Afinal, o que é coaching?
Muito tem se falado por aí a respeito do coaching!
Encontramos muitas informações incorretas a respeito do tema na internet.
Há quem acha que essa profissão é só uma moda e hoje em dia, muitas pessoas que se são especialistas em algum assunto ou segmento vem se intitulando Coach por aí. É possível encontrar nas redes sociais pessoas que vendem produtos de emagrecimento se intitulando Coach de vida saudável, professores de educação física se intitulando Coach Fitness, e por aí vai....
Na verdade, para se um Coach é preciso de uma formação rígida, com habilidades para usar as ferramentas certas, baseadas em muito estudo científico e comportamental.
Não basta simplesmente um curso de formação em coaching. Esse curso deve ser feito em uma instituição séria, com resultados comprovados e certificada, de preferência por outra instituição de renome internacional.
Você pode até ficar impressionado com o que eu vou dizer agora, mas o coach não precisa ser especialista em nenhuma área específica. Na verdade, o coach trabalha visando o aperfeiçoamento pessoal, profissional ou os dois.
Ele trabalha focado no comportamento humano, na inteligência emocional, melhorando a vida dos seu cliente (coachee) como um todo na busca da alta performance.
Agora que você sabe um pouquinho mais sobre o Coach (profissional que desenvolve o processo de coaching), vamos saber mais sobre o coaching propriamente dito.
O que é um processo de coaching?
Através das perguntas certas, o profissional, o coach, leva seu coachee (cliente) a refletir e trazer um estado de consciência e saber exatamente qual é a situação que ele vive hoje.
E nós, coaches integrais sistêmicos trabalhamos os 11 pilares da vida, são eles: Espiritual, Parentes, Conjugal, Filhos, Social, Saúde, Servir, Intelectual, Financeiro, Profissional e Emocional.
São as perguntas certas que fazemos que conseguimos identificar como é que está a vida do coachee em cada uma dessas áreas.
E esse é o primeiro estágio de um processo de coaching, saber exatamente em que ponto da vida está o nosso coachee (cliente).
Depois, acreditem, muitas pessoas ainda não sabem onde querem chegar, não tem metas, não tem objetivos, e, através das perguntas certas, nós levamos aquele coachee, a refletir e identificar verdadeiramente onde ele pretende chegar.
Esse é o início do processo de coaching.
Todos nós temos limitações que chamamos de crenças limitantes e todos nós também temos fortalezas, que chamamos que crenças fortalecedoras.
O que a gente leva o nosso coachee a entender que, as fortalezas levaram ele a um patamar, ou podem levá-lo a um patamar ainda maior.
Mas talvez ele precise desenvolver novas competências que ele nunca pensou em desenvolver para chegar naquele objetivo que ele tanto almeja.
E como é que fazemos isso?
Através de uma plano de ação bem estruturado e acompanhado pelo profissional do coaching!
Nunca vi, nenhum coachee, passar por um processo de coaching com profissionais bem qualificados que não obtivessem ganhos!
Mas isso é alguma mágica? É algo motivacional?
Não! O processo de coaching é zero motivacional!
É simplesmente fazer o coachee agir!
Uma verdade absoluta!
Os seus resultados hoje são compatíveis com as suas AÇÕES!
E são exatamente as suas novas ações, as novas decisões, a partir daquele estado de consciência que já mencionei, que vai te levar para um outro estágio.
Então, a partir daí, você vai sentir a necessidade de desenvolver novas competências e fazer coisas que você nunca tinha feito antes e, principalmente, sair da sua zona de conforto.
E, sair da zona de conforto é simplesmente fazer diferente.
A tua rotina diária te trás um resultado, ou seja, a sua rotina de alimentação reflete no seu estado corporal, a sua rotina de exercícios são responsáveis pela sua estrutura muscular, a sua rotina com sua família te trás um resultado, a sua rotina com as suas finanças te trazem um resultado.... enfim.... a sua rotina vai refletir na sua colheita! E isso é fato!
E é exatamente o que você vai passar a fazer, saindo da sua zona de conforto, mudando seus hábitos que te prejudicam que vai te trazer a diferença, em outras palavras, os ganhos, a melhora e a alta performance.
Quando olhamos o mercado internacional, os altos executivos como o CEO da Google, Erick Schmidt, da Microsoft, Bill Gates, todos eles são acompanhados por um coach, atletas de alta performance, artistas, grandes empresários, também são acompanhados por um coach, ou seja, alguém que blinde a mente dele porque nós fortalecemos a mente dessas pessoas para que ela tenha um desempenho de alta performance, seja em qual área for.
O processo de coaching prepara o coachee emocionalmente para as nuances de vida.
Em suma, o coach dentro d.e um processo de coaching, faz as perguntas certas que fazem você refletir e agir diferente, sair da zona de conforto, te auditando e acompanhando a sua evolução semanalmente ou quinzenalmente, rumo aquele objetivo que, nessa fase do processo, está claro, e bem definido pois você já sabe e tem a consciência onde você está e onde você que chegar.
Você percebeu que o profissional de coaching trabalha com as perguntas certas?
São essas perguntas que levam o coachee a um estado de consciência, de reflexão sobre a sua vida.
Através desse estado de consciência o coachee é levado a agir, tomando decisões importantes para a sua vida que irão modificar o rumo que ela vem tomando até então e modificando os seus comportamentos e fortalecendo a sua mente, para que você tenha a certeza que SIM! TUDO É POSSÍVEL!
O Profissional de coaching JAMAIS vai tomar alguma decisão pelo coachee ou JAMAIS interferir nessas decisões, justamente porque elas são frutos do próprio estado de consciência do coachee.
Não existem decisões certas ou erradas, para o Coach, existe decisões e nós apenas iremos acompanhar a evolução dessas decisões e as mudanças de comportamentos e os ganhos do coachee durante o processo.
Mas, não é só de perguntas que um processo de coaching funciona.
Ao longo da jornada, o coach integral sistêmico também trabalha ferramentas que chamamos de VAS (Visão, Audição e Sensação). Essas poderosas ferramentas tem metodologias rígidas e claras, porém, com objetivos diferentes, tais como: eliminar crenças limitantes de identidade, capacidade e merecimento; ressignificar traumas ocasionados por fortes impactos emocionais ou traumas causados por repetição; criar um sentimento de empoderamento; levar o coachee a um estado de vivenciamento de uma visão extraordinária de futuro; autoconsciência; entre outros...
Os ganhos obtidos no uso dessas ferramentas são determinantes para ajudar o coachee a eliminar crenças limitantes, acentuar os pontos fortes e fazer o coachee entender a importância da AÇÃO, na direção certa e na velocidade certa para alcançar os seus objetivos mais desafiadores.
Definindo o Coaching Integral Sistêmico
O Coaching integral Sistêmico é um processo de Coaching onde identificamos o estado atual do coachee, verificando onde o coachee quer chegar, traçando um plano de ação bem estruturado. Integral porque é trabalhado os dois lados do cérebro (razão e emoção) e Sistêmico porque há melhoras em todos os 11 pilares da vida, atenuando as crenças limitantes e acentuando as crenças fortalecedoras.
Quando melhoramos um pilar da vida, essa melhora se reflete imediatamente em outro pilar importante. Por esse motivo chamamos de sistêmico, porque todos os pilares da sua vida estão conectados.
O processo de coaching é extrair de você a sua melhor versão
SOBRE DOUGLAS BENTO - AUTOR DO ARTIGO
Douglas Bento é Master Coach Integral Sistêmico, Formado pela FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico); com experiência em Coaching Life e Carreira , propondo aos seus clientes o máximo em desempenho pessoal e profissional, atuando na eliminação das crenças impeditivas e limitantes com o objetivo de fazer com que seus clientes conquistem uma vida plena e abundante em todos os pilares da vida.
É consultor na SIC | Educação Corporativa, ministrando cursos online de Marketing Digital bem como cursos presenciais na área de Coaching e Perfil Comportamental.
Atua também como Analista de Perfil Comportamental (CIS ASSESSMENT), é Palestrante, Orador e PNL Practitioner e Ministrante oficial de 6 workshop´s do livro Decifre e Influencie Pessoas do Deibson Silva e Paulo Vieira. Esses 6 Workshop´s são divididos nos seguintes temas: (Alta Performance; Como Gerar Conexões Valiosas; Relacionamento com os Filhos; Vender Mais; Relacionamento no Ambiente de Trabalho e Contratações Assertivas). Desenvolveu o programa "Empodere sua Equipe" onde ele aplica os fundamentos do Coaching Integral Sistêmico no intuito de melhorar a qualidade de vida das equipes, aplicando as mais eficientes ferramentas de coaching coletivo, trazendo à elas a sua real importância no seu meio profissional, social e familiar. Esse programa não é destinado apenas ao desenvolvimento profissional, e sim, ao desenvolvimento do indivíduo como um todo, refletindo diretamente nos resultados apresentados pelas equipes que participam do programa.
VIAFLEX
5 aPodemos dizer que o COACH é um PERSONAL? Vale lembrar que em todas as áreas existem profissionais e PROFISSIONAIS. Tem muitos "empresários" bicheiros por aí ganhando muito dinheiro as custas da ilegalidade. Agora é a hora dos COACH, UBERs serem detonados pelo desconhecimento. Bem lembrado, excelente texto.
sócia consultora | LLUM
5 aParabéns pelas colocações .Como em qualquer profissão antes de definir a contratação tem que se investigar a formação acadêmica, a especialização na área de atuação e a experiência
Psicóloga l Palestrante l Especialista em Liderança e Desenvolvimento Comportamental l Ajudo Empresários a Desenvolver Lideres e Equipes de Alta performance.
5 aSensacional !!!