“As Quatro Irmãs” exibe memórias de Vera Holtz em Tatuí
A família Fraletti-Holtz é de origem italiana pelo lado da mãe, Terezinha, e alemã pelo lado do pai, José Carlos. O casal teve quatro filhas: Vera Lúcia, Maria Tereza, Rosa Cristina e Regina Maria.
Todos moraram em um casarão, em Tatuí, onde as meninas passaram a infância e a adolescência. O ponto de partida do filme-documentário é o centenário desse casarão, recheado de lembranças.
Vera, que se tornou atriz, e muito famosa, tomou a iniciativa de recuperar a memória da família. A mais recente novela da atriz foi Orgulho & Paixão, na Globo. A convivência familiar e as irmãs como personas do seu ser sempre foi eterna fonte de inspiração para suas personagens.
Além das cenas minuciosamente trabalhadas por uma equipe muitíssimo qualificada, aquele delicioso sotaque do interior de São Paulo, de Vera Holtz, é multiplicado por quatro; um toque especial ao filme.
As irmãs se dedicaram muito às gravações. Cada uma trouxe à tela uma característica própria. Mas assim que as filmagens terminaram, uma fatalidade chocou a família Fraletti-Holtz: o falecimento da irmã mais velha, Tereza Holtz.
Jornalistas presenciaram uma forte emoção tomar conta de Vera Holtz ao rever suas irmãs juntas, especialmente Tereza, na apresentação do filme para a mídia, no Cinesesc, em São Paulo.
“Trata-se de um exercício de autoficção de uma grande atriz performando a mãe, o pai, de algum modo também as irmãs e ela mesma, Vera, se narrando em terceira pessoa. Optei por um certo distanciamento no solilóquio de Vera: ela fala de si mesma em terceira pessoa, com o intuito de criar uma espécie de atrito brechtiano ao narrar a própria vida, principalmente os conflitos com o pai”, declara o diretor, Evaldo Mocarze.
A fotografia, dirigida por Renato Ogata, é uma obra de arte.
“As Quatro Irmãs” será exibido na 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O filme será lançado comercialmente em dezembro.
Elenco: Vera Lucia Holtz; Maria Teresa Holtz Soares; Rosa Cristina Holtz de Camargo Barros e Regina Maria Fraletti Holtz Galvão.
Participação Especial: Doda Pais e Maria Ignez Fraletti Pais
Produção Executiva: Vera Holtz e Evaldo Mocarzel
Roteiro e Direção: Evaldo Mocarzel
Direção de Fotografia: Renato Ogata
Direção de Arte: Vicente Saldanha
Música Original & Direção Musical: Marcus Siqueira
Montagem: Lea van Steen
Som Direto: Lucas Maffini
Produção de Set: Charles Asevedo e Renato Santoro
Supervisão de Edição de Som: Miriam Biderman e Ricardo Reis
Edição de Som: Débora Morbi, Vitor Moraes e Camila Marigo