QUANTO VALE SUA STARTUP?

QUANTO VALE SUA STARTUP?

há várias razões para que uma empresa tenha seu valor calculado, como nas hipóteses de compra e venda, fusão, entrada e saída de sócios, diante do aumento do capital ou até mesmo na análise de viabilidade do negócio. Entender como esse cálculo é feito pode ser bastante útil para a tomada de decisão desde o dia anterior à criação da empresa! 📊

uma empresa é uma unidade econômica geradora de expectativas de caixa. Com isso, quer-se dizer que (I) uma empresa é avaliada pelo caixa (não pelo valor dos ativos ou quantidade de bens que possui) e que (II) o valor de uma empresa é calculado pelas expectativas futuras que o caixa do presente indica. A definição dessas “expectativas futuras” envolve uma série de fatores que fazem com a avaliação de uma empresa seja um processo bem complexo.

é importante destacar que a avaliação não trará um valor exato da empresa, mas sim um valor estimado (inclusive, é comum que o avaliador indique em suas conclusões que a empresa vale entre R$x - R$x). O poder de influência que a avaliação terá depende da qualidade das premissas que foram fixadas e da capacidade delas de convencer quem for ler a avaliação.


FORA DA CAIXA 📦🏃

o cálculo de valuation de startups tem alguns fatores que ampliam o grau de subjetivismo da avaliação. A estrutura do processo, no entanto, será a mesma:

um processo de avaliação conta com os seguintes elementos: (I) due diligence (avaliação das contingências fiscais, trabalhistas, societárias… (GOVERNANÇA DESDE O DIA 0, gente, não tem pra onde correr); (II) definição dos ativos (inclusive incorpóreos, como a tecnologia desenvolvida) que serão avaliados (ativos que impactam o valor econômico da empresa); (III) identificação dos indicadores econômicos (macro e microeconômico) que exercem influência relevante sobre a empresa; (IV) definição de métricas de valo e da metodologia; (V) fixação das premissas; (VI) horizonte de projeção; (VII) estrutura de capital de equilíbrio; (VIII) conclusões.

o estabelecimento de premissas é, na verdade, a essência de qualquer valuation e diversos fatores serão considerados para fixar os indicadores econômicos relevantes, tais como: a atividade principal da startup, a quantidade de clientes pagantes, o número de colaboradores envolvidos, o modelo de monetização e de venda (B2B ou B2C) os concorrentes, a região geográfica de atuação, o diferencial competitivo, o CAC, o LTV...

📍 para startups que não faturam ou que faturam pouco e/ou de maneira instável, comumente é adotada uma metodologia qualitativa. É aplicado uma espécie de questionário que considerará 5 perspectivas: ideia/produto/solução; estágio da startup; equipe; mercado; e estrutura. O avaliador cria uma espécie de legenda para as respostas ofertadas, pondera e gera uma nota. A partir da nota ele estima a valution, considerando os demais fatores envolvidos na avaliação.

👥 aqui, é importante destacar que, ao avaliar a equipe, é comum que sejam considerados fatores como a qualificação dos membros, experiências profissionais anteriores, diversidade de competências e de perfis comportamentais. Essa informação indica que quem você escolhe como sócio tem o poder de impactar a valuation da sua startup.

Depois dessas informações, você acha que há algo a ser modificado na sua startup? 💡 se você acha que essas informações podem ser relevantes para algum fundador, considere encaminhar o texto! :D

💡 quer conversar sobre outros métodos de avalição? me escreve que a gente troca ideia! (como advogada, me especializei nisso para desenvolver projetos de governança através da gestão baseada em valor - metodologia que guia a tomada de decisão com o objetivo de maximizar o valor da startup) :D

se quiser receber um conteúdo exclusivo da TTB, assine aqui. É gratuito!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos