QUE RADIO VOCÊ ESTÁ OUVINDO AGORA?

Quando entro no meu carro gosto de ouvir música e ai costumo colocar sempre na mesma estação. Mas nem sempre toca o que eu gosto de ouvir e quando isso acontece eu tenho que fazer uma escolha... Ou eu espero a música acabar e aguento até o fim ou eu simplesmente mudo de estação.

Você já reparou que fazemos a mesma coisa com tudo em nossa vida?

Quando estamos em um emprego que não nos agrada precisamos escolher... aguentar mais um pouco (vai que muda alguma coisa?!) ou partimos em busca de outro emprego.

Ahhh!!! Mas na vida não é tão simples assim não é mesmo?

E os riscos? E o tempo? E se a próxima música for ruim também?

Na verdade, não é a música que é ruim, sou eu quem não estou em sintonia com ela. Não estamos com a mesma energia, ou ela não preenche meus principais valores, enfim não estamos em comum acordo.

E quando você gosta de uma música e do nada ela não faz mais o mesmo sentido que antes?

Algo mudou? Sim... a sintonia!

Quando não estamos em sintonia com algo sentimos um incomodo ou neutralidade e isso nos gera reações que no caso podem ser inúmeras.

Quando estamos tristes acabamos entrando nessa sintonia e buscamos coisas nessa frequência. Já me apaixonei e ao termino do relacionamento eu quis curtir a fossa.

Mas o mais incrível é que em qualquer das situações temos o poder de transformar a situação.

Posso colocar uma música mais animada e tentar uma outra frequência. Posso mudar o foco e escolher prestar atenção na letra da música e buscar algo de bom nela.  Posso brincar de identificar quais instrumentos estão sendo usados e melhor minha habilidade auditiva, ou posso escolher arriscar algo novo, mudar de estação. Se na outra estação tiver tocando algo que não gosto posso colocar um CD. Você consegue perceber que temos outras alternativas?

E na vida quando não sei o que fazer, eu busco em alguém, pergunto, estudo, leio, vejo vídeos.

Todos temos o poder de escolher. Quando alguém discorda de sua opinião você pode escolher entender e respeitar a outra pessoa e buscar um equilíbrio, ou pode ignorar e achar que só a sua que vale essas são apenas duas alternativas de milhares que podem surgir caso você se permita.

Lembra da música o fato de eu não gostar dela não significa que seja ruim, outra pessoa pode amar esse ritmo e não tem nada de errado nisso.

Eu te pergunto, o que você faz quando se sente fora de sintonia com algo ou alguém?

Você se permite conhecer o outro lado?

Você respeita que o outro lado possa estar simplesmente valorizando seus próprios valores assim como você?

Você se permite aprender algo novo, mesmo quando parece não ter nada de bom ali?

Ou você corre... se fecha... resmunga?

O que parece valer mais a pena?

Correr ou aprender?

Respeitar ou julgar?

Criar alternativas ou fugir?

Busque sua sintonia, e se um grupo precisa de você crie alternativas para se alinhar novamente com ele. Se você não sabe como, pergunte.

A vida é feita de realizações e ela evolui com aprendizados, conhecimento e ação.


Se algo que eu disse faz sentido para você só tenho uma última coisa para dizer...

BUSQUE SUA SINTONIA E BORA REALIZAR

Aparecida H Dias ..

Professora Mestre em Gestão Negócios e Apresentadora (podcast) Engajada na conscientização, valorização e inclusão profissional da Mulher Sênior Brasileira (50+)

7 a

Muito bom o seu texto Juliana Lapa! Simplesmente e objetivo, mas principalmente porque nos leva à reflexão. Um grande e saudoso abraço, Profa. Cida Dias.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos