Quem ficou milionário com a tecnologia quer nos proteger dela

Quem ficou milionário com a tecnologia quer nos proteger dela

Desde sempre os livros e filmes de ficção científica apresentaram roteiros em que as máquinas e computadores desenvolvem uma inteligência e vontade própria, rebelando-se contra o criador e dominando a humanidade.

A possibilidade disto acontecer sempre pareceu muito remota, mas a cada dia é divulgado um novo e surpreendete avanço tecnológico. Seguramente poucas pessoas seriam capazes de imaginar a velocidade e volume de avanços tecnológicos ocorridos nos últimos 10 anos.

A medir pelo que passou de ficção para realidade na última década, temos a certeza que os avanços tecnológicos vão superar-se a cada dia e a inteligência aritificial é uma das frentes que tem recebido mais investimentos e onde ocorrem mais avanços. Atentos a isto, alguns empresários que surfaram muito bem na onda tecnológica e enriqueceram com ela, decidiram criar um fundo para promover a ética nesta área de investigação. O fundador do eBay, Pierre Omidyar, e um dos responsáveis pela criação do Linkedin, Reid Hoffman, contribuíram 10 milhões de dólares cada um para a criação do Ethics and Governance of Artificial Intelligence Fund (Fundação para Ética e Governança da Inteligência Artificial, em tradução livre para português).

O objetivo é que a investigação, pesquisa e desenvolvimento de projetos neste campo em todo o globo respeitem determinados limites e tenham certos cuidados que sejam consenso na comunidade científica e estejam próximas dos requisitos da sociedade de uma menira geral. Motivo pelo qual inclui estudiosos da ética, filosofia e ciências humanas.

A iniciativa dos empresários já atraiu a atenção de outros investidores e centros de investigação e pesquisa respeitados, ampliando os recursos para 27 milhões de dólares.

Hoje não temos mais como isolar uma única tendência tecnológica, pois o avanço é brutal em um sem número de segmentos, mas certamente a robótica e inteligência artificial disponibilizarão recursos incríveis à sociedade nos próximos anos.

Assim como ocorreu esta iniciativa privada, agências governamentais também iniciaram movimentos na mesma direção. A União Européia está a elaborara um projeto para criar uma agência para regular estas áreas, exactamente no que diz respeito a ética e segurança.

O desejo comum é que as novas tecnologias tragam benefícios para a humanidade, quanto mais cedo tivermos uma autoregulamentação dos centros de pesquisa, maior a possibilidade de alcançarmos este objetivo.

Carlos Alberto Mendes

www.digideias.pt

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carlos Mendes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos