Queijos análogos: como reduzir custos de produção
O queijo é muito apreciado no Brasil, sendo utilizado em centenas de receitas diariamente. Estima-se que o brasileiro consuma em média 4,1kg do alimento por ano.
Com uma variedade de tipos, o queijo é versátil para ser empregado pela indústria alimentícia e pode ser interessante para as empresas investir em uma forma de produção que mantenha a qualidade, mas reduza o custo do alimento.
É o caso dos queijos análogos, opções mais baratas, com a mesma estabilidade e consistência dos queijos convencionais. Conheça uma solução para sua produção e entenda as vantagens em investir nestes alimentos.
Por que oferecer queijos de menor custo?
As empresas precisam constantemente avaliar os custos de produção, para que o caixa não seja afetado por alguns itens de alto valor. Assim, a busca por opções mais em conta, mas que não reduzam a qualidade do produto final é uma rotina para companhias de diversos segmentos - e não é diferente na indústria alimentícia.
Quando falamos de queijo, cada um possui sua textura e consistência, além do sabor único. É preciso entender qual a melhor opção para cada alimento produzido, em especial quando falamos de restaurantes, pizzarias e lanchonetes, que farão o atendimento ao cliente final.
Uma opção é o uso dos queijos análogos, uma alternativa quando se deseja uma redução de custo, porém mantendo a mesma maciez e firmeza para manusear e montar os pratos. Neste caso, os amidos modificados são utilizados na fabricação destes produtos, em que substituem parte do leite ou da gordura. Essa alteração na fórmula do queijo permite que ele mantenha a mesma consistência dos queijos convencionais, porém com custo menor.
Quem se beneficia com estes produtos?
Os queijos análogos são muito úteis para empresas de foodservice, como lanchonetes e pizzarias. Além disso, as indústrias e os restaurantes se beneficiam com o valor reduzido destes alimentos, já que a substituição de ingredientes deixa-os mais baratos.
Ao utilizar queijos feitos com amidos modificados, por exemplo, você mantém a qualidade, sem afetar o caixa ou o gosto do cliente. Outro ponto positivo é que o consumo dos queijos análogos não é prejudicial à saúde, sendo seguros nutricionalmente falando.
Por isso, este pode ser um diferencial para o foodservice, ao oferecer pratos de excelência para o público; e para a indústria alimentícia, que se destaca ao ter no seu portfólio um produto fácil de trabalhar e preparar.
Além disso, pela substituição da gordura do leite, o queijo análogo sofre menos com as variações que a cadeia leiteira passa ao longo do ano. Isso afeta menos as finanças da empresa e dá mais previsibilidade para o caixa.
Lorenz 380: solução ideal para a indústria
A Lorenz é especialista na produção de amidos para a indústria, com uma ampla linha de produtos que atendem a diversos segmentos e necessidades, inclusive a produção de queijos análogos.
O Lorenz 380 é uma opção de amido modificado de milho, mandioca ou batata, ideal para manter a firmeza e consistência dos queijos, mesmo após seu aquecimento. Isso garante a qualidade dos alimentos por mais tempo, além de deixar a aparência mais atrativa.
Com fácil aplicação na sua linha de produção, o Lorenz 380 traz diversos benefícios para sua indústria, dando mais agilidade e performance para seus produtos.
Conclusão
A indústria alimentícia está sempre buscando maneiras de otimizar a produção e oferecer alimentos versáteis e fáceis de utilizar. É o caso dos queijos análogos, que são mais consistentes e estáveis, ideal para foodservice.
Para o dia a dia, é importante contar com parceiros que tenham bons produtos, como a Lorenz, que possui linhas de amidos com diversas formas de aplicação, garantindo mais qualidade para seus alimentos.
Solicite uma amostra do Lorenz 380 para aplicar na sua produção e conheça nossos demais amidos e aditivos.
LORENZ
Somos a primeira indústria de fécula de mandioca da América Latina e a maior processadora de raiz de mandioca do Brasil. Ao longo dos últimos anos, desenvolvemos uma série de produtos de base amido/fécula, levando ao mercado soluções tecnológicas e processos adequados para atender aos clientes de diversas indústrias com qualidade e inovação.
Sabia que a Lorenz possui várias linhas de produtos da fécula de mandioca voltados ao aprimoramento da experiência sensorial, por meio da melhoria da cremosidade e estabilização de produtos? Além disso, nossos produtos inovadores, como a Maltodextrina Zero Açúcar, transformam o mundo das bebidas, substituindo aditivos nocivos à saúde.
Saiba mais sobre as nossas soluções aqui.