Quem cuida das pessoas que cuidam da área de Pessoas?

Quem cuida das pessoas que cuidam da área de Pessoas?

Ficou confusa? Vou deixar uma pouco mais claro... quem cuida das pessoas que são responsáveis pela área de RH, Gente & Gestão e/ou Pessoas na sua empresa. Se uma das pessoas ou a única da sua empresa possui algum problema, será que ela sabe quem procurar? Será que tem alguém na empresa capacitado para tratar com confidencialidade e cuidado dessa pessoas?

Ficou em dúvida? Acredite, não ter alguém que faça esse papel é muito comum. E isso é ruim!

Independente do seu cargo e da sua área, quando vc não sabe o que fazer numa situação complicada de vida e que vai impactar na sua rotina do trabalho vc fala com quem? Quando vc quer direcionamento para a carreira e precisa do "Norte" vc busca quem? Quando vc tem algum problema com o gestor ou o parceiro de trabalho vc fala com quem?

Pois bem, se você tem problemas para resolver, imagina quem trabalha na área que é vista como o lugar que precisa ter a solução para os problemas de todos.

Independe da forma que a área de RH é vista na sua empresa, existe uma pressão forte para que essa área tenha a solução dos problemas de todas as pessoas. E ainda descobrir o que elas podem pensar e querer futuramente para não ter que correr atrás do prejuízo. Ou seja, você precisa ter o papel de apoiar a todos e ao mesmo tempo pensar sempre à frente usando a relação da estratégia da empresa com as necessidades/ anseios das pessoas. Digamos que isso é um pouco complicado é impossível.

Pode ser sim, que muitas vezes a área de RH cria uma casca protetora para que as informações sejam ultra confidenciais e que eles realmente sabem de tudo. Isso depende da cultura da empresa. Outras, serão mais reais e compartilharão que realmente não sabem e não precisam saber de tudo e dividirão essa demanda com outras pessoas.

Mas o que eu quero ressaltar é a importância da área de Pessoas ter o apoio dos líderes da empresa, bem como a cultura de capacitar as pessoas (independe da sua área) para cuidar de pessoas. Sim, enroscado desse jeito mesmo! Somente assim vamos conseguir disseminar conhecimento e cuidado com os outros de forma natural e positiva ao invés de “despejar” na área de Pessoas essa responsabilidade. Esse cuidado é feito com parceria!

Tenho mais experiência em empresas de médio porte e área de Pessoas enxuta. Muitas vezes fui/sou a pessoa que os outros olham como a luz no fim do túnel e com as expectativas lá no céu para resolver problemas ou ter ideias. E não vou ter esse poder! Nunca tive. E não vou ter.

Tenho sim experiências e conhecimento para lidar com as pessoas de forma eficaz e oferecer para elas possibilidades de desenvolvimento e resolução de problemas, usando como referência a estratégia da empresa e o cuidado com as pessoas. E isso é valioso! Sinto que as vezes as pessoas acham “fácil” lidar com as outras pessoas. Sinto dizer que isso não é real. Lidar com pessoas não é binário e alinhar a comunicação com o receptor é algo que precisa ser feito com muito cuidado, sem colocar seus valores ou visão do mundo sobre o olhar do outro.

Mas isso precisa ser dividido e multiplicado com cuidado e qualidade. E se acontece algo com a pessoa de Pessoas? Quem cuida dela? Será que ela não precisa de alguém apoiando?

Resposta: Sim.

Simplesmente porque ela também é uma das pessoas da empresa e precisa ser cuidada. Porque ela também tem problemas e precisa de apoio para lidar com eles.

Dessa forma, eu acredito que vale a reflexão de cada área de Pessoas buscar o alinhamento da estratégia da empresa com o cuidado de como lidar como todas as pessoas da empresa (incluíndo o próprio RH) para que se possa tratar a todos da mesma forma: com respeito e cuidado. Isso faz muita diferença.

Capacitar as pessoas - independente do cargo ou área para olhar o outro e conseguir ajudar/ apoiar faz o trabalho da área de Pessoas ser mais eficaz e atinge as pessoas que estão nessa área tão importante e delicada da empresa.

Logo, a minha sugestão é que as outras pessoas possam cuidar também da área de Pessoas porque lá também existem "pessoas de verdade" sem super poderes. No caso de empresas de pequeno/ médio porte, a diretoria deve ter isso claro para apoiar sempre que necessário, para que esse cuidado seja real e eficaz.

Então, vamos mostrar a nossa capacidade de olhar o outro e mostrar para as pessoas que somos pessoas - e convenhamos, isso não é tão difícil! Mas precisa começar e manter o foco!

Vamos que tem muito trabalho com pessoas pela frente!

Ariane Couto Totti

Psicóloga. Impulsionadora de líderes e equipes. Educação profissional e transformação cultural.

7 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Patrícia Kost

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos