Que tenhamos um 2020 com muito Conhecimento e Sabedoria

Que tenhamos um 2020 com muito Conhecimento e Sabedoria

Que tenhamos um 2020 com muito Conhecimento e Sabedoria

A leitura compreende um daqueles momentos nos quais estamos – plenamente – conectados com o nosso interior. Seja estudando, trabalhando ou por diversão, não importa, ela nos faz pensar, refletir e questionar, sempre. Devemos ler não somente com o propósito de adquirir o Conhecimento, mas sobretudo visando à Sabedoria na sua verdadeira e correta acepção. Conhecimento e Sabedoria são dois conceitos bem distintos, mas que, quando se unem, produzem efeitos exponenciais. Daí a necessidade de lermos determinados livros duas (ou mais) vezes em momentos distintos de nossas vidas. Na verdade, agindo assim, não teremos lido o mesmo livro.

Conhecimento e Sabedoria, juntos, tendem a proporcionar uma vida melhor. Digo tendem, pois confesso achar que o desconhecimento, por vezes, pode criar uma blindagem benéfica como proteção à sobrevivência humana.

Certa vez uma pessoa de minha equipe comentou que gostava de ler, mas não conseguia imprimir um ritmo diuturno de leitura. Demorava muito para concluir, quando conseguia! Faltavam-lhe prazer (o propósito) e disciplina (o como). Conversamos sobre o assunto e ao final surgiram três ações a serem adotadas:

Primeira: escolher temas (conteúdos) que mais se adequassem ao perfil e formação dela.


Segunda: frequentar boas livrarias ou bibliotecas onde ela pudesse fazer “degustações” do material antes de adquiri-lo.


Terceira: estipular metas quantitativas de leitura diária. Explicando melhor, seria como designar 20 a 30 minutos diários como leitura “obrigatória” possibilitando, assim, a leitura de (apenas) 10 páginas por dia. Ao final de trinta dias ela deveria ter lido algo em torno de trezentas páginas (equivalente a um livro).


Passados 12 meses, seriam 12 unidades (quatro vezes a média que um brasileiro lê). Transformar “obrigação” em prazer seria apenas uma questão de tempo. Anos depois, ao reencontrar esta mesma pessoa, disse-me ela: atualmente não tenho ideia de quantos livros leio em um ano. Sinceramente, não poderia ter ouvido coisa melhor!


Considerada a 6ª. Arte, a leitura te fornece asas, dá liberdade, autonomia e independência, então não permita que um livro repouse nas suas prateleiras, esquecido. Deixe-o voar, migrar e enriquecer outros lugares, outras mentes. Desta forma poderemos acreditar num futuro melhor, seja na vida pessoal, familiar, social ou profissional. Um futuro onde as pessoas precisarão – através do Saber e Conhecer – entender melhor sobre a gestão de pessoas, como trabalhar em equipe com o ecletismo de gerações e como ter assertividade em suas tomadas de decisões dentre tantos outros desafios. Enfim, desenvolver e aperfeiçoar a cognição.


Não tenho o hábito de indicar livros de forma deliberada (não provocada), mas não me abstenho da tarefa (e prazer!) de discutir e opinar sempre que sou chamado. Observe que a imagem de um livro aberto é a mesma de alguém que está querendo te abraçar!


A propósito, estes são alguns livros que me abraçaram e tive o prazer de ler ao longo de 2019. Outros criaram asas! Estou concluindo a minha lista para 2020 e estou aceitando sugestões. Grande abraço a todos e um 2020 com muito Conhecimento e Sabedoria, que nos proporcione paz, saúde, tolerância e prosperidade.


Italo Padilha Filho

linkedin.com/in/italo-padilha-filho-2799b653

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos