Todo que você precisa saber antes de planejar seu intercâmbio.

Todo que você precisa saber antes de planejar seu intercâmbio.

Fazer um intercâmbio é uma expressão que designa a troca mútua de estudantes de um determinado local com outro, geralmente fora do país de origem, para aprender a língua nativa deste país, cultura e até hábitos praticados no mesmo, para fins educacionais, profissionais ou pessoais.

Para ajudar os futuros intercambistas, resolvi compartilhar alguns tópicos imprescindíveis para quem deseja embarcar nessa experiência, então vamos lá!

A escolha do idioma

Com a globalização e o desenvolvimento mundial, cada vez mais a comunicação será a chave para bons relacionamentos e oportunidades. Para isso, é imprescindível que busquemos nosso próprio desenvolvimento pessoal, e investir no aprendizado ou reciclagem de uma idioma é o primeiro passo.

Inglês, espanhol, italiano, francês e alemão são alguns exemplos das línguas mais procuradas pelos futuros intercambistas.

O destino ideal

Para escolher o país ideal, uma das primeiras características que devemos pensar é a questão climática pois, o destino escolhido será sua casa durante as próximas semanas ou meses e é muito importante que o local seja agradável para você! Cidades litorâneas, cidades montanhosas, cidades grandes ou cidades pequenas, leve tudo isso em conta na hora de escolher. Cada estudante possui um perfil, e é pensando nisso, que busco sempre firmar parcerias com escolas e destinos diferentes. Atualmente, trabalho com mais de 20 países por todo mundo.

A duração da viagem

A duração do intercâmbio irá depender muito da disponibilidade do estudante, e de quanto está estipulado seu budget orçamentário, oferecemos programas bem personalizados para cada necessidade, como por exemplo cursos nos períodos de férias, cursos profissionalizantes de 2 semanas ou até cursos de longa duração. O importante é escolher o programa que mais combina com você e se planejar com antecedência.

O custo

Planejar um intercâmbio é uma das etapas mais legais do processo pois é no planejamento que o estudante consegue se organizar e realmente se programar da melhor forma possível. É pensando nisso que reuni aqui as principais despesas de uma viagem de intercâmbio:

  • Curso escolhido;
  • Passagens aéreas;
  • Hospedagem;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Lazer, passeios, viagens;
  • Internet e celular;
  • Seguro de saúde;
  • Custos com Processos de Vistos.

Documentos necessários

Uma etapa importante do planejamento é organizar seus documentos e verificar se estão todos em dia. A identidade atualizada, seguida da CNH, se aplicável, é o primeiro passo para retirar seu mais importante documento de viagem: o passaporte. Caso seu destino exija visto para brasileiros, outra etapa do pré-embarque será o levantamento dos documentos necessários para o visto, lembrando que cada país possui suas próprias regras e nós iremos auxiliar o estudante com tudo o que for necessário.

O cuidado com a sua saúde

Recomendo que os estudantes verifiquem se os exames estão em dia e atualizem seus medicamentos, principalmente se a viagem for de longa duração. Além disso, se você usa remédios controlados, leve as receitas com você. Verifique se esses medicamentos são permitidos no país de destino e faça um suprimento adequado para seu uso durante toda a viagem. Outro ponto importante é a contratação de um seguro saúde internacional para estar preparado para emergências médicas longe de casa.

Mantendo contato com o Brasil

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais a comunicação está mais rápida, fácil e barata. Durante o intercâmbio será a mesma coisa. Indico que o estudante já procure se informar se sua hospedagem oferece serviço gratuito de WI-FI e também recomendo a compra de um chip pré-pago para o celular, principalmente em casos de um intercâmbio de longa duração. Mas ai tem um porém... Para uma imersão completa da língua estrangeira, é interessante que o estudante evite ao máximo a comunicação em português, seja com o contato com o Brasil como também com algum brasileiro no destino!

Economias no intercâmbio

Há várias formas de fazer com que seu intercâmbio seja cada vez mais econômico, começando pela sua hospedagem, muitas escolas oferecem opções de acomodação em Casas de Familia e que muitas vezes já incluem refeições como café da manhã e jantar já inclusos no pacote. Mesmo que esse não seja seu caso, hábitos como evitar comer em restaurantes, fazer sua própria comida em casa, não comprar um monte de roupas, já fazem uma grande diferença no orçamento mensal do intercâmbio. Pesquise sempre locais com bons preços e fique ligado nas dicas de quem já está no destino a mais tempo!


Se gostou das dicas e gostaria de saber mais informações sobre as possibilidades de pacotes e destinos, segue a AGIT no Instagram @agitintercambio ou manda uma mensagem através do site :)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Natalya Fonsêca

  • Tendências no turismo pós-pandemia

    Tendências no turismo pós-pandemia

    Que a pandemia do Corona Vírus pegou a todos de surpresa, já não é novidade! Porém não tínhamos ideia de quanto…

    3 comentários
  • Qual a idade ideal para meu filho fazer um intercâmbio?

    Qual a idade ideal para meu filho fazer um intercâmbio?

    Sempre me perguntam a partir de qual idade podemos matricular os filhos para fazer uma viagem de intercâmbio..

  • Intercâmbio depois de adulto, vale a pena?

    Intercâmbio depois de adulto, vale a pena?

    O intercâmbio na fase adulta está ficando cada vez mais popular e há inúmeras opções de programas com conteúdos e…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos