Quer mudança? Mude você!
Com certeza você já ouviu variações dessa frase. Que somos os criadores de nossa realidade, que para que o mundo mude temos que mudar a nós mesmos, entre outras.
E por qual motivo a mudança não ocorre na sua vida? Por que é que você não consegue mudar?
Posso listar uma infinidade de motivos, porém vou falar de alguns que eu mesma já vivi e que talvez você se identifique.
Primeiro: O que você quer mudar é muito difícil. É muito mais fácil continuar na zona de conforto, fazendo o que você já faz, mesmo que às vezes você se sinta incomodado com a situação. Talvez esse problema se resolva sozinho, e se você focar em outras coisas esse fato não te incomodará mais, e provavelmente tenha pensamentos do tipo: ‘não quero mexer nessa estabilidade que encontrei’. Nota: O incômodo não vai sumir porque você não olhou pra ele, e é muito provável que em algum momento futuro você se encontre em uma situação mais incômoda ainda.
Segundo: Se você mudar isso que quer, vai magoar outras pessoas. Sentir-se julgado por seus atos faz você sentir que poderia ter evitado isso se não tivesse exposto essa sua vontade. Você pode ter medo que as pessoas deixem de gostar de você em função dessa mudança que você quer fazer. Nota: Você será julgado se fizer algo e também se não fizer nada. As pessoas que verdadeiramente te amam e se importam contigo não se magoarão se você fizer algo que é importante pra você e que vai te deixar mais feliz. E também, você não precisa agradar a todos, isso é impossível, quem você agradar é porque se identifica com você, então mostre suas verdadeiras vontades e quereres para atrair pessoas que realmente irão se identificar com você de verdade.
Terceiro: Se você iniciar essa mudança, não sabe o que vai acontecer no futuro. Você prefere continuar em algo que já tenha o controle da situação, que já sabe o que se desenrolará no futuro. A mínima possibilidade de não saber o que te espera depois dessa mudança já te causa calafrios. Nota: Pensar que você já tem o controle disso que você pensa ter é ilusão. Muitas variáveis podem acontecer, a vida é assim. Você pode construir um plano que te deixe mais seguro quanto a essa mudança. Pense em você velhinho e pergunte-se: lá no fim da vida eu gostaria de ter arriscado viver essa nova situação ou preferiria nem ter tentado? Nota 2: Esse motivo é o que mais me fazia travar minha ação, e ainda hoje trabalho nele.
Se identificou com algum deles? Pode ser que você enxergue outras causas para você não mudar. O que quero que você tenha claro é que essas desculpas que nos damos sempre são possíveis de ser contornadas com clareza e autoconsciência.
Bora mudar? Se precisar de ajuda, não hesite em pedir!
Ah! Lembrando que o grupo Tomando as Rédeas da Vida está para começar! Se quer mudar seu profissional clica nesse link e te inscreve!
Um grande abraço,
Fernanda Calsing
Gestão de Pessoas, Engenheiro e Solucionador de Problemas!
6 aTexto perfeito! Parabéns! Borá lá mudar....