Quero fazer um Intercâmbio, e agora?
Se você está pensando, ou já decidiu, que quer fazer um intercâmbio, saiba que na hora de escolher o destino é necessário levar em conta o seu objetivo, e só então cair no mundo sem medo. Seja para o aprimoramento de uma língua, troca de culturas, um passeio pela história de cada país, ou até por puro conhecimento, o intercâmbio vai lhe oferecer muito mais do que uma simples viagem ao exterior, vai fazer desta uma viagem ao novo, ao desconhecido
Para que você aproveite ao máximo e sinta-se seguro na tomada desta decisão tão importante na sua vida, preparamos um check list com os 5 passos mais importantes e essenciais para que você possa dar a largada nesta nova jornada.
1. Motivos e razões
Você precisa se perguntar qual é o principal motivo que levou você a optar por um intercâmbio. Os países e suas culturas ao redor do mundo são completamente diferentes e diversificadas, por exemplo, se você precisa dar um upgrade na sua carreira profissional, um intercâmbio para a Índia não iria te ajudar, porém, se você pretende conhecer um nova cultura e se aprofundar na história da humanidade, está seria uma excelente opção. Definir o principal motivo da sua viagem irá te ajudar a escolher qual será o melhor país para estudar, procurando assim unir suas necessidades com suas expectativas pessoais.
2. Nível de conhecimento de idioma
Não pense nunca em fazer um curso de idioma com um nível elevado ao seu conhecimento atual da língua, seja para poupar tempo ou dinheiro. O que vai acontecer é que você irá participar das aulas, mas sem entender muita coisa, e acabar perdendo muito tempo para alcançar os demais alunos. Sempre matricule-se no nível que você está capacitado a compreender, ou em muitos casos, ao chegar lá, a própria escola fará um teste de nivelamento direcionando você para a sua turma correta.
3. Defina o tipo de intercâmbio
Sim, existem vários tipos de intercâmbio: somente o curso com aulas de línguas, curso com trabalho permitido no país (normalmente máximo de 20h semanais), aulas com trabalho voluntário, intensivo (dia todo), meio período e por assim por diante. Quando decidir qual país quer estudar, já planeje também o tipo de intercâmbio que você quer frequentar.
4. Verifique toda a documentação para a viagem
Pronto! Vou fazer um intercâmbio. Se você já escolheu o país, solicitou seu visto, matriculou-se na escola de línguas, agora é só arrumar as malas. Antes de embarcar é muito importante você ter com você toda a documentação para entrar no país, e nunca esqueça de levar consigo os documentos pessoais como passaporte, carteira de motorista e cartões de crédito, em muitos países os brasilieiros podem dirigir com a carteira de habilitação brasileira, e a validade dentro do país é de até três meses.
5. Aproveite!
Aproveite ao máximo a sua viagem, procure conhecer a história do país, os pontos turísticos mais importantes, as comidas tradicionais, as tradições locais, visitar os lugares próximos e famosos, e desfrutar o máximo do seu tempo aprofundando-se nesta nova cultura. Procure fazer amigos nativos para que quando você voltar, você possa manter contato e treinar o idioma.
São mais de 1,5 milhão de pessoas que viajam por ano com essa meta, e os destinos preferidos são Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, sendo o inglês a língua mais procurada pelos estudantes.
Valéria Barros
Consultora Internacional de RH