QUEM NUNCA TENTOU NADA PODE AJUDAR
Quem nunca teve uma pessoa dando conselhos sem que ela nunca tenha tentado nada na vida? Que atire a primeira pedra quem nunca deu ouvidos a uma pessoa dessa que seja. É comum aparecerem pessoas dispostas a dar algum conselho sempre que estamos iniciando um projeto pessoal de crescimento profissional, muitas dessas pessoas nunca sequer fizeram um projeto para mudar o mínimo de sua vida, nunca tentaram sair de onde sempre estiveram, e se acham no direito de opinar alguma coisa na vida dos outros quando esses resolvem tentar.
A melhor opção nesse caso é não dar ouvidos, porque os conselhos são sempre os mesmos: "não faça", "conheço quem não conseguiu" e "você vai passar por dificuldades", fora outras barbaridades que falam, mesmo sem saber o que é conseguir realizar um sonho de vida. Na verdade essas pessoas se acomodam na vida, se apegam ao que conseguiram e nem pensam que podem crescer muito mais se resolverem enfrentar alguns desafios, pois viver e fazer todos os seus dias iguais para esse tipo de gente já é o maior desafio que enfrentam. Não podem ver alguém que resolveu quebrar essa rotina chata e maçante que logo correm para darem seus nobres "conselhos", nunca incentivam e nem se colocam à disposição em caso de problemas, já que essa forma de "aconselhar" já é um jeito de dizer "nem me procure se der errado".
Por isso é bom não dar ouvidos a pessoas assim, sejam elas quem forem em sua vida, ou você não vai fazer nada e quando chegar ao final de sua vida carregará um grande arrependimento de não ter nem ao menos tentado. É claro que as coisas podem não dar certo, que problemas vão existir no caminho, mas os riscos fazem parte da tentativa e você precisa estar preparado para enfrentar essas e outras dificuldades que vão aparecer, mas isso não é motivo para não fazer nada e ficar esperando a vida passar, a aposentadoria chegar e ficar de boa "aproveitando a vida".
Aproveitar a vida é fazer que ela seja rica, não necessariamente em dinheiro, mas em experiências, em novos horizontes, na possibilidade de fazer a diferença para você e, por que não, para o mundo? Afinal a vida está aí aberta para entrarmos nela com vontade e sabendo direitinho o que devemos fazer ela, a vida, nos dá alguns empurrões inesperados. Nada vem até você se não tiver uma ação sua que mostre o que você quer, se você ficar quieto ninguém vai te ouvir, então saia de sua bolha e enfrente o mundo!
Recomendados pelo LinkedIn
Tenha muito cuidado com as pessoas que dizem querer seu bem, elas podem, de verdade, te colocar para baixo e te fazer mal. Por vezes nem por maldade delas, mas por que um dia tiveram medo, deixaram que ele as dominasse e paralisasse e depois espalharam esse medo por todos à sua volta. O medo existe sim, ele pode ser bom ou ruim, você escolhe como ele será para você, se escolher que seja ruim, vai sucumbir a ele e nem vai tentar nada que seja um pouco mais complexo do que acordar de manhã, tomar café, sair para trabalhar, fazer tudo igual e depois voltar para casa às dezoito horas para assistir a novela, jantar e dormir, voltando ao ciclo no dia seguinte. Mas se você escolher que ele será bom para você, vai fazer um belo planejamento de tudo o que deseja, colocar no papel as estratégias a serem adotadas, inclusive poderá antever alguns problemas, pois isso é possível, para facilitar sua solução e vai em busca de executar esse projeto e alcançar o seu objetivo. Não falo aqui para esquecer o medo, mas para usá-lo a seu favor, tendo um projeto e agindo conforme ele para conquistar o que deseja.
Mas acontece de pessoas ditas bem intencionadas, atrapalharem tudo, mesmo nunca tendo feito mais do que o contrato de trabalho exige, acreditando que cumprindo-o já fazem a obrigação, o que não está errado, mas causa alguns traumas severos como o de ver pessoas que entraram muito depois no setor crescerem enquanto elas continuam na mesma anos a fio. E são essas as pessoas que muitas vezes são procuradas para darem seus conselhos fabulosos, que mais puxam para baixo do que empurram para cima. Por essas e outras eu digo cuidado ao buscar conselheiros! Eles são muito importantes na vida, mas busque as pessoas certas, que já passaram ou estão passando pelo que você, certamente, vai passar quando puser seu plano em execução. Esses sim podem, e vão, ajudar. Eu disse podem porque até entre esses tem aquelas pessoas que não gostam muito de ajudar e só falam do lado negativo da coisa, então tenha muito cuidado com esses que só reclamam, são tão ou mais perigosos quanto os que nunca fizeram nada, pois vão fazer de tudo para que desista de estar junto deles.
Até para se aconselhar com quem conseguiu vencer é bom ficar bem atento, pois tem aqueles que não suportam mais ninguém "invadindo" sua praia, acham que ela lhes pertence e é intocável além de acreditar que não cabe mais ninguém nela. Mas eles, na verdade, têm medo das novidades que novas pessoas podem trazer ao negócio e ter que investirem para mudar seu modo de agir, por isso falam só da parte negativa do negócio. Todo negócio tem o lado positivo e o negativo, isso é normal, mas o sucesso só vem quando você consegue ter bom desempenho tanto num quanto no outro lado, é preciso saber surfar ondas boas e se equilibrar bem nas ondas ruins, mas melhor que isso é planejar bem para saber escolher as ondas em que vai surfar, evitando ao máximo as ruins.
Cerque-se de pessoas que podem te ajudar de verdade, elimine de sua vida as que são totalmente negativas, afaste-se sem constrangimento e veja como tudo muda à sua volta, as nuvens passam a ser menos densas e sua visão fica bem mais limpa. Não aceite que pessoas que nunca fizeram nada além do normal te digam o que fazer, pois elas vão te aconselhar a ficar quieto e deixar passar o seu ímpeto. Se quer realmente sair de onde está tem que enfrentar todos os desafios e confiar que tudo vai dar certo, desde que você faça o que é certo.