicas que utilizo para melhorar a gestão da rotina diária:

1-Planificar o dia seguinte na agenda, incluindo as tarefas de lazer, com horas de inicio e término; 2-Organizar as tarefas por ordem de prioridade (sublinhar a caneta fluorescente ou escrever em post-its às cores.) As cores ajudam imenso na organização mental das tarefas; 3-Comprometer-se com a agenda, por forma a cumpri-la, mesmo que chovam canivetes…Quando nos comprometemos ganhamos força para a realização da tarefa ou compromisso; 4- Delegar ou pedir ajuda a alguém para conseguir cumprir uma tarefa a tempo. Eu sei ninguém gosta, mas ás vezes faz toda a diferença. A ideia de que somos super-mulheres ou super-homens está demodé! ; 5- Recompensar-se por terminar a tarefa dentro do prazo estipulado, é extremamente importante, pois reforça que é capaz e em simultâneo, que pode usufruir do tempo livre que resultou da boa gestão do dia.

Dicas simples que se podem executar e transmitir às crianças, para que aprendam e sejam capazes de gerir e organizar o seu tempo. As estratégias devem ajustar-se conforme a idade e o nível de desenvolvimento, para que a criança seja capaz de concretizar a tarefa.

Espero que esta partilha vos tenha ajudado, encorajado, motivado… e que em breve tenham mais tempo e coisas boas para contar. Não há nada como tentar…tentar e voltar a tentar. E como costumamos ouvir dizer: não há duas sem três… à terceira é de vez!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Conceição Silva Caleira

  • Viva! Parceria Pro@Educar-Pumpkin...

    Viva! Parceria Pro@Educar-Pumpkin...

    Estou radiante, emocionada…entusiasmada! A Pumpkin convidou-me para fazer parte da sua equipa, através da publicação de…

  • A minha tese: Avaliação e Intervenção...#29

    A minha tese: Avaliação e Intervenção...#29

    A 14 de Março de 2011 defendi publicamente a minha tese de mestrado. Neste dia cumpriu-se mais um objetivo e concluí…

    3 comentários
  • POR ESTAS E POR OUTRAS… #17

    POR ESTAS E POR OUTRAS… #17

    Hoje apeteceu-me escrever, peguei na caneta e numa folha, rabisquei… fiz um brainstorming e por estas e por outras…

  • Num abrir e fechar de olhos!#28

    Num abrir e fechar de olhos!#28

    Num abrir e fechar de olhos..

  • PARA ONDE CAMINHA A INFÂNCIA?

    PARA ONDE CAMINHA A INFÂNCIA?

    Quando penso na minha infância, recordo bons momentos, ternos abraços, colos quentinhos, histórias mágicas, músicas…

    3 comentários
  • Educação na creche

    Educação na creche

    A creche é um contexto educativo importante e diria, indispensável para as crianças e famílias de hoje. Muitos…

    4 comentários
  • Ano Novo... Mais um blog!

    Ano Novo... Mais um blog!

    Ano Novo… Mais um Blog! E com o romper de mais um ano, na viragem de um ciclo e após longos meses de embrião, nasce o…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos