Quatro Frases que norteiam a empresa em que trabalhamos. 1D4
Comecei a trabalhar em grandes empresas em 1992. Aceitei um cargo para ser representante comercial em outro estado, me lembro bem de que no processo seletivo do qual participei, na seleção final existiam quatro vagas, e cinco candidatos. Deveria ser uma barbada, mas fui o quinto! Como o quarto não aceitou a vaga, fui selecionado afinal.
E neste mesmo ano de 1992, ouvi pela primeira vez esta frase do saudoso Comandante Rolim Adolfo Amaro, fundador da TAM, hoje LATAM. "" A melhor maneira de ganhar dinheiro é parar de perder! "" e desde então esta sábia afirmação permanece comigo todos os dias, e é um dos valores que propagamos nas empresas da qual fazemos parte.
Não é um questão ou conceito exato, mas que pode ser aplicada em todos os departamentos e funções da qual fazemos parte e temos responsabilidades. A reutilização, reaproveitamento, readequação de matérias primas, componentes, sobras, excedentes de produção, materiais que seriam descartados refletem ações de um novo tempo de otimização dos gastos e investimentos nas operações e equipamentos, no qual surgiram e estão ainda sendo aperfeiçoados nas diversas organizações com as quais nos relacionamos, o ESG , o Retrofit, aplicações inteligentes de investimentos e despesas.
O mais fácil exemplo de políticas de ESG que pode ser implementada facilmente é a impressão das folhas no verso das impressões já realizadas. Oras, mas um pacote de papel A4 nao custa tão caro, para que isso? uma folha reimpressa pode parecer nada, mas um milhão de folhas, imaginem um bilhão de folhas, ajuda e muito a preservar muitas arvores e florestas, economiza muita energia elétrica, e faz bem para o meio ambiente. Mas tal economia só se faz realizável com o engajamento de todos nós, qualquer que seja nossa função nas organizações e empresas atuais.
O parafuso usado, aquele motor elétrico que ainda funciona bem ou que pode ser recuperado, aquela peça que nós já pagamos, que já é nossa, e que se reaproveitada permite que não seja necessário pagar por um peça nova, são os bens que devemos olhar com mais atenção nestes tempos atuais.
Já conheci pessoas, que na primeira revisão do carro de luxo, ao invés de trocar o óleo do carro trocaram o carro com menos de 10.000 km... Eles podiam, naquela época era possível, mas será que hoje é? Será que hoje é ambientalmente aceitável? Seguiria os atuais conceitos de ESG? Provavelmente não, mas estamos conscientizados e prontos para aplicar estes conceitos em nosso dia a dia? Provavelmente também não, mas precisamos mudar os nosso paradigmas, e precisa ser logo.
Recomendados pelo LinkedIn
Diariamente vemos na maioria das empresas ligadas ao segmento de FM, pequenas e grandes, o desperdício ser tão grande, tão desconectado do objetivo corporativo de obter resultados positivos para proprietários e acionistas, que chega a ser assustador, pois a individualização dos objetivos e metas e a coletivização dos prejuízos, muitos deles evitáveis, bastam para alimentar o ciclo eterno de desperdício e custos elevados, e que poderiam ser evitados, com o conceito desta frase simples. Infindáveis reuniões sobre redução de despesas, e continuamos e perder muito dinheiro, tempo e bons conceitos de gestão.
ISOs, Sustentabilidade, ESG estão presentes na missão e visão de muitas empresas, no discurso e no marketing corporativo, mas é preciso implementá-las de fato.
Saudações!
Valério Câmara
obs: Continuaremos no 2D4