QUEBRA GALHO OU POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO?
Muitas vezes todos nós, profissionais que abraçamos o trabalho com atitudes de "dono", somos expostos a situações que deixam certas dúvidas. Que geram inúmeros questionamentos.
Todo mundo já passou ou passa em algum momento por aquela situação de dar uma ajudinha, cobrir alguém em algum momento ausente.
De fato isso as vezes nos deixa dúvidas, mas de fato quando se tem uma visão fora do tradicional pode-se ver umas possibilidade de crescimento. Sem dúvida.
Mas e quanto aquela situação em que você troca de setor pra tirar as férias de uma pessoa e vai ficando até perceber que já se passou mais de três meses e você continua na mesma situação, o que fazer?
É válido sim, ter aquela conversinha com seu superior imediato da empresa, sim isso mesmo aquela conversa não deve acontecer somente pra troca de favores ou chamadas de atenção.
É mais do que ético, toda dúvida sempre deve estar esclarecida, então questione, dialogue, dê seu ponto de vista sobre qualquer assunto que vem a ocorrer.
Esta maneira de pensar, pode trazer a você uma nova visão de ver e aprender a ser um bom profissional, decidido e dedicado. Quando é o momento de questionar, esteja certo e convicto e principalmente leve a conversa a sério, ou seja risadinhas e brincadeiras não devem ser levadas pro diálogo.
Um caso que aconteceu comigo: Fui convocado a ir para um novo setor onde eu iria tirar as férias de uma colega de empresa, caindo de paraquedas cinco dias antes em uma atividade nunca feita, abracei a causa e me joguei na situação, dúvidas, incertezas, vinham a mente, mas a decisão de encarar e aceitar o desafio, fizeram com que aceitasse. Em cinco dias determinado as coisas fluíram.
Mas.....
Minha colega voltou de férias e desde então a mais de três meses continuei a trabalhar no setor, e não foi de hoje que me questionei sobre "SEREI PROMOVIDO?", "QUAIS AS CHANCES?", "SEREI APENAS TAPA BURACO?", todo mundo sabe que vivemos em um mundo onde sucesso profissional também está ligado a salário, o que de fato é verdade. E atitude mais certa foi chamar meu superior imediato e termos uma conversa direto ao ponto, sim direto ao ponto sem enrolação.
Mas o que fazer quando você está a mais de três meses numa função que não é a qual foi contratado e ouvir teu gerente dizer que não sabe nem o que vai acontecer? Voltar a fazer seu serviço num momento como o atual em que a empresa está a inaugurar mais estabelecimentos? Ou continuar a dar a cara a tapa e ajudar a empresa? Muitas dúvidas, muitas coisas mal esclarecidas. Ai o que você faria? Como se posicionar? Será que seu esforço será reconhecido?
E se o esforço não for reconhecido o melhor mesmo é manter os pés no chão e continuar a subir a escada do sucesso.
"O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair."
Autor: David Valicheski
Contato: email: davidvalicheski@gmail.com