Quer ser mais competitivo? Invista na leitura!!
Com tantas redes sociais presente no nosso cotidiano, fica cada vez mais escasso o tempo dedicado a uma leitura mais direcionada e consistente. Normalmente passamos horas do nosso dia rolando o feed de notícias do Facebook, Twitter, fotos do Instagram e recebendo mensagens e informações nos grupos de WhatsApp. Para a maioria, as informações e notícias sobre os fatos mais recentes são absorvidas através dessas plataformas.
Na maioria das vezes recebemos informações de grupos de amigos, de sites que não temos o habito de acessar, de fontes que invariavelmente não se preocupam em checar as origens das informações que repassam. Isso cria a cultura do “eu ouvi falar que...”.
Eu entendo que na nossa rotina, cheia de afazeres e com tempo cada vez mais escasso, é complicado parar para ler um bom jornal, ou mesmo acessar uma fonte de notícias confiáveis e ler detalhadamente um artigo ou um editorial sobre um assunto do nosso interesse. Livros então, postergamos para quanto tivermos um tempinho sobrando. E esse tempo nunca sobra.
O hábito da leitura, transforma seu cérebro. É claro que qualquer leitura é melhor do que nenhuma, e que mesmo que estejamos nos nutrindo de informações oriundas de redes sociais, é necessário um pequeno esforço para ler com mais assiduidade informações relevantes e que nos agregue algum conhecimento, não só entretenimento.
Mas, no Brasil, a leitura parece ser uma atividade apreciada e praticada pela minoria da população. As pesquisas mais recentes sobre o assunto mostram que os brasileiros leem em média 4,7 livros por ano, sendo que apenas 1,3 são livros ausentes do currículo escolar, escolhidos pela vontade e interesse do próprio leitor. Esse dado mostra que, em geral, a leitura é associada a uma atividade obrigatória, solitária, que exige paciência e atenção. Mas, na verdade, a leitura se dá como um diálogo, uma troca que pode ser bastante estimulante.
Segundo um estudo feito pela Universidade de Oxford e divulgado pela Revista Veja, quem lê de forma espontânea, além da obrigação escolar/profissional, tem mais chances de crescer profissionalmente, devido à ampliação de vocabulário e à compreensão de conceitos abstratos possibilitados pelas leituras cotidianas.
Resumidamente, o hábito de ler vai te trazer muitos benefícios, mas se podemos fazer uma pequena lista, essa seria a melhor;
1. Desenvolve a concentração e foco; isso porque ao ler, principalmente em lugares públicos, você acaba forçando a sua mente para não perder o raciocínio com o barulho, e focar na compreensão do texto.
2. Capacidade de memorização; A leitura pode ajudar a memorizar conteúdos mais facilmente, já que, muitas vezes, o leitor deve estimular a sua memória para se lembrar sobre os principais aspectos que envolvem a história, como nomes de personagens, lugares, principais acontecimentos ao longo do enredo, entre outros.
3. Estimula a criatividade; A melhor maneira de se tornar uma pessoa criativa é conhecer o máximo de coisas diferentes possível, e os livros estão entre as melhores ferramentas para isso.
4. Desenvolvimento pessoal; A leitura é uma atividade que estimula a reflexão sobre os nossos princípios, valores, pensamentos e atitudes.
5. Aumento de vocabulário; quanto mais se lê, mais se descobre novas palavras, com mais chances de empregá-las na linguagem diária. Expressar-se de maneira precisa é valioso em qualquer atividade profissional.
E você, quantos livros leu esse ano?