Quer aumentar as suas oportunidades profissionais? Compartilhe o que você sabe!
Então você se dá conta de que chegou o momento de “tomar as rédeas” de sua marca pessoal e começa a fazer a gestão estratégica da mesma.
Pode ser que você tenha chegado a essa conclusão, pois precisa melhorar a sua empregabilidade dentro da empresa, turbinar a sua carreira ou, até mesmo, gerar mais chances de negócio.
Independente da razão,
Suas oportunidades são diretamente proporcionais ao alcance e à qualidade da sua visibilidade, ou seja, da forma como você é visto e percebido pelo seu público.
Nesse sentido, você foi lá, saiu na frente e deu alguns passos iniciais. Além de ter feito uma jornada de autoconhecimento para entender quais são as suas necessidades e os seus diferenciais, você tem clareza sobre qual é o problema que você resolve para os outros.
Agora, é somente uma questão de tempo para que o mundo perceba o seu valor e você comece a prosperar, correto?
Não queria te dar um banho de água fria, mas o tempo é somente mais uma variável nesta equação chamada Marca Pessoal.
Embora fazer a gestão de uma marca pessoal tornando-a atrativa e sustentável leve tempo, existem outras variáveis que precisam ser "cuidadas" para que tenhamos um maior potencial de fortalecimento de nossas marcas pessoais.
No artigo de hoje conversaremos sobre por que o “compartilhar conteúdo” é uma das principais estratégias quando o assunto é gestão de marca pessoal. Mas antes, tem uma coisa que você precisa entender:
Marca pessoal é sinônimo de reputação e autoridade!
Você já se perguntou o porquê as pessoas te procuram para resolver algum problema?
Isso acontece pois, em algum momento, algo que você disse e/ou fez, agregou valor para aquela pessoa. Mas não é só:
Quando discurso e ação andam de mãos dadas, aí sim, temos o melhor dos mundos.
Ao longo do tempo, com repetidas interações nos relacionamentos, percebemos alguns padrões comportamentais e instintivamente começamos a criar rótulos e julgamentos mentais sobre o outro, classificando-os como coerentes, incoerentes, confiáveis, não confiáveis e por aí vai. São esses rótulos e percepções que progressivamente vão formando a sua reputação.
No momento em que você começa a ser “visto” como confiável, coerente e uma referência em um determinado tema, automaticamente você começa a ser percebido como uma autoridade.
Logo, uma vez que é pouco provável que alguém queira contratar um profissional que tenha “duas caras”, tanto autoridade quanto reputação são essenciais para a gestão sustentável de uma marca pessoal.
A grande questão é que você precisará de muitas oportunidades de interação até chegar ao ponto de conquistar autoridade e reputação. Neste sentido, será que existe uma maneira de aumentar nossas chances de interação com as pessoas e acelerar este processo?
É justamente aí que entra o produzir e compartilhar conteúdos!
Compartilhar conteúdo é navegar no oceano azul das possibilidades de crescimento.
O termo “oceano azul” foi apresentado por W. Chan Kim e Renée Mauborgne no livro A Estratégia do Oceano Azul.
De forma bem resumida, essa estratégia defende que a melhor maneira de superar nossos concorrentes é parar de tentar superá-los. Como? Buscando um mercado ainda não explorado, o chamado “oceano azul”.
Tá, mas o que isso tem a ver com produção de conteúdo?
Calma que já chego lá. Antes, falaremos de Linkedin.
O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e, atualmente, conta com usuários distribuídos em mais de 200 países.
Agora vou te contar uma coisa que vai te deixar de queixo caído. Você sabia que apenas 0,4% dos usuários da plataforma compartilham conteúdo regularmente? É isso mesmo, dos 756 milhões de usuários da plataforma, somente 3 milhões compartilham conteúdo toda semana.
Isso é ou não é um imenso oceano azul?
De acordo com o New York Times, dentre os motivos que levam as pessoas a compartilharem conteúdo, os 5 principais são:
Se criar conteúdo que tenha qualidade e seja relevante para as pessoas e compartilhá-lo no Linkedin é uma grande vitrine para nossas marcas pessoais, então porque pouquíssimas pessoas decidem fazê-lo? Me arrisco a dizer que isso se deva a alguns fatores:
Recomendados pelo LinkedIn
O principal conselho para quem quer começar a compartilhar seu conteúdo (além de já saber sobre o que irá escrever)
Sei que esse subtítulo ficou gigante, mas ele resume bem o que quero compartilhar com você sobre como começar a compartilhar suas ideias e pensamentos e, gradativamente, ir conquistando sua autoridade e reputação.
Se você já tem em mente sobre o que irá escrever (e isso precisa se conectar, de alguma forma, com a sua marca pessoal), o conselho mais importante que eu tenho pra te dar é:
Senta a bunda na cadeira e comece a escrever!
Isso mesmo. Já vou pedindo desculpas se o que eu disse soou meio rude (não foi essa a minha intenção) mas não existe uma forma mais pragmática de dizer isso.
Muito provavelmente, no início, você encontrará todas as desculpas do mundo para não escrever. Tenha em mente que o que importa agora é praticar e compartilhar suas ideias.
Não importa o que os outros irão achar. Não importa se você não escreve que nem o Stephen King ou o Machado de Assis. Não importa se as suas referências e analogias não são as melhores.
Tudo o que importa mesmo é que você tenha a vontade de escrever e a coragem de publicar. Com o tempo e se perseverar, você verá a evolução dos seus textos e o aumento do engajamento de seu público.
Duvida? Deixa eu compartilhar com você um pouquinho de como foi (e está sendo) a minha trajetória aqui no Linkedin.
Quando olho para trás e me lembro dos meus primeiros textos, confesso que dá vontade de chorar. Eram textos extremamente técnicos, sem conexão emocional e com baixíssimo engajamento.
Depois de muito trabalho e dicas preciosas de alguém que começou como minha mentora e hoje considero uma amiga (valeu Mari Santa Ritta), consigo perceber como o tempo de bunda na cadeira dedicado à escrita foi essencial nessa jornada.
E se você me perguntar se eu apaguei meus textos antigos, eles continuam lá pra me lembrar que todo crescimento é resultante da dedicação.
Finalmente, quero terminar nosso bate-papo com uma provocação: que tal se desafiar a escrever e um publicar um texto aqui no LinkedIn?
Se este artigo ajudou você a tomar essa decisão, aproveita e compartilha aqui nos comentários para mais pessoas verem!
Nos vemos no próximo artigo.
Referências que me inspiraram na construção deste artigo:
Desde que comecei a publicar no LinkedIn conteúdos sobre carreira e marca pessoal, algumas pessoas têm me procurado para ajudá-las nesse tema tão importante.
Nesse sentido, criei um treinamento onde você entenderá tudo o que é necessário para que sua marca seja considerada relevante e esteja presente nas redes sociais.
Bateu aquela curiosidade? Passa lá no carreirapop.com que te dou todos os detalhes.
E se você se perguntar: mas, afinal, quem é o Marcio Araújo?
Sou um produtor de conteúdo e, nos últimos 10 anos, venho atuando na liderança de movimentos de transformação cultural, desenvolvendo lideranças e atuando como mentor nos temas gestão de carreira e marca pessoal.
Sou co-autor do livro A Essência do Agile Leader, que aborda o lado humano da cultura ágil, e fundador do Carreira Pop.
Ah, eu também adoro Rock´n Roll e Cultura Pop.
Se quiser conversar, me chame por aqui ou envie um e-mail para: marciosoaraujo@gmail.com
Eu sempre compartilhei tudo o sei, pois, nós somos um, e, acredito que se alguém quer aprender o que sei e/ou utilizar algo que produzi (como PPT, treinamentos, apresentações entre outros) é porque acredita que o que fiz é bom e quer passar para mais pessoas, ótimo.
Designer de Marcas
3 aSuas palavras são luz em meio a tanta preocupação e ansiedade. Todo o seu texto faz sentido e faz um tempinho que tô ciente de que agregar conhecimento em forma de conteúdo é capaz de trazer um mar de oportunidades e também de mudar a vida das pessoas. Um passo de cada vez, dedicação e perseverança!! Continuem tentando e você vão conseguir. Gratidão pela ajuda, saiba que as suas palavras vão ecoar muuuito por aí!
Psicólogo
3 aSentado AGORA! Muito obrigada! Motivação e carinho! Gratidão
Estagiário de contabilidade/Departamento pessoal/Recursos humanos/Contas a pagar no CREMERS
3 aMárcio, que legal sua história e obrigado por partilhar desse sentimento. Eu escrevo como forma de engajar meu público com as coisas que penso e abro espaço para discussões também, pois acho importante a opinião de cada um. É a partir disso que sinto estar fazendo parte da vida das pessoas, contribuindo e compartilhando um pouco do que penso.
Técnico mecânico/Professor ensino técnico mecânico/ Instrutor de formação profissional /A procura de novas oportunidades
3 aO conhecimento transmitido é uma corrente, ser elo nesta corrente na coragem de expor seus conhecimentos é muito engrandecedor, porque se aprendeu e passou a frente, preocupando com o crescimento do outro. Parabéns Marcio Araujo.