Quero migrar de área e agora?
Qual foi o meu caminho :)

Quero migrar de área e agora?

Prazer, eu sou Aline, mãe da Lívia, formada em RH e anos de experiência na área e esse artigo é para você, que assim como eu, vem nesse processo de transição de carreira e muitas vezes se viu perdido (a). Vou falar um pouquinho de como tem sido a minha experiência nessa jornada. Lembrando que não existe receita de bolo, não existe certo ou errado mas existe força de vontade, foco, atenção, networking e muito, mas muito estudo.

Eu conheci a área de RH em 2008, e desde então me apaixonei literalmente. Consegui um estágio em uma consultoria, depois atuei na Catho, trabalhei em uma revenda de Software como vendedora e depois implementei um RH, logo em seguida entrei em uma consultoria de Tecnologia para atuar como BP dos time TECH e foi aí que minha ficha caiu.

Em RH eu já atuei em diversos subsistemas (menos com DP), essa área eu somente dava apoio, e sempre gostei muito, mas, algo me incomodava, não na área e nem nas empresas, mas nas minhas atividades.

Eu tenho uma pegada de solucionar problemas, encontrar erros, dar sugestões de melhorias, encontrar soluções e ver as coisas acontecerem e isso já saia um pouco das minhas atribuições e foi aí que eu resolvi migrar para a área de Produto que eu já tinha uma passagem anterior.

Sabe quando você gosta muito de uma área e fica se perguntando: Mas se eu gosto tanto assim, porque eu quero outras coisas? simples, você pode gostar de mais de uma coisa ao mesmo tempo e está tudo bem com isso.

Por muito tempo eu me questionei, veio a síndrome da impostora, lideranças que não deram match, pessoas ao redor dá área que não foram tão receptivas na época e foram esses motivos que me fizeram largar a área de Produtos lá atrás e focar somente em RH.

Anos se passaram até eu conseguir uma vaga (tão sonhada em RH) e a vaga era para uma consultoria de tecnologia. Lá eu tive contato com várias pessoas do time tech, desde Devs até alta liderança e minha vontade sempre era estar do lado de lá. Era fato isso, e eu demorei para sentir, entender e aceitar.

Mas a questão do, e o seu amor por RH Aline onde fica?

Então foi aí que veio um insight e pensamos ( eu e minha mentora), porque não focar em empresas de HR Tech que tenham áreas ligadas ao que você quer?

Juro, e não é que deu certo?!?!

Hj estou no Mercado buscando vagas de PO, Analista de Produto, APM e porque não PM, focando em empresas de HR Tech ou em empresas que eu curto muito a cultura para retornar, aprender, me desenvolver e levar minha visão de Produto para cada uma delas.

Onde eu quero chegar com isso?

Faço parte de algumas comunidades de Produto entre elas @admina e @Perifaz, são comunidades que tem como missão, apoiar pessoas que sejam parte de grupos de desvantagem social, sendo assim enfrentam dificuldades para se desenvolver ou migrar profissional para área de Produto/UX.

Hoje eu já consigo participar de alguns processos seletivos, e já consigo entender para qual caminho seguir e também qual empresa eu quero ou qual eu não quero.

Então vai algumas dicas para quem deseja mudar de área. Seja ela qual for, acredito que essas dicas vão valer para quase todas as áreas.

  • Estude a área que você quer entrar. Com certeza terá conteúdos gratuitos no youtube, podcasts, enfim... procure até encontrar. Ah não ser que a área seja muito, mas muitooo especifica ;)
  • Faça networking - Não somente com que já está na área, mas também com profissionais que querem migrar para área. Eu faço isso o tempo todo. Converso desde Heads da área á profissionais que estão no mesmo barco que eu estou. Também converso com pessoas que entraram a pouco tempo na área. Vou na caruda mesmo. Chamo no IN, Instagram e peço para bater um papo. Sempre.
  • Faça parte de grupos/comunidades com o mesmo interesse que o seu. Como encontrar? Puro Networking. Foi chamando os profissionais da minha área que eu fui encontrando os caminhos.
  • Faça mentorias. Mas Aline, estou desempregado (a) e as mentorias são caras. Gente, eu consegui mentorias gratuitas na minha área. Sabe como? Mais uma vez, NETWORKING.

Desde quando eu estava em RH eu já fazia parte de comunidades e grupos no whatsApp, Facebook, Linkedin, Instagram e outras redes sociais e mostrava minha cara. Conversava, ajudava quem precisava ajudar, pedia ajuda quando precisava, e sempre tive a simplicidade em falar EU NÃO SEI, MAS POSSO APRENDER. E está tudo bem. Ninguém nasce pronto ok?

  • Nunca, jamais nessa vida, minta no CV (currículo) (pelo amor de Deus, não façam isso). Quem recruta tem feeling para perceber isso e em um bate papo, pode ter certeza que a pessoa de Recrutamento vai saber se você está mentindo. E pior, você se queima.
  • Quando forem enviar um CV, leia a descrição da vaga e tenha certeza que você se encaixa. Não digo em 100% porque não existe profissional perfeito, mas em boa parte garanta que você vai conseguir desempenhar bem seu papel.
  • Cuidado ao saírem que nem loucos fazendo cursos atrás de cursos. Tem cursos que promete mundos e fundos (e olha que na minha área de Produtos tem alguns viu). Peça referencias para colegas de área, em comunidades, e se não tiver grana para investir, busque conteúdos gratuitos.
  • Vá com calma nessa jornada. Tem transição de carreira que demora meses, e tem muitos profissionais que desistem no caminho. Não desista. Se precisar dar uma pausa ok, mas não desista.
  • Procure profissionais referencias na área para trocar ideia e saber qual o caminho que percorreu para chegar até lá. Trace metas reais e tenha o pé no chão.
  • Busque feedback o tempo todo, tanto de pessoas que já trabalharam com você, quanto de pessoas que vocês estejam tendo uma relação profissional atual e saiba filtrar aquilo que serve ou o que será irrelevante.
  • E por último, não tenha vergonha de ser curioso e ir atrás de tudo isso que eu falei nos tópicos acima.

Quem não é visto não é lembrado. Coloque sua cara no SOL e deixe que as pessoas vejam quem é você, e o que você busca. Quem sabe não rola um match aí não é mesmo?

Acho que é isso.

Eu mesmo em transição e passando por algumas negativas, estou ativa e pronta para ajudar quem precisar bater um papo.

E para quem é mais sênior, ajude os jr nem que seja com um bate papo e umas dicas.

Tem lugar para todos, e quem ajuda não tem ideia do bem que está fazendo.

Mais uma vez, quem precisar bater um papo, é só chegar que trocamos ideia com o maior prazer.

Sorte e sucesso para todos !!!

Patricia Oliveira

Account Manager | Comercial Brasoftware

2 a

É sobre isso! Excelente colocação. Espero e torço para que logo consiga a realização de estar trabalhando na área que tanto almeja. Parabéns pela garra e obrigada pelas dicas! 👏 ❤

Luiza Christtal Pontes

Product Owner na Azul Linhas Aéreas | Loyalty | CRM | Marketplace

2 a

Que texto maravilhoso, dicas valiosas!! Parabéns Aline Peixoto. Obrigada por compartilhar. Que o seu SIM chegue muito em breve!! Sucesso pra nós ❤️🥰

Marcelo Aquino

Sales Development Representative for Microsoft.

2 a

Parabéns, Aline Peixoto excelente conteúdo !

Flavio Zorzetto

Mentor de líderes e profissionais | Top Voice Desenvolvimento de Liderança | Mentor de carreira | Consultor de empresas em práticas atuais de gestão de pessoas | Educador Corporativo e Palestrante

2 a

Muito bom, Aline! Sua história vai ajudar muita gente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos