Que estilo de liderança é mais eficaz?
Ana Lícia Reis, CEO Plena Mente.

Que estilo de liderança é mais eficaz?

Um pouco sobre Liderança Consciente!

Nos dias de hoje, a liderança atual não deve se limitar em apenas a alcançar metas e objetivos, deve ir além do: “O Que pensar” para “Como, com quem?” Importante pensar em nutrir relações significativas e criar um ambiente de trabalho voltado a realização de forma prática e filosófica.

Uma questão que frequentemente surge é: qual estilo de liderança é mais eficaz? Talvez você deva pensar que esse texto é sobre descrever os tipos de liderança, da autocrática à democrática, mas essa conversa se trata mais de formas de pensar. E, quando se trata disso, uma resposta emergente e poderosa é a liderança consciente, ou seja, quando sabemos sistemicamente o porquê estamos fazendo o que fazemos e incentivando outros a trilhar esse caminho. Por isso, vamos explorar a seguir como a liderança consciente pode trazer um novo nível de eficácia a você, à sua equipe e à Organização.

O Desafio da Liderança:

A liderança é um desafio complexo que envolve tomar decisões difíceis, inspirar outros e manter uma visão clara que envolva todos os parceiros do negócio. Tradicionalmente, a liderança se concentrava na autoridade e no controle, e isso foi necessário por um período em que tudo estava em construção ainda, mas com o amadurecimento profissional hoje precisa-se fazer diferente. O mundo dos negócios está evoluindo e as abordagens autoritárias estão cada vez mais para trás e cedendo lugar a estilos mais colaborativos, onde a participação das pessoas incentiva-os a sentir-se pertencentes, bem como com mais autonomia.

Um estudo da Gallup em seu Report 2023, aponta que 50% dos americanos pedem demissão por causa do chefe. Isso mostra não só uma realidade do mercado internacional, como também aponta uma necessidade cada vez mais urgente em promover formas de liderança que inspiram e tenham um modelo mental voltado para a visão sistêmica, inclusiva e integrativa, que dá espaço e ouvidos aos times de dentro e de fora da organização.

E para introduzir o assunto aqui traremos palavras-chave que descrevem a base de uma liderança consciente, o caminho para fortalecer a conscientização dos líderes que elevam as empresas em sua maneira de pensar, sentir e agir organizacionalmente!

Vamos falar de 4 Princípios da Liderança Consciente:

·         Autoconhecimento: Um líder consciente começa por compreender a si mesmo, suas forças, talentos, aptidão e valores. É também importante entender seus pontos de melhoria para que tenha parceiros fortes nesses temas e/ou também reduza esse aspecto para que não se torne uma força restritiva e sabotadora.

Esse é o primeiro passo para cultivar uma expansão de consciência constante.  Através do conhecimento de si mesmo e aprimoramento contínuo você irá fortalecer a sua principal ferramenta de trabalho: você! E ainda conhecerá esse caminho pelo qual muitos de seus liderados também precisarão trilhar. Atravessar a ponte da baixa autopercepção para um entendimento mais profundo de Si e do Ser Humano.

 

·         Empatia: Essa é uma das principais maneiras de migrar da visão mais egocêntrica para uma postura mais ecocêntrica, onde o Todo é uma referência para o direcionamento e ajustes do Eu.

 

Nutrir uma visão sistêmica e integrada envolve ouvir ativamente os diferentes parceiros, demonstrar compaixão consigo e com os demais para não buscar culpados, mas sim os ajustes necessários, e compreender a perspectiva dos outros, um fator de grande relevância, já que nosso ego tende a ver o pensamento divergente como competitivo ou desqualificador.

 A empatia não é apenas uma característica inata; pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo e cada vez mais, seja inclusivo primeiro e analise posteriormente.

 

·         Comunicação Clara: Uma comunicação aberta e transparente é fundamental. Os líderes conscientes comunicam sua visão de forma clara e inspiradora, incentivando o diálogo para uma melhor colaboração e comprometimento da equipe.

 


É fundamental que se tenha uma visão inspiradora e compartilhada onde todos sabem o benefício da jornada e seu papel nisso. Outro ponto que gostamos de frisar é a arte de oferecer e saber receber feedbacks assertivos, para isso desenvolvemos uma metodologia chamada PAPO ABERTO que pode acontecer em duplas ou grupos, e o foco é aumentar a proximidade e o aprendizado sobre “eu e nós” nessa parceria. (vale a pena conferir).

 

·         Resiliência: Esta não se limita apenas a lidar com contratempos pessoais, mas também a orientar uma equipe através de momentos difíceis e incertos. Envolve a capacidade de manter a calma, tomar decisões ponderadas e inspirar confiança, mesmo em situações desafiadoras. E há muita energia a ser absorvida e talento a ser transbordado diante das adversidades.


A resiliência pode ser desenvolvida ao longo do tempo através da prática e do autoaperfeiçoamento e em lidar com desafios. Isso pode incluir o desenvolvimento de habilidades de gestão do estresse, busca de feedback construtivo e autorreflexão dirigida para as experiências anteriores que construam aprendizado pessoal e coletivo.

 

3 Frutos rapidamente visíveis da Liderança Consciente:

 

·         Engajamento da Equipe: A liderança consciente promove um ambiente onde os funcionários se sentem ouvidos e valorizados, aumentando o engajamento e a satisfação no trabalho.

·         Tomada de Decisão Eficaz: Ao tomar decisões com base na percepção de mais pessoas (intersubjetividade), na expansão de consciência e compreensão da cultura e valores pessoais e organizacionais, os líderes conscientes tendem a tomar decisões mais éticas e alinhadas com os interesses da organização.

 


·         Cultivo de Talentos: Líderes conscientes atraem e retêm talentos, pois as pessoas desejam trabalhar em parceria onde a liderança inspira pelo propósito e integridade, e as ajude a crescerem como pessoas e profissionais.

 

Conclusão:

Ao incorporar os princípios da liderança consciente em sua jornada, você pode ser um agente de mudança que não apenas lidera, mas também inspira e capacita tanto pessoas quanto a sua organização a alcançar o sucesso conjunto.

Que esta reflexão sobre a liderança consciente o inspire a adotar uma abordagem mais consciente em seu próprio estilo de liderar!

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: 👇

Fale Conosco!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Lícia Reis

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos