Quero contratar alguém com mais de 50 anos!

Quero contratar alguém com mais de 50 anos!

Um dos grandes orgulhos que tenho na minha trajetória profissional é a contratação de profissionais com mais de 50 anos de idade. Toda conclusão de processo seletivo é gratificante. Me sinto feliz com a ideia de ser copartícipe num processo que ajuda empresas a encontrarem talentos e ajuda profissionais a encontrarem seus futuros empregos.

Entretanto, confesso que ao longo dos anos desenvolvi um entusiasmo um pouco maior quando o processo é concluído com alguém mais velho. Ano passado contratamos para uma conceituada multinacional americana um profissional de 53 anos!

Poucos meses depois contratamos para uma indústria nacional de alimentos um profissional de 62! Que demais! Ele estava desempregado e me confessou – após aprovado no processo seletivo – que estava desenganado em relação à sua recolocação profissional.

Mais recentemente descobri um site especializado em vagas para pessoas com mais de 50 anos! Quase chorei de alegria quando vi!

Lembro de um professor na Faculdade de Psicologia - na já longínqua juventude – que dizia para prestarmos atenção à terceira idade. Falava: “o Brasil está envelhecendo e eis aí uma oportunidade de atender a este público”!

Há pouco tempo estive com o Fundador e Presidente do Conselho de uma grande empresa do universo fitness. Ele buscava um Gerente para determinada área e me disse: “Para esta vaga gostaria de contratar um coroa! Não quero alguém muito jovem; quero alguém com mais de cinquenta anos!”. Não deixei transparecer – para não parecer tendencioso – mas saí da reunião em êxtase!

Torço para equipes heterogêneas!

Não defendo esta ou aquela posição – em relação à idade dos profissionais contratados – porque tendo sempre ao equilíbrio. A qualidade do profissional não está diretamente ligada à sua idade. Nunca li uma pesquisa ou artigo científico que me desmentisse!

Como recrutador não posso (e não devo) privilegiar este ou aquele profissional em detrimento de convicções particulares. O que busco é encontrar o melhor profissional para aquela determinada vaga (mas se ele tiver mais de cinquenta anos ficarei ainda mais feliz!) ;)



Carla Andrade Ferraz

Transformando Carreiras e Potencializando Talentos | Consultora de Desenvolvimento Profissional e Especialista em Carreira

6 a

Que orgulho que este tipo de contratação ainda acontece nas empresas! Infelizmente o que vemos por aí é uma postura de preconceito quanto à idade do profissional e principalmente um rótulo que se ele está acima dos 50 anos, já não tem o mesmo nível de entrega de um jovem. O que eu discordo. Para mim, existe muita aprendizagem na convivência profissional entre as diferentes gerações. Parabéns pelo artigo!

José Antonio Riello

Supervisor de Projetos,Obras,Manutenção

7 a

Estou a mais de um ano desempregado , por gentileza se puder me dar a força !Serei muito grato!!

Dorinha Madeira

Cooperativismo;Diversidade, Equidade &Inclusão; Gestão de Projetos Sociais; Monitoramento de Impacto Social; Facilitação de Metodologias Participativas

7 a

Suas palavras são bem motivadoras. Bom saber que já há recrutadores compreendendo que a idade não é um impedimento para o trabalho e que existem competências que a maturidade solidifica.

Paulo Francisco Bonatelli

Sócio e Consultor Sênior na CONSULTORIA SÃO PAULO

7 a

Quero ver os mais jovens com a disposição que temos !!! Muitos executivos sêniores como eu, cinquentões, nos esquecemos de olhar nossa idade da RG e temos a disposição de jovens adolescentes.... Podem contratar que não irão se arrepender não !!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos