Raio-X da La Liga
Hoje é a vez do Campeonato Espanhol, que chega mais uma vez com a tendência de ter Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid lutando pelo título e pelo menos outras 3 equipes brigando pelo “título” do 4º lugar. Ainda resta pouco mais de 1 mês para o fechamento da janela de transferências e algumas equipes ainda poderão ter novidades.
Alavés – Mauricio Pellegrino
Campeão da Segunda Divisão na temporada, o time chega com a expectativa de poder se manter na elite. A principal contratação foi o atacante brasileiro Deyverson, que veio do Levante. No comando técnico está o treinador argentino, que retorna ao futebol espanhol após 3 temporadas.
Athletic Bilbao – Ernesto Valverde
A classificação para a Champions League bateu na trave na última temporada. Mas o trabalho de Ernesto Valverde terá continuidade e pode levar a equipe a brigar novamente pela vaga no torneio continental. A base do time foi mantida, inclusive com a permanência de Aymeric Laporte, que era cobiçado por clubes como Chelsea, Manchester United e Paris Saint-Germain.
Altético de Madrid – Diego Simeone
A frustração por ter perdido pela 2ª vez a final da Champions League para o rival Real Madrid fez a diretoria do clube reforçar ainda mais o bom grupo de jogadores. O atacante argentino Nicolás Gaitán, que veio do Benfica, foi a principal contratação até o momento. Mas os ‘colchoneros’ ainda buscam mais reforços, como a possível volta de Diego Costa ou ainda opções como o atacante francês Kevin Gameiro, do Sevilla, ou ainda o belga Romelu Lukaku, do Everton. Destaque na última Eurocopa, Antoine Griezmann renovou contrato até 2020.
Barcelona – Luis Enrique
Os atuais campeões espanhóis foram ao mercado e buscaram reforços defensivos, parte sensível do clube na temporada passada. O português André Gomes, do Valencia e o francês Samuel Umtiti, do Lyon, chegam justamente para dar mais opções de formação ao técnico Luis Enrique. No ataque, o trio matador Messi, Neymar e Suárez fazem a equipe ser favorita mais uma vez.
Bétis – Gustavo Poyet
Após um bom começo na Inglaterra, quando quase subiu o Brighton e fez campanhas razoáveis com o Sunderland, o uruguaio Poyet recebe novamente a chance de trabalhar em uma grande liga. A temporada passada da equipe alviverde foi mediana, quando não lutou contra o rebaixamento e nem teve ambições maiores. Foram feitos ajustes no elenco e alguns atletas foram dispensados, como o holandês Rafael Van der Vaart e o espanhol Xavi Torres. Poucos reforços foram contratados, no entanto.
Celta – Eduardo Berizzo
O treinador argentino conseguiu levar a equipe novamente às competições internacionais, após terminar o último campeonato na 6ª posição. Para melhorar as expectativas chegou o zagueiro argentino Facundo Roncaglia e o clube ainda busca um meia. A base da temporada passada foi mantida, inclusive o atacante Iago Aspas.
Deportivo La Coruña – Gaizka Garitano
O histórico recente do treinador não inspira muita confiança. Foi rebaixado com o Eibar, na temporada 2014/2015 e acabou demitido do Valladolid, na Segunda Divisão no ano passado. O principal reforço até o momento é o atacante romeno Florín Andone, que veio do Córdoba, após ter feito um bom campeonato na segundona.
Eibar – José Luis Mendilibar
Escapar do rebaixamento com alguma tranquilidade, assim como na temporada passada, deve ser mais uma vez a tarefa do experiente treinador Mendilibar. Chegaram alguns reforços, como o goleiro Yoel Rodríguez, que veio do Valência, e o atacante português Bebé, que chega do Rayo Vallecano.
Espanyol – Quique Flores
Depois de ter uma campanha decepcionante na última temporada, a diretoria do clube resolveu mudar o comando técnico e trouxe Flores, que veio do Watford, da Inglaterra. O principal reforço foi o atacante argentino Pablo Piatti, comprado junto ao Valência. Destaques como o equatoriano Felipe Caicedo e o senegalês Pape Diop foram mantidos e o time espera dias melhores.
Granada – Paco Jémez
Ao escapar por apenas 1 ponto do rebaixamento, a diretoria do Granada optou por trazer Jémez, que tinha ficado por 4 anos no Rayo Vallecano. Apesar da última temporada em Madrid não ter sido inspiradora, o novo técnico tem a experiência necessária para que o clube permaneça na elite. Entre os reforços que foram contratados, os destaques vão para o goleiro mexicano Guillermo Ochoa e para o lateral-esquerdo brasileiro Gabriel Silva, que já atuou pelo Palmeiras e chega por empréstimo da Udinese.
Las Palmas – Quique Setién
Setién chegou no meio da última temporada e conseguiu melhorar a equipe das Ilhas Canárias. Agora terá a oportunidade de fazer uma pré-temporada e tentar vôos mais altos. O problema pode ser o assédio de outros clubes a seus jogadores, como o volante Roque Mesa, que tem sido especulado no Sevilla e no Valência. Por outro lado, o atacante croata Marko Livaja será a esperança de gols, apesar de passagens fracassadas por Rubin Kazan e Empoli.
Leganés – Asier Garitano
O clube terá um desafio duplo em sua primeira temporada na elite espanhola. O primeiro é evitar o rebaixamento e o segundo é adaptar um grupo de jovens jogadores a uma disputa em alto nível. O clube trouxe diversos reforços, com destaque para o atacante Angel Guerrero, que veio do Sporting Gijón e o zagueiro francês Carl Medjani. Foram garantidas também as permanências do meia brasileiro Gabriel Leite e do zagueiro Pablo Insua, emprestado pelo Deportivo. José Enrique, lateral do Liverpool, também pode chegar.
Málaga – Juande Ramos
A equipe parece disposta a voltar às competições europeias. Ramos é um treinador experiente, com passagens por Real Madrid, Tottenham e Sevilla e costuma montar equipes com vocação ofensiva. O elenco da temporada passada teve mudanças com as saídas do atacante paraguaio Roque Santa Cruz, que voltou ao Olímpia e também o retorno do atacante Christian Atsu para o Chelsea. No entanto, o atacante Keko foi comprado junto ao Eibar e o meia uruguaio Michael Santos contratado do River Plate do Uruguai.
Osasuña – Enrique Martín
O retorno à elite não foi fácil para o clube na temporada e só veio após uma série disputada com o Girona nos play-offs. No comando técnico da equipe está um profissional experiente em divisões inferiores, mas que nunca esteve na 1ª divisão. O desafio foi ampliado pela saída de jogadores importantes, como o meia Mikel Merino que foi vendido ao Borussia Dortmund. Entre os reforços estão o atacante Jaime Romero, que veio do Zaragoza e do sérvio Goran Causic, que estava no Eskisehirspor Kulübü.
Real Madrid – Zinedine Zidane
Os campeões europeus estão modestos em suas contratações para a próxima temporada. Álvaro Morata, da Juventus, foi o único contratado até o momento. Paul Pogba e o lateral austríaco David Alaba são alvos, mas representam negociações complicadas. Zidane terá sua primeira temporada completa e poderá corrigir alguns erros e fazer o grupo evoluir bastante.
Real Sociedad – Eusebio Sacristán
Sacristán chegou à equipe no meio da temporada passada, em substituição ao escocês David Moyes. Teve méritos ao melhorar a campanha da equipe e conseguiu terminar em 9º lugar. O grupo de atletas recebeu os reforços do atacante Juanmi que veio do Southampton e do goleiro Toño Ramírez, que estava no AEK Larnaca, do Chipre. Por outro lado, o zagueiro mexicano Diego Reyes retornou ao Porto, já que estava emprestado.
Sevilla – Jorge Sampaoli
A primeira experiência do treinador argentino na Europa gera muitas expectativas. Além de ter a oportunidade de disputar a Champions League, Sampaoli recebeu reforços importantes como o brasileiro Paulo Henrique Ganso, os argentinos Joaquín Correa, Luciano Vietto e Matias Kranevitter. Fazer essa equipe jogar, dentro do modelo de jogo preferido do técnico, será um desafio interessante.
Sporting Gijón – Abelardo Fernández
Apenas 1 ponto separou o Gijón do rebaixamento. Com investimentos modestos, a aposta do clube é manter a sequência do trabalho de Fernández que está na equipe desde 2012 (já foi auxiliar e dirigiu a equipe B). Entre os reforços vale destacar o zagueiro Fernando Amorebieta, que fez parte do grupo do Middlesborough que voltou à 1ª divisão inglesa.
Valência – Pako Ayestarán
A temporada passada foi conturbada no clube. Nuno Espírito Santo e Gary Neville dirigiram a equipe até a demissão do segundo. Ayestarán era auxiliar e assumiu o comando, sendo efetivado para o próximo campeonato. O elenco sofreu baixas importantes, como o volante André Gomes, que foi para o Barcelona, o atacante Álvaro Negredo, que foi para o Middlesborough e o meia argelino Sofiane Feghouli, vendido ao West Ham. Por enquanto, o principal reforço foi o português Nani.
Villarreal – García Toral
O clube fez uma boa temporada, conseguindo a classificação para a fase preliminar da Champions League. Alguns destaques foram embora, como o marfinense Eric Bailly que foi para o Manchester United. Chegaram o russo Denis Cheryshev e o meia francês Alfred N'Diaye, que veio do Betis. As metas seguem ambiciosas.