Quem não se comunica, se trumbica? Será?

Quem não se comunica, se trumbica? Será?

Comunicação tem sido o problema ou a solução dos problemas da humanidade, seja corporativo ou familiar...desde a invenção da escrita a comunicação só tem evoluído e com a era da internet virou uma enxurrada de comunicação ou de informação (pra não falar do mar de dados). Muitas vezes, mesmo que você não queira ela está por aí...parece até uma sombra ou fantasma! E se comunicação é um desafio? Como temos nos organizado para melhorá-la?

Temos um desafio de gerações: nunca na história do mundo tivemos 4 gerações juntas na liderança...o que traz as primeiras dificuldades da comunicação:

As pessoas mais vividas, acima dos 60 anos, viram a transformação da tecnologia na comunicação: do fax...para o WhatsApp

A pessoas entre 40 e 60 (babyboomers) fizeram parte da transformação, foram protagonistas, criadores da internet, a maior transformação digital da comunicação!

Os entre 30 e 40, geração x: já nasceram nos primórdios da internet e o bum da tecnologias da comunicação: televisão. E que viu seu trabalho se transformando com a era da comunicação

Os abaixo de 20, os Mileniuns. Aqueles que já nasceram na super era da comunicação...das redes sociais, youtubers, das #.

E agora, os Perennials, conhecidos como ageless generation. Pessoas, que não pertencem a uma geração específica, são de qualquer idade, que vivem o presente, adotam tecnologia precocemente e têm amigos de múltiplas faixas etárias.

E tudo isso misturado estão nas nossas organizações, e nas nossas relações, são nossos cliente, lideres, liderados, pares! Diante da avalanche de dados e informações, como se comunicar? Como ser assertivo? Como atingir o objetivo?

E as leis ainda trouxeram outro desafio (GDPR e LGPD), pedir licença pra comunicar? A era do telemarketings estão em riscos? Eu, como cliente, quero ir atrás da informações quando eu preciso? Mas o Google ainda é confiável? Como distinguir o fakenews? Será que estamos vivendo em Matrix? Nem tudo é real? Muitassss perguntas, dúvidas e aflições...

E algo que me remete forte o resultado da comunicação é o engajamento, que no fim é pra isso? Ou seja, como comunico pra engajar as pessoas no meu propósito! Como convenço, sensibilizo as pessoas a me seguir, a fazerem o que eu proponho? É nesse pilar que temos que pautar um plano estratégico de comunicação. Diante disso, imaginei 7 passos:

 1. Definição clara do propósito, onde se quer chegar. Ao final, ou determinado tempo, como se imagina que estará! Isso é chave pra desdobrar as atividades seguintes

2. Quem são meus influencers, aqueles que podem me ajudar a difundir e engajar meu propósito. Na era de gestão de projetos, falamos steakholders, partes interessadas, mas aqui falo daquele que podem potencializar meu engajamento.

 3. Mapear como chego neles e como eles falam com seus públicos.

 4. Definir os temas a serem trabalhados

 5. Planejar a execução, usando o tradicional 5w2h

 6. Tenha um bom designer, publicitário, jornalista, especialista do ramo! Que sabe usar linguagem adequada, cores, a arte da comunicação.

 7. Monitorar, medir e corrigir...modus PDCA

Enfim...uma boa estratégia e comunicação é o sucesso pra qualquer ação! Pequena ou imensamente grande, local ou planetária, um público ou diversos públicos!

"se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração." Nelson Mandela















Emerson Torquato de Araújo

Tech Lead Quality | Grupo Boticário e Professor | Graduação e Pós Digital PUCPR

5 a

Parabéns pelo artigo e passos. Gosto uso bastante o PDCA para comunicação e outros. Tenho adotado isso até para marcar reuniões, se não conseguir escrever, será que a reunião é necessária? Verdade que agora temos mais informações que a alguns anos anteriores e esse mar de dados, se tiram poucos dados que me convém e transformo em informação e depois em conhecimento. O que me peguei muitas vezes nesse cenário, foi o tempo em que recebo o dado e transformo em informação, as vezes mal deu tempo de comunicar que um novo dado surgiu. Aquela velha história, uma informação a atrasada é as vezes pior que nenhuma. Esse ainda é um desafio. Obrigado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Vanessa Matos

  • FAQ da LGPD

    FAQ da LGPD

    Nessas minhas conversas pelo mundo corporativo, selecionei algumas perguntas interessantes sobre a Lei para ajudá-los…

    4 comentários
  • Jesus, um exemplo de líder Coach

    Jesus, um exemplo de líder Coach

    Assim como muitas outras coisas no mundo, "coach" ou "coaching" não são técnicas novas, mas de origem antiga, é uma…

    18 comentários
  • O vendedor de ralador

    O vendedor de ralador

    Estive no FORTI (fórum de tecnologia da informação instituições comunitárias de ensino superior. Aconteceu em São…

    5 comentários
  • O MUndo tá MUdando ou já MUdou?

    O MUndo tá MUdando ou já MUdou?

    No último dia 9/4 participei do CIO PR, o tema do evento foi Governança de dados, em função principalmente da LGPD…

    1 comentário
  • O que já aprendemos com a LGPD?

    O que já aprendemos com a LGPD?

    Desde o alvoroço da publicação da lei no Brasil..

    5 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos