Quer ser confiável? Seja confiante!

Quer ser confiável? Seja confiante!

Imagine-se sentado em frente ao recrutador ou ao seu gestor e ele lhe faz a seguinte pergunta: Qual o seu superpoder? Na maioria, as respostas são bem representadas por: “Superpoder? Ah, se eu tivesse um seria...”.

Sim, na prática, é isso que acontece. Muitas vezes, até mesmo a mais confiante das pessoas, poderia hesitar para responder essa pergunta. 

Hoje, depois de um tempo dedicado aos estudos de carreira, em especial ao autoconhecimento, eu já me sinto segura para responder, que entre meus superpoderes, está fazer o ambiente mais leve e colocar um sorriso no rosto das pessoas. Mas há alguns anos, em um processo seletivo, eu também gaguejei e envergonhei ao me sentir sem resposta.

Nós todos, sem exceção, até mesmo aqueles que julgamos confiantes e seguros de si, passamos por momentos em que nos sentimos nervosos, ansiosos e assustados. Mas sabemos que do outro lado, há um gestor ou recrutador, que deseja ter em sua equipe alguém confiável, certo?

Foi assim, em um processo seletivo para uma promoção interna, que descobri, que para ser confiável, você precisa se mostrar confiante.

Ao canalizar a energia do nervosismo para confiança você pode atrair chamar atenção e conseguir aquela oportunidade que você tanto deseja. Mas como fazer isso de uma hora para outra? Claro, que é muito difícil demonstrar confiança, mas você pode aprender técnicas e exercício para saber fazer isso muito bem. A prática envolve postura, a chamada “linguagem corporal”, boas interações e um novo mindset*.

Vamos lá?

- De olho na postura: Nada de andar curvado, levante o rosto, nada de baixar demais os olhos, não pense em balançar demais as pernas ou transmitirá ansiedade no lugar de segurança. Eleja pontos fixos para que mantenha um foco no olhar ao falar. Ocupe seu espaço, Isso fará com que você pareça ser dono do “seu pedaço”, assim, encoste-se à cadeira, apoie os braços, vai ajudar a evitar que você se debruce ou fique sem saber o que fazer com as mãos e gesticule demais.

- Boas interações: O tom da sua voz é instrumento precioso, meça para não falar muito baixo e nem muito alto, fale com calma, isso deixará seu discurso mais claro e confiante. Havendo oportunidade, esboce um sorriso, mostrando-se amigável e acessível. Além do mais, sorrimos em situações que nos sentimos à vontade, isso mostra confiança e tranquilidade. Em seu discurso, não peça excessivamente desculpas ou após se fazer ou receber um elogio diga “mas que nada” ou “pelo menos é o que dizem por aí”. Reconheça e aceite suas qualidades.

- Ajuste seu Mindset: Assuma o comando e pare de se vitimizar por tudo. Você não é vítima, é autor. Na sua vida, seu lugar é no palco e não na plateia. Para chegar nesse momento já venceu desafios, dê valor às suas conquistas e superações. Esteja aberto às coisas positivas e lembre-se delas nessa hora, pois vão ajudar a manter a calma e expressar confiança. Pense positivamente e deixe de lado pensamentos como “essa vaga já deve ter dono” ou “há sempre alguém melhor que eu”. Longe disso, se veja diante de uma oportunidade incrível, se entregue a ela e aceite para si, agradeça por ela existir, confie que ela será sua!

E se tudo mais fugir, lembre-se dessas quatro palavrinhas “Entrego, Confio, Aceito e Agradeço.” Elas são como mágica e, se você mentalizá-las fortemente, elas vão te conferir superpoderes. É só colocar em prática, comece agora!

Por Maura Xerfan,

Coordenadora do Núcleo de Orientação à Carreira (NOC)

Conheça a Coluna Vida e Carreira da UNICARIOCA

 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Maura Xerfan

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos