Queda nas expectativas de juros no Brasil e EUA
Na semana anterior tivemos queda das expectativas de juros no Brasil e nos Estados Unidos, além de bons dados econômicos internos na China que movimentaram os mercados.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos a divulgação da inflação ao consumidor (CPI) confirmou a tendência de queda das expectativas de juros no país. Com inflação estável e abaixo das expectativas, os núcleos (retirando itens mais voláteis como energia e alimentos) subiram 0,2% ante 0,3% do consenso de mercado.
Com isso os juros caíram em média 3,4% na semana.
Zona do Euro
O resultado preliminar do PIB do terceiro trimestre da zona do Euro aponta para uma queda econômica prevista de -0,1%.
China
Na China há um respiro com dados econômicos internos depois das divulgações de vendas no varejo e produção industrial acima das expectativas de economistas.
Brasil
No Brasil as projeções do Focus demonstram otimismo dos participantes da pesquisa em relação à inflação. A queda da perspectiva de inflação para 2023 em relação às projeções da semana anterior, demonstram que estamos no caminho certo. A queda da atividade econômica medida pelo índice IBC-Br (considerado prévia do PIB) do Banco Central, fortalece a tese de inflação no processo de encontro da meta.
Recomendados pelo LinkedIn
O diretor de Política Monetária do Banco Central alertou para os impactos de choques fiscais na inflação e que apenas a introdução de regras fiscais sem a fiscalização dos arcabouços reduz a credibilidade tanto das políticas fiscais quanto da monetária.
Com cenário interno em linha com esperado e exterior com redução dos riscos, os juros futuros brasileiros acompanharam as quedas dos juros norte-americanos.
Moedas e Investimentos
A redução de risco também traz a desvalorização do dólar global.
Isso reflete nos preços das ações, que apresentaram performance semanal acima das médias das últimas semanas.
Previsões Futuras
Nesta semana teremos a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária do Federal Reserve e pesquisa com gerentes de compras (PMI) dos Estados Unidos.