"Quero ser trainee!"​ Dicas para quem está na busca pela tão sonhada oportunidade.

"Quero ser trainee!" Dicas para quem está na busca pela tão sonhada oportunidade.

Você está acabando de se formar, ou se formou recentemente. Talvez não teve muitas experiências profissionais durante o período universitário. Você sente que a pressão pela busca de um emprego se torna cada vez maior. É neste cenário tão hostil e competitivo que você avista pequenas e grandes empresas abrindo seus processos seletivos. Os famigerados processos para Trainee.

Eu em 2018 leria este primeiro parágrafo acenando a cabeça que "sim", e "sim", porque de fato passei por tudo isso. Criei este artigo com o intuito de compartilhar dicas preciosas que possivelmente podem ajudar a quem está participando ou irá participar destes mega processos.

Antes dos Processos

  1. "Não tenho experiência profissional" - Procure investir o seu tempo livre com cursos da Fundação Bradesco e FGV; Se envolva em projetos de voluntariado; Lembre-se de seus projetos práticos na faculdade; Faça um levantamento de qualquer participação que considere interessante. Você conseguirá demonstrar engajamento e comprometimento informando estes dados no currículo. Mas cuidado para não poluí-lo com informações pouco relevantes!
  2. Mantenha o LinkedIn e o currículo no Vagas.com atualizado

Durante os Processos

  1. Se prepare para as provas online. São, em sua maioria de caráter eliminatório. Disciplinas como Lógica, Português, Inglês, Informática Básica quase sempre estão inclusas nos testes.
  2. Esteja atento aos e-mails. Pode ser uma dica simples, mas muito importante. Você pode receber, a qualquer momento, avisos de prazos e feedbacks de aviso para prosseguimento das demais fases.
  3. Compareça às lives (muitas são não-obrigatórias) e eventos promovidos pela empresa organizadora do processo seletivo. Esse será o seu momento de entender melhor o perfil buscado pelos recrutadores. Não economize tempo em pesquisar tudo sobre a empresa. Explore os canais nas redes sociais.
  4. Seja curioso. Busque conhecer a cultura da empresa, os valores, a missão, a visão, os dados... Esse conjunto de informações te ajudará a compreender qual perfil é aderente à empresa e te dará um subsídio importante nas fases de entrevista, onde você conseguirá mostrar interesse orgânico na empresa.

Na Dinâmica de grupo/ Entrevista

  1. Busque autoconhecimento. Você se considera um excelente líder? um apoiador da equipe? Um intermediador? Um facilitador de ideias? Através da identificação do seu perfil, aja coerentemente nas dinâmicas de grupo. Por exemplo, no momento do brainstorming de um problema proposto pelos recrutadores, no meu grupo eu agi como um facilitador. Auxiliei a equipe a resolver o problema, dei ideias, ouvi, debati. Agi de acordo com o perfil que eu acreditava ter mais coerência.
  2. Seja autêntico. Sempre acreditei que eu deveria manter a minha essência durante as dinâmicas de grupo e entrevistas. Isso me fez perder o nervosismo e confiar no meu próprio potencial.
  3. Respeite todas as regras do processo seletivo. Se os recrutadores te pedem para se apresentar em 3 minutos, obedeça ao tempo. Se foi solicitado que você compareça ao local com 30 minutos de antecedência, siga as instruções. É o básico.
  4. Dress code. Dependendo da cultura da empresa, é possível que você tenha que obedecer a um dress code, que nada mais é que um estilo de vestimenta. Compareça às etapas de roupa social, se o dress code da empresa for corporativo, por exemplo.
  5. Olhe os recrutadores nos olhos. Seja sincero, se expresse. Mantenha uma postura sóbria, mas não relaxada demais.
  6. À esta altura do processo seletivo, os recrutadores já leram todo o seu currículo. Não perca tempo se apresentando com os detalhes já conhecidos pela banca examinadora. Traga elementos novos, fale sobre seus interesses, projetos...

Depois do Processo

Eu participei de alguns processos seletivos neste estilo e sempre fui com a sensação de que dei o meu melhor. Entenda que independente do resultado, participar de um processo seletivo te dá mais experiência para tentar os próximos, caso precise tentar novamente. Seja Persistente!

Não encare o feedback negativo como uma derrota. Os processos são extremamente concorridos em termos de números de candidatos, e não significam necessariamente uma "sentença de morte".

Espero que essas dicas sirvam para quem esteja se preparando. Desejo a todos Boa-Sorte! Gostaria de ouvir as notícias depois dos novos trainees dos processos que virão.

Abs.

Vanessa Gabrielly

Financial Analyst @ Matera | Contract Management | Audit | Controllership | Internal Controls

4 a

Realmente são dicas valiosas! 👏 #prétrainees

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Victor da Silva, CRC.

  • Textão: Minha experiência na Auditoria

    Textão: Minha experiência na Auditoria

    Recém formado em Contabilidade, lá pelos idos de 2016, na Universidade Federal do Pará, estava fascinado pela…

    44 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos