Quarentena: como se reinventar na crise
Você que é empreendedor sabe que: empreender é dizer adeus à zona de conforto. Os momentos de crise evidenciam essa máxima. Quando você está confortável, a vida se encarrega de tirar tudo do lugar, te empurrando para crescer. Em momentos de crise, é preciso se reinventar para não correr o risco de fechar as portas.
Mesmo que você se planeje, existem situações que fogem totalmente do seu controle. O que fazer quando isso acontece? Lamentar, chorar ou tentar enxergar oportunidade no problema?
A covid-19 atraiu um cenário de crise econômica, onde não se podem mesurar todas as consequências, e nem a sua duração. Mas, uma coisa é certa: não importa o quão eficaz você foi até hoje, se você não se adequar às exigências que essa nova realidade trouxe consigo.
A realidade da pós- covid-19 ainda não tem muita forma e consequências da pandemia para negócios, organizações, economia e sociedade vão se arrastar pelo restante de 2020 e além. No momento, precisamos realmente de liderança inteligente, orientada por valores e focada. Lembre-se do velho ditado: "Crise não constrói caráter, revela". Fonte: Forbes
Com a pandemia do corona vírus, especialmente os pequenos negócios necessitam buscar formas de se reinventarem para minimizar o prejuízo econômico.
Para te auxiliar no desafio de se reinventar listei nove dicas. Acompanhe!
1. Lembre-se do seu propósito.
A sua razão de existir deve ser a motivação para que você e os seus colaboradores continuem engajados. Impulsione a sua equipe;
2. Faça adaptações no seu posicionamento.
Perceba que surgiram novas demandas, adapte-se a elas sem fugir da sua essência;
3. Seja um bom líder.
Em tempos de crise é fundamental não perder a confiança da equipe, para isso tenha uma comunicação sincera e coerente com os seus colaboradores.
Administre as suas emoções para tomar decisões assertivas. Revise as suas metas e objetivos. Incentive a sua equipe a agir de forma criativa e inovadora. Corte gastos de forma eficiente.
4. Utilize os canais digitais
Se você não utilizava as mídias sociais para vender o seu produto/ serviço, essa é uma excelente oportunidade para começar a usar. Investigue em quais redes sociais estão os seus clientes e invista em marketing de conteúdo. Estabeleça conexões e gere leads.
Com o isolamento social a internet se tornou refúgio para as pessoas. Essa é uma excelente oportunidade de investir em anúncios. Utilize o Google Ads, Instagram e Facebook Ads;
5. Implemente um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)
Mais do que nunca você precisa ouvir o seu público. Diferentes canais de atendimento demonstram que apesar do afastamento físico, você prioriza a satisfação das necessidades dos seus clientes.
6. Faça promoções e liquidações
Com essa atitude você poderá se livrar dos produtos que estão em estoque há muito tempo, aumentando o seu capital de giro. Facilite a compra, ampliando as formas de pagamento.
7. Faça delivery
Essa dica parece óbvia, porém é muito relevante. Se você não vende produtos essenciais, com certeza teve que fechar as portas. A sua loja física está fechada, mas o seu negócio pode continuar funcionando através de entregas.
8. Comece a vender online
Crie um ecommerce ou venda através de marketplace. Como eu já citei, as pessoas estão passando mais tempo na internet devido à imposição do confinamento. Se não podem ir as lojas físicas, onde você acha que elas estão comprando? Quando tudo isso passar você terá mais um canal de vendas.
Por fim, a última e mais importante dica...
9. Nem pense em desistir!
Nada de entregar os pontos e pensar em fechar o seu negócio. Lembre-se de toda a sua dedicação para chegar até aqui. Lembre-se das pessoas que dependem direta e indiretamente de você. Busque informações confiáveis, estude, aprenda, desaprenda e se reinvente :)
Agora, escreve nos comentários o que você achou das dicas.
Você tem alguma dica para acrescentar?
Gerente Nacional de Marketing e Eventos | Comercial
4 aVocê é fera Andréa Câmara!
Gerente de Operações | Logística | Transportes | Distribuição | 3PL
4 aÓtimo artigo Andréa Câmara se reinventar nesse momento é mais que necessário
Analista financeiro sênior na PAX do Brasil | CEA
4 aInfelizmente empreender no Brasil é uma tarefa árdua, quase homérica. Temos que valorizar muito os empreendedores sem dúvida.
Bridging Business Success with Respect for Human Rights through expert ESG Consultancy, with a Focus on Human Rights and Technology 🌍💡 #BusinessAndHumanRights #ESG #HumanRights #TechForGood
4 aMuito legal, Andréa Câmara. A inserção digital e os serviços de entrega serão decisivos nessa época que estamos vivendo.
Analista de Processos Júnior na Lar Cooperativa Agroindustrial | Engenheira de Produção
4 aParabéns pelo artigo Andréa!! Este é um momento de unirmos forças e compartilharmos conhecimento. Com certeza suas dicas ajudarão muitas pessoas!! É como você escreveu: "Nem pense em desistir!"