O que já aprendemos com a LGPD?
Desde o alvoroço da publicação da lei no Brasil...só se fala nisso...em evento, webinars, notícias, grupo de what’s e principalmente se for de TI, segurança da informação, jurídico e auditoria...e todos ficam se perguntando e agora? Pois é! Passado quase 6 meses...como estamos? Dizem que vai postergar... bom a boa notícia é que estamos todos no mesmo lado do rio, e vamos ter que nadar! E ninguém, pelo menos no Brasil, já foi até o outro lado e voltou pra contar!
Então elegi algumas dicas dessa jornada que também estou:
1. Não se desespere! Tem muito material e conteúdo sobre o assunto...Google tá aí! E grupos também!
2. Compartilhe! Crie um GT (grupo de trabalho), se você não sabe o tamanho do problema...então é melhor compartilhar pra conquistar, mas nao perca o foco! O objetivo deve ser identificar se a lei afeta a sua organização e definir um plano estratégico de implantação.
3. Cachorro com mais de um dono morre de fome! Defina um responsável full time! Alguém tem que tomar conta dessa missão!
4. Não comece por TI, acredite! Descubra como os processos realmente funcionam: a vida como ela é! Também não entre novamente em pânico! Você ficará assustando com o que vai descobrir! Por que o mais importante de onde os dados são coletas ou descartados é como eles são transformados, usados e gerados! Muitos excelssssss...
5. Use os 3 Cs: Comunique, Conscientize e Capacite...Lgpd é muito mais que tecnologia é auditoria! É mindset...cuidar dos dados que não são meus! Estratégia de comunicação...pense em todos!
6. Não seja leviano! Ah! Acho que essa lei não vai pegar! Cuidado! Tb achávamos que a lei do cinto de segurança não ia pegar...nem da lei seca ou e-social!
7. Documente tudo formalmente! Aqui parece chato, mas tudo poderá ser usado a favor ou contra a sua organização e você!
8. Faça do limão, uma limonada! Aproveite os benefícios da lei: melhore os processos, eleve o assunto de privacidade de dados, faça um 5s nos dados e deixe seu cliente feliz monstrando que vc cuida muito bem dos dados dele!
9. Consulte os universitários! Usamos o Gartner, e valeu muito a pena...apesar de ter comparação e framework da GDPR, mas se fazer o de/para: funciona!
10. Fale com os vizinhos! Também fazer bench ajudou! No caso da LGPD não tem no Brasil, mas existem empresas aqui que se adequaram a lei da GDPR e de outros países similares a privacidade! Troque figurinhas...
11. Sola e saliva! Meio redundante...mas você deve gastar bastante sola e saliva!
12. Gostou? Compartilhe...você pode ajudar uma organização ou um colega aflito.
Esse artigo é um compilado das trocas com meus colegas até agora! Obrigada pela parceria!
Especialista em Segurança da Informação | Madero
5 aBoas dicas ! Vanessa Matos
Especialista em TI
5 aMuito bom Vanessa, concordo plenamente.