O que são métricas de vaidade? Não se iluda com elas.

O que são métricas de vaidade? Não se iluda com elas.

As métricas de vaidade são como infladores do ego de quem deseja investir em marketing nas mídias sociais. Elas correspondem a todo dado/número que é monitorado, mas não é utilizado na tomada de decisão.



"Essas são as métricas da vaidade as quais me refiro. Números simples e rápidos de se obter, que sem o menor filtro técnico se tornam uma “qualificação” para um determinado perfil nas redes sociais, página ou site. O presidente americano Donal Trump seria o primeiro a declará-las “Fake Numbers”.
Fonte: Blog da Academia do Marketing



Quantidade de seguidores, curtidas, likes, coraçõezinhos, joinhas e visualizações podem encantar muita gente. Mas, será que essas métricas são importantes? Será que elas te ajudam a tomar decisões de negócios assertivas?


Mas, e como não se deixar seduzir pelas métricas de vaidade?

Para não se deixar seduzir pelas métricas de vaidade é preciso ter os pés no chão e um olhar mais racional sobre o que realmente é importante para o seu negócio. É necessário observar as métricas que provam que os seus investimentos estão trazendo retorno para o seu negócio.


No lugar do número de likes, seguidores, compartilhamento e comentários, talvez uma métrica de pontuação mais útil seja o alcance, ou seja, quantas pessoas foram atingidas pela sua ação.



"Considerar também o objetivo daquela publicação é uma excelente ideia. Se tinha links externos, quantas pessoas saíram e concluíram determinada ação na sua landing page? Se era um vídeo, quantas pessoas assistiram até 75%, ou seja, viram quase todo o conteúdo?"
Fonte: Blog da Agência/Mestre



Dentre as métricas importantes para o Marketing Digital, eu posso citar: Taxa de Conversão de Campanhas, Conversões ao longo do Funil de Vendas, Valor do Tempo de Vida do Cliente (LTV), Custo de Aquisição por cliente (CAC); Número de Visitantes, Retorno sobre Investimentos (ROI), Ticket Médio, Custo por Clique (CPC), Custo por Lead (CPL), dentre outras.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Então, você deve deixar as métricas de vaidade de lado?

Claro que não. Embora essas métricas não devam ser consideradas KPI’s de um projeto (pelos motivos já citados), ela têm sim o seu valor. Servem para dar visibilidade ao seu negócio.


Ao invés de ter somente “curtidores” que não geram retorno, você pode investir para conquistar fãs. Pessoas engajadas irão acompanhar os seus conteúdos e se sentirão gratas por você tê-las ajudado a despertar para um problema e proposto uma solução.

 

Dê mais ênfase às métricas que te auxiliem a criar oportunidades de vendas e te deem embasamento para pensar em meios de fazer seus visitantes avançarem no processo de conversão.


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado :)

Agora, me conta aí se você já teve experiência com métricas. Estou ansiosa para ler o seu comentário. :) :)

 


 


 





Daiane Oliveira

Gerente Nacional de Marketing e Eventos | Comercial

4y

Perfeito Andréa Câmara! As métricas da vaidade podem virar "pegadinha" caso não venham acompanhadas de uma boa estratégia. Parabéns pelo artigo!

Like
Reply
Ocaoa Amorim

Gerente de Operações | Logística | Transportes | Distribuição | 3PL

4y

Excelente artigo Andréa Câmara

Like
Reply
Alline Lousada Gomes.

Nutrição | Qualidade | Marketing | Consultoria

4y

Ótimo artigo Andréa Câmara. Não conheço muito afundo o mundo do marketing, e foi muito esclarecedor sua colocações. As vaidades no mundo atual, parecem que estão acima de qualquer questão e enganam-se aqueles que acham que somente isto lhes trará resultados.

João Victor Stuart (he/him)

Bridging Business Success with Respect for Human Rights through Expert ESG Consultancy, with a Focus on Human Rights and Technology 🌍💡 #BusinessAndHumanRights #ESG #HumanRights #TechForGood

4y

Muito interessante o conteúdo, Andréa Câmara. Parabéns pelo artigo !

Lucas Paro

Marketing | Digital | Estratégia de Conteúdo | Copywriting | Inbound

4y

Muito legal seu artigo, Andréa Câmara por muito tempo e até uns 3 anos atrás eu era um profissional de marketing que valorizava demais o número de fãs, crescimento de páginas e olhava muito pouco para o engajamento. Mas vi a necessidade de me reciclar e estudar mais sobre o mundo digital e hoje sou muito mais esclarecido sobre as diversas métricas e as mais adequadas para tipos diferentes de negócios!

To view or add a comment, sign in

More articles by Andréa Câmara

Explore topics