Você não será promovido e pode até ser despedido por esses motivos.
Com o passar do tempo aprendemos algumas coisas com as experiências profissionais, algumas delas vivenciamos e outras nós observamos. Sorte daqueles que aprenderam só observando os erros dos outros.
Em todas as empresas onde trabalhei sem exceção, ouvi gente querendo ser promovido por fazer seu trabalho, por cumprir suas obrigações, por ser pontual e assíduo. Por esses motivos achava que merecia a promoção que nunca aconteceu.
Algumas pessoas até conseguiram a almejada promoção, mas sei que a maioria das pessoas que está lendo este texto, não conseguiu e não entende o motivo.
Abaixo cito apenas 3 dos vários motivos onde você falha, falhou e talvez falhará (mesmo após ler este artigo).
Horas extras – “Você pode ficar um pouco mais de tempo além do seu horário hoje?”
Quando seu superior te fez essa pergunta o que pensou? Pensou muito antes de responder? Deu uma desculpa esfarrapada? Seu compromisso realmente era inadiável?
Eu mesmo já inventei várias desculpas, não nego. Raras foram às vezes que respondi de bate pronto que eu podia sim ficar e realizar as horas extras solicitadas.
Trabalhar no final de semana/feriado – “Sei que amanhã é feriado, mas preciso de alguém para fazer uma tarefa importante, alguém se candidata?”
Vixi, essa então piorou, já fui rei de inventar que eu ia viajar, compromisso com a família, mas trabalhar? Perder meu descanso? Não, não obrigado. Porque não esperar alguém se candidatar no meu lugar? Vou ficar quietinho, tomara que ele nem me pergunte. Para minha sorte (ou não) sempre tinha alguém que se candidatava hehehe.
Outras funções - Você reclama quando pedem pra fazer algo além das suas obrigações?
Eu tentava fazer as tarefas para as quais fui contratado com profissionalismo, mas sempre tirava meu corpo fora quando alguém me pedia algo que não fazia parte das minhas obrigações, ainda mais quando o responsável pela função não dava conta e o serviço dele era transferido pra mim. As vezes eu falava na cara mesmo, “ eu não vou fazer, isso não faz parte das minhas funções” “ Eu não ganho o que essa pessoa ganha, porque deveria fazer?”. Afinal, você não é demitido por não ser proativo, faça apenas o que lhe foi confiado, não é verdade?
Os tempos do funcionário padrão acabou! As empresas procuram e esperam ideias e pró atividade de todos os funcionários independentemente do cargo.
Desculpe, mas sinto informar que, se você não faz parte deste contexto, seus dias como empregado está ameaçado, tem muita gente disposta a fazer o que muitos não fazem.
É verdade que muitas empresas e patrões exploram e nunca reconhecem o seu esforço, mas se este for o caso, saia o mais de pressa possível deste emprego, se você sabe o seu valor, tem disposição, tem garra, veste a camisa e sempre tem novas ideias, saiba que para você sempre haverá uma vaga disponível. Assuma o risco!