A quem se destina o Coaching?

A quem se destina o Coaching?

Um dia desses, uma Cliente de Coaching Executivo me perguntou se o Coaching poderia ser utilizado para um desafio pessoal.

Essa é uma dúvida muito comum, considerando que o Coaching é mais difundido no mundo corporativo. E por isso resolvi escrever esse artigo, para ajudar a desmistificá-lo.

Quem nunca teve dificuldade em realizar um projeto pessoal, apesar de tentar várias vezes? E aquele jeito de se comportar, que desejamos mudar, mas é tão difícil, afinal fizemos assim a vida toda? E o controle financeiro que há tanto buscamos, mas nunca saímos do vermelho? E o tempo para fazer minhas coisas pessoais, que sempre ficam para segundo plano? E por aí vai ...

Talvez você pense: “Isso não acontece para os outros, só acontece comigo.” Vou te dizer, todos temos limitações, inseguranças e medos, mas cada um reage de forma diferente aos obstáculos. Uns têm certas habilidades e outros têm outras.

Você pode imaginar que se não tem determinada habilidade nunca conseguirá alcançar algo que depende dessa habilidade.

Essa é a MARAVILHOSA NOTÍCIA! Foi comprovado cientificamente, pelos neurocientistas e estudiosos do comportamento humano, que todos somos capazes de desenvolver habilidades e competências, desde que tenhamos o desejo.

Todos podemos nos tornar melhores pais, mães, irmãos, esposas, maridos, gestores, funcionários! ISTO É POSSÍVEL !!!!!

É necessário perceber que está numa situação na qual não deseja mais estar e conscientizar-se que para alcançar algo que não está conseguindo, precisará mudar, agir de forma diferente de como vem agindo. Assumir um compromisso com a pessoa que você vê no espelho todos os dias.

O Coach, é o profissional preparado, para utilizar ferramentas cognitivas e  investigativas, que ajudam o cliente na identificação:

  • de seu Estado/Situação Atual;
  • do Estado/Situação Desejada, isto é, aonde quer chegar;
  • do melhor caminho e atitudes para alcançar o que deseja.

Então é fácil! Não, não é fácil! Por isso é preciso desejar. O Processo de Coaching vai estimular a sua auto avaliação e reflexão para encarar os fatos de frente. Onde está o problema? Qual dos meus comportamentos não é adequado? Qual é o impacto desse comportamento em mim e nas outras pessoas?

Ninguém gosta de falhar, fazemos as coisas sempre com o desejo de acertar. E quando percebemos que algo não está indo bem, nos sentimos frustrados, afinal nós queremos muito conseguir, queremos fazer o melhor. E nesse momento, o Coach dará o apoio, com as ferramentas e técnicas adequadas para que você perceba que tem virtudes e que elas serão o suporte para atingir o que quer. O Coach o ajudará a definir como agir para alcançar o estado desejado. E como todos podemos alcançar o autodesenvolvimento, com certeza você se tornará uma pessoa diferente, mais satisfeita consigo mesma, ao se ver superando os desafios que um dia achou muito difíceis.

Bom, e para responder à pergunta da minha Cliente: O Coaching é para toda e qualquer pessoa que deseja mudar algo que não está como gostaria, em qualquer área/aspecto da vida. Desde que esteja disposta a enfrentar suas crenças e limitações e sair da sua zona de conforto para se tornar uma pessoa melhor, vitoriosa e que faz o necessário para atingir o que almeja.

Você está disposto?

 

Sua provocação final, após um texto tão interessante, me faz lembrar de uma outra provocação que fiz há algumas semanas. À sua pergunta, eu complementaria: Você está disposto ou distraído? "Distraído, só se for para pisar nas nuvens, pois, de lá, há muita beleza para ser vista...porém, atentos, experimentamos mais sabores..."

Marcia Aparecida Silva

Gerente de Recursos Humanos Senior | LifeFitness do Brasil Ltda

8 a

Artigo esclarecedor para quem tem dúvidas da aplicabilidade do coach.

Muito bom Suzanaaa... Adorei!!! Parabéns!!!

Maravilhoso !!!

Vivian Grimblat

--Chef Cozinha // Representante Thermomix Robô de Cozinha

8 a

Achei muito interessante até gostaria de fazer , mas no momento de crise fica difícil , ótimo artigo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Suzana Dotto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos